A tarefa de mobilar uma casa pode-se revelar algo dispendiosa, até porque são necessárias várias coisas para manter o conforto no dia-a-dia e para manter a sua casa arrumada. No entanto, existem formas criativas de cortar um pouco nos custos com a mobília sem que, para isso, tenha que sacrificar no aconchego e personalidade da sua casa. Siga as nossas sugestões e inspire-se.
1. Móveis de materiais reutilizados
A sustentabilidade dos materiais que usamos é um assunto cada vez mais importante. É também uma solução para conseguir mobília única e que fica bem com todos os estilos decorativos.
Reutilize coisas como tábuas de madeira e paletes para fazer alguns móveis para a sua casa, tanto para o interior como para o exterior. Apenas terá de lixar bem as peças e colocar-lhe uma camada protetora de tinta ou verniz, para garantir que se mantém em condições por muito tempo.
2. Use a sua criatividade
Quando se trata de mobilar a casa, as opções criativas e de baixo custo serão as suas maiores aliadas. Assim, em vez de colocar portas num armário, pode optar por colocar cortinas, que estão disponíveis nos mais diversos tecidos e que se adequam a qualquer estilo decorativo que tenha em casa.
Poderá também fazer móveis em gesso cartonado, que também ficam muito bem e têm um custo bastante em conta.
3. Aposte nas peças históricas
Poderá encontrar algumas peças históricas a um preço muito em conta e dar-lhes uma nova vida, pintando-as ou até transformando-as. Por exemplo, pode pegar numa máquina de costura antiga e criar uma mesa com ela.
Assim, terá um pequeno pedaço de história na sua casa, dando-lhe um ar ainda mais interessante. E se a peça escolhida tiver um valor sentimental, então o efeito será ainda mais apelativo.
4. Considere usar móveis antigos
É possível comprar móveis antigos, em segundo mão, por um preço muito em conta. Muitas destas peças mantêm a sua estrutura robusta, que pode depois recuperar e personalizar ao seu gosto, recorrendo a uma pintura ou envernizamento.
Comece por reparar quaisquer partes estragadas, lixe todo o móvel e passe para o verniz ou pintura. Verá que conseguirá uma peça muito atraente e por um custo muito baixo.
5. Modernidade na sua casa
São muitos os materiais que podem ser usados para criar mesas e secretárias na sua casa. Uma das opções mais populares e modernas reutiliza cavaletes, usando-os como pernas para a sua mesa.
Depois, apenas terá de lhe fazer um tampo à medida (com materiais reutilizados, idealmente). Assim, terá uma mesa das dimensões que melhor se adaptam ao espaço que tem disponível e com um aspeto intemporal e moderno.
6. Uma nova vida aos sofás
Os sofás são daquelas peças de mobiliário que são bastante caras, mas que são também indispensáveis numa sala de estar. Mas uma forma de poupar nesta mobília é comprando uns sofás em segunda mão e estofando-os de novo.
Assim, reutiliza a estrutura e consegue uns sofás a um custo muito apelativo, que podem ser personalizados de acordo com o espaço onde os vai colocar, de modo a obter um efeito mais interessante.