A língua portuguesa é rica e diversa, com um vocabulário que abrange desde as palavras mais comuns e simples até as mais raras e complexas. Mas entre todas as palavras que existem, há algumas que se destacam por serem muito caricatas, ou seja, que têm um som, uma forma ou um sentido muito engraçado, curioso ou irónico.
Já se deparou com alguma palavra que lhe fez rir, estranhar ou pensar duas vezes? Já se perguntou de onde vem essa palavra e o que ela significa? Já tentou usá-la numa conversa ou num texto? Se sim, então este artigo é para si.
Vai conhecer 15 das palavras mais caricatas da língua portuguesa e os seus significados. Mas atenção: nem todas as palavras que vamos apresentar são usadas da mesma forma em todos os países de língua portuguesa. Algumas são mais comuns no Brasil, outras em Portugal e outras nos países africanos. Por isso, é importante verificar se a palavra que quer usar é adequada ao seu público e ao seu objetivo.
1. Nhanha
Nhanha é uma palavra de origem popular que significa criança pequena, bebé ou menino. É usada para designar um filho, um neto ou um sobrinho, com carinho ou ternura. Também pode ser usada como adjetivo, para indicar alguém que é infantil, mimado ou chorão.
Exemplo: “Ele é o meu nhanha mais querido.” / “Não seja nhanha, isso não dói nada.”
2. Pachorra
Pachorra é uma palavra de origem latina que significa paciência, calma ou tranquilidade. É usada para designar a capacidade de suportar algo sem se irritar, se aborrecer ou se perturbar. Também pode ser usada para indicar preguiça, lentidão ou indolência.
Exemplo: “Ele tem muita pachorra para aturar os alunos.” / “Ele não tem pachorra nenhuma para trabalhar.”
3. Lambisgóia
Lambisgóia é uma palavra de origem popular que significa mulher feia, desajeitada ou intrometida. É usada para designar uma mulher que tem uma aparência ou um comportamento desagradável, que se mete na vida dos outros ou que se faz de importante.
Exemplo: “Ela é uma lambisgóia que vive a falar mal dos vizinhos.”
4. Fungaga
Fungaga é uma palavra de origem africana que significa fungo. É usada para designar um tipo de cogumelo comestível, de cor branca ou amarelada, que cresce em lugares húmidos e sombrios. A fungaga é usada na culinária angolana, especialmente na província do Uíge, para fazer sopas, molhos ou salteados.
Exemplo: “Eu provei uma sopa de fungaga muito boa.”
5. Gadanho
Gadanho é uma palavra de origem latina que significa unha grande e curva. É usada para designar a unha dos animais que têm garras, como os gatos, os cães ou as aves de rapina. Também pode ser usada para designar um instrumento agrícola formado por uma lâmina curva presa a um cabo longo, usado para cortar erva ou palha.
Exemplo: “Ele arranhou-me com o gadanho.” / “Ele usou o gadanho para limpar o terreno.”
6. Faneca
Faneca é uma palavra de origem latina que significa peixe. É usada para designar um tipo de peixe marinho, de corpo alongado e cor prateada, que tem muitas espinhas e um sabor forte. A faneca é usada na culinária portuguesa, especialmente no Norte, para fazer caldeiradas, fritadas ou assadas. Também pode ser usada como adjetivo, para indicar alguém que é magro, pálido ou sem graça.
Exemplo: “Eu gosto de comer faneca com batatas.”
7. Lambreta
Lambreta é uma palavra de origem italiana que significa motocicleta pequena e leve. É usada para designar um tipo de veículo de duas rodas, com um motor de baixa cilindrada e uma carroçaria que protege as pernas do condutor. A lambreta foi muito popular nos anos 50 e 60, sendo um símbolo de juventude e liberdade. No futebol, lambreta também é o nome de um drible em que o jogador levanta a bola por cima do adversário.
Exemplo: “Ele andava sempre de lambreta pela cidade.”
8. Gambuzino
Gambuzino é uma palavra de origem desconhecida que significa animal imaginário ou inexistente. É usada para designar um suposto animal que vive nas matas e que é alvo de caça, mas que nunca é encontrado. Também é usada para enganar os ingénuos ou os inexperientes, fazendo-os acreditar que existe tal animal.
Exemplo: “Ele foi caçar gambuzinos com os amigos.” / “Ele caiu na conversa dos gambuzinos.”
9. Esbodegar
Esbodegar é uma palavra de origem popular que significa rasgar, romper ou desfazer. É usada para designar o ato de estragar ou danificar algo por meio de força ou violência.
Exemplo: “Ele esbodegou a camisa ao tentar tirá-la.”
10. Catrapázio
Catrapázio é uma palavra de origem latina que significa grande pedaço, grande porção ou grande quantidade. É usada para designar algo que é muito grande, grosso ou pesado, ou que tem muitas partes ou elementos.
Exemplo: “Ele comeu um catrapázio de bolo de chocolate.”
11. Chafurdar
Chafurdar é uma palavra de origem latina que significa revolver a terra com o focinho, como fazem os porcos. É usada para designar o ato de se sujar, se molhar ou se envolver em algo desagradável, vergonhoso ou indigno.
Exemplo: “Ele chafurdou na lama para encontrar o anel que tinha perdido.”
12. Paspalho
Paspalho é uma palavra de origem popular que significa tolo, parvo ou idiota. É usada para designar alguém que é ingénuo, ignorante ou que faz coisas sem sentido ou sem lógica.
Exemplo: “Ele é um paspalho, não sabe nada de nada.”
13. Pernilongo
Pernilongo é uma palavra de origem latina que significa perna longa. É usada para designar um tipo de mosquito que tem as pernas muito compridas e finas, e que pica as pessoas e os animais, causando coceira e irritação. Também pode ser usada para designar uma pessoa muito alta e magra.
Exemplo: “Eu odeio pernilongos, eles não me deixam dormir.” / “Ele é um pernilongo, parece um pau de virar tripas.”
14. Quiproquó
Quiproquó é uma palavra de origem francesa que significa equívoco, engano ou confusão. É usada para designar uma situação em que há um mal-entendido entre duas ou mais pessoas, causado por uma troca de palavras, de nomes ou de informações.
Exemplo: “Houve um quiproquó entre eles, ela pensou que ele era o seu namorado.”
15. Rabanete
Rabanete é uma palavra de origem latina que significa raiz vermelha. É usada para designar um tipo de hortaliça que tem uma raiz redonda e vermelha, com um sabor picante e refrescante. O rabanete é usado na culinária para fazer saladas, sopas ou conservas.
Exemplo: “Eu gosto de comer rabanete com limão.”
Quiproquo, não é de origem francesa mas sim latina.
Bodega é algo que se executou mas resultou muito imperfeito. Ex: o trabalho ficou uma bodega.