Se quer dar as boas-vindas ao outono fazendo uma viagem por entre vinhas coloridas e parando para apreciar bons vinhos, então não há nada como visitar o Alto Douro Vinhateiro, que, nesta altura do ano, se anima com as vindimas. Para que possa preparar a sua viagem com antecedência, deixamos-lhe 10 quintas que são simplesmente imperdíveis nesta região do nosso país, e que o deixarão com vontade de regressar mais vezes, seja em que altura do ano for.
1. Quinta do Vallado
Esta é uma das mais famosas quintas do Douro, tendo pertencido à lenda duriense Dona Antónia Adelaide Ferreira, que, no século XIX, revolucionou o setor.
Este legado é preservado pelos seus descendentes, tendo juntando o enoturismo à criação de vinhos de excelência. As visitas ao local incluem provas de vinhos, workshops ou passeios de jipe através de um cenário simplesmente encantador.
2. Quinta dos Murças
Situada em Covelinhas, esta quinta tem as portas abertas para todos aqueles que procuram uma experiência mais imersiva. Assim, poderá utilizar a cozinha, visitar a bem abastecida adega, fazer um piquenique nas vinhas, ou até ajudar na colheita e pisar as uvas.
Bem perto, poderá encontrar São Leonardo de Galafura, conhecido pelas suas vistas panorâmicas magníficas sobre o rio e as vinhas que o envolvem.
3. Quinta do Portal
Na aldeia de Celeirós, em Sabrosa, encontrará esta quinta, onde pode aprender com especialistas os truques da arte de vindimar e do processo de produção do vinho do Porto, desde a vinha até ao copo.
No programa da visita, encontrará atividades como provas de vinhos, feitas no Armazém de Envelhecimento, que foi desenhado pelo arquiteto Siza Vieira. Assim, esta quinta revela-se a forma perfeita de saber mais sobre o maravilhoso vinho que aqui se produz.
4. Quinta de La Rosa
A cerca de um quilómetro do Pinhão, vai encontrar esta propriedade, que se estende junto ao rio. Aqui o lema é a hospitalidade, e irá sentir-se em casa enquanto participa na colheita da uva e na tradicional pisa deste fruto, feita nos tradicionais lagares de granito.
Não deixe de percorrer o trilho que o levará até ao Vale do Inferno, que é a estrela maior destes vinhedos. Depois, termine a visita com uma prova de vinhos.
5. Quinta da Roêda
Diz-nos a história que, antes de se construírem barragens no Douro, o rio corria muito agreste na curva a montante do Pinhão. Esta quinta deve o seu nome ao ruído que aí se ouvia.
Hoje, numa visita à Quinta da Roêda, poderá fazer um piquenique entre as vinhas, com direito a um cesto recheado de iguarias regionais, e visitar os seus lagares e antigos estábulos, onde pode saber mais sobre viticultura, castas e tradições.
6. Quinta das Carvalhas
Nos cerca de 600 hectares que constituem esta propriedade, encontrará vinhedos a perder de vista, mas também florestas, matos mediterrânicos e olivais com árvores centenárias. Aqui poderá aprender mais sobre a arte da produção de vinho, e apreciar alguns exemplares.
Por entre as provas de vinhos e os programas de vindimas, não deixe de subir à Casa Redonda, que se encontra a 550 metros de altitude, e apreciar a deslumbrante vista panorâmica que se vê a partir daquele local.
7. Quinta do Seixo
Situada no topo de uma vertente, a Quinta do Seixo conta com uma das melhores cistas sobre o rio Douro e os socalcos recheados de vinhedos que o cercam.
Durante a sua visita, terá a oportunidade de conhecer a adega, a garrafeira e os lagares robóticos, aprendendo mais sobre como se faz vinho nesta magnífica propriedade. Depois, não deixe de levar o seu tempo a apreciar os diferentes vinhos desta quinta.
8. Quinta do Panascal
Diz-nos um ditado antigo que “Do Roncão e do Panascal vêm os melhores vinhos de Portugal”. E irá perceber o porquê durante a sua visita, até porque a qualidade dos seus vinhos soube manter-se ao longo do tempo.
Afinal, desde o século XVIII que daqui saíram alguns dos melhores e mais premiados vinhos de todo o mundo. Durante a sua visita, poderá acompanhar o processo de criação destes vinhos.
9. Quinta do Tedo
No sítio onde o Douro e o Tedo se encontram, existe uma belíssima quinta, que é regularmente visitada por diversas espécies de aves, como o chasco-preto, imagem de marca do local.
Esta é uma quinta com um ambiente familiar e que lhe permitirá aprender como se faz o vinho de maneira tradicional, com pisa a pé nos lagares, envelhecimento nas adegas do século XIX e com o engarrafamento e rotulagem feitos à mão.
10. Quinta da Pacheca
É uma das mais antigas quintas do Douro, sendo até anterior à criação da Região Demarcada, em 1756. Aqui encontrará diversas experiências de vindimas, com a tradicional lagarada, prova de vinhos, jantar típico e outras opções imperdíveis.
Caso decida passar a noite na quinta e quer uma experiência diferente, pode sempre reservar um quarto no interior de uma pipa gigante, a partir do qual terá as vinhas a seus pés.