A cozinha é uma das divisões da casa onde passamos mais tempo, pelo que é muito importante que nos sintamos bem naquele espaço. E a verdade é que aplicar algumas dicas de Feng Shui, uma filosofia ancestral chinesa que atrai as forças positivas e promove o equilíbrio, pode fazer a diferença no seu dia-a-dia.
Curiosamente, existem diversas tradições chinesas que se baseiam na cozinha e, principalmente, no fogão, até porque a cozinha é um símbolo da maneira como cuidamos de nós e de como tratamos os nossos recursos, representando o nosso bem-estar e saúde.
Como o Feng Shui aplica técnicas para garantir um fluxo de boas energias e a harmonia dos ambientes, esta solução pode ser perfeita para a sua cozinha, dando-lhe uma atmosfera mais convidativa e onde se sente bem.
1. Mantenha a cozinha iluminada e ventilada
Ter a cozinha ventilada e iluminada é muito importante para o nosso bem-estar, já que estar exposto à luz natural modifica a forma como nos sentimos ao longo do dia.
No caso de a sua casa não ter muita exposição solar, aposte numa boa iluminação com lâmpadas de cor amarela, de modo a deixar o ambiente mais confortável. Sempre que tiver oportunidade, deixe o ar circular, seja abrindo uma janela ou ligando o exaustor.
2. Faça limpezas regulares
A cozinha é o sítio onde preparamos e armazenamos os alimentos que nos nutrem e que são responsáveis pela nossa saúde e bem-estar.
Assim, sempre que puder, aproveite os restos de alimentos e use cascas como adubo, observando tudo o que pode ser transformado em algo útil e amigo do ambiente. Depois, mantenha a sua cozinha organizada, de forma clara e limpa, para melhorar o seu funcionamento.
3. Esteja atento à posição do fogão
O fogão é o protagonista da sua cozinha, e, portanto, exige algum destaque. No Feng Shui, a pessoa que está a cozinhar precisa de ter uma visão clara e direta da porta, pelo que o fogão deve ser posicionado de acordo com isso.
Lembre-se sempre que o fogão não deve estar na direção da porta, porque a pessoa que cozinha não deve mesmo ficar de costas para a porta, segundo esta antiga filosofia.
4. Algumas cores a considerar
O branco é uma das cores preferenciais para uma cozinha, graças à sensação de limpeza que transmite, ajudando a refletir a luz natural. O bege é outra excelente opção, sendo que as duas cores podem ser combinadas com outras, segundo o que pretende transmitir.
Assim, amarelo promove a socialização, o verde estimula a digestão, o vermelho e laranja estimulam o apetite, e o azul é indicado para reduzir a fome.
5. Recorra a frascos transparentes
Cada vez mais se vêm frascos transparentes com sementes, massas e arroz nas cozinhas, e isso está diretamente relacionado com o Feng Shui.
Ao colocar alguns alimentos nestes frascos, cria uma sensação de fartura, transmitindo uma sensação de prosperidade e abundância. Se não quiser ter estes frascos em cima da bancada, pode colocá-los em prateleiras nas paredes, deixando tudo organizado e visível.
6. Plantas, flores e frutas
Coloque algumas plantas e flores naturais na sua cozinha, já que estas trazem mais cor e alegria ao espaço, absorvendo as energias negativas e purificando o ar. No entanto, escolha espécies que se adaptem à luminosidade desta divisão.
Não descure também a sua fruteira, já que uma fruteira cheia de frutos da época ajuda a trazer uma sensação de prosperidade e simboliza a vida, oferecendo um fluxo saudável de energia a toda a divisão.