O arroz doce é uma daquelas sobremesas que nos fazem lembrar a infância, os domingos em família, as festas de Natal e de Ano Novo. É uma receita que nos aquece o coração e nos conforta o paladar, com o seu sabor doce, cremoso e aromático. Quem não gosta de uma taça de arroz doce polvilhada com canela, depois de um almoço em família ou para enriquecer a mesa da consoada ou do ano novo?
Trata-se também uma das sobremesas mais populares e apreciadas pelos portugueses, e faz parte da nossa cultura e da nossa identidade gastronómica. É uma receita que se encontra em quase todas as regiões do país, com pequenas variações nos ingredientes ou na forma de preparar. Mas o que é certo é que o arroz doce nunca falta nas ocasiões especiais, seja em casa, seja em restaurantes, seja em festas populares.
Ingredientes:
- 250 g de arroz carolino
- 1,5 l de leite
- 250 g de açúcar
- 50 g de manteiga
- 3 gemas de ovo
- 1 pau de canela
- 2 cascas de limão
- 1 pitada de sal
- Canela em pó para polvilhar
Preparação:
- Leve ao lume um tacho com água abundante e sal. Quando a água ferver, junte o arroz e deixe cozer durante cerca de 2 minutos. Escorra o arroz muito bem e reserve.
- Num outro tacho, leve ao lume o leite com o pau de canela, as cascas de limão e a manteiga. Quando levantar fervura, adicione o arroz escorrido e deixe cozer em lume brando, mexendo de vez em quando, até o arroz ficar macio e absorver quase todo o leite.
- Retire o tacho do lume e junte o açúcar, mexendo bem até dissolver. Deixe arrefecer um pouco e retire o pau de canela e as cascas de limão.
- Numa tigela, bata as gemas com um garfo e junte um pouco do arroz doce, misturando bem. Deite esta mistura no tacho do arroz doce e leve novamente ao lume, muito brando, mexendo sempre, até engrossar um pouco. Não deixe ferver para não talhar as gemas.
- Deite o arroz doce numa travessa ou em taças individuais e alise a superfície com uma espátula. Polvilhe com canela em pó a gosto e deixe arrefecer completamente antes de servir.