O estilo nórdico é conhecido pela sua elegância, minimalismo e pelos ambientes acolhedores que cria, graças à presença de elementos como velas, lã e elementos em madeira, combinados com uma grande luminosidade graças às grandes janelas e à presença de cores neutras, como o branco, cinzento ou bege.
O resultado é cómodo, funcional, prático e muito bonito, e, portanto, não é de admirar que este estilo seja cada vez mais usado em todo o mundo. Se quer transformar a sua casa num retiro escandinavo, deixamos-lhe algumas dicas para o conseguir.
1. Recorra aos têxteis
Os têxteis são uma parte fundamental da decoração neste estilo, especialmente aqueles em lã.
Portanto, invista em tapetes, almofadas, mantas e edredons para conseguir uma decoração mais acolhedora e convidativa, especialmente no tempo frio. Pode também apostar em têxteis de parede, que são um objeto muito presente na decoração escandinava.
2. Paredes de cor branca
As paredes em branco são quase obrigatórias na decoração ao estilo nórdico, até porque, se usar esta cor, com certeza não irá errar em termos de decoração, conseguindo ao mesmo tempo o máximo de luz no espaço.
Afinal, a ideia é manter tudo claro e prático, para tornar o seu dia-a-dia mais cómodo e agradável.
3. Uso de madeira
A madeira é parte integrante deste tipo de decoração, pelo que deve apostar em peças neste material para a decoração da casa.
Coisas como tabuleiros, molduras para fotografias ou espelhos, ou móveis minimalistas e de linhas retas em madeira são perfeitos para trazer um pouco mais de calor à sua casa.
4. Acenda algumas velas
As velas não podem faltar na decoração nórdica, já que ajudam a criar ambiente e transmitem uma fragrância agradável.
Portanto, escolha velas de diferentes tamanhos e aromas para decorar a sua casa, e acenda-as durante o serão ou uma refeição especial, para conseguir uma sensação de maior aconchego na divisão.
5. Decore com quadros
Os quadros são uma boa forma de trazer mais cor e vida à sua decoração, permitindo-lhe expressar a sua personalidade em casa.
Para manter o estilo decorativo, escolha quadros com silhuetas simples, com linhas retas e formas geométricas. Poderá comprar ilustrações de autores pela internet ou até arriscar e fazer o seu próprio quadro.
6. Uma cozinha minimalista
Escolha eletrodomésticos e peças para a sua cozinha que tenham um estilo minimalista e que lhe sejam úteis, para garantir que mantém o espaço organizado e prático para o seu dia-a-dia.
Afinal o estilo nórdico assenta no minimalismo, pelo que os elementos presentes devem adicionar algo à sua vida, como poupança de tempo.
7. Escolha candeeiros pendurados
Os candeeiros pendurados são um reforço da sua iluminação natural e vão ajudar a trazer um ar um pouco mais industrializado ao espaço.
Este tipo de candeeiros costuma ser muito usado em cozinhas, por cima de uma ilha ou mesa, mas também fica muito bem em espaços como a sala de estar ou até mesmo o quarto.
8. Não se esqueça das plantas naturais
A exaltação do mundo natural é outra caraterística muito presente no estilo escandinavo.
Assim, não se esqueça de colocar algumas plantas pela casa, como catos, suculentas e outras espécies adequadas ao interior. Complemente tudo com algumas referências à natureza em coisas como quadros e outros objetos decorativos.