VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home História

A Ferreirinha: a história da mulher que mudou o Douro para sempre

Num tempo em que as mulheres não tinham voz, a Ferreira impôs as suas ideias e mudou a região do Douro para sempre. Conheça a sua história.

VxMag by VxMag
Out 2, 2021
in História
3
Ferreirinha

Ferreirinha

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Portugal já deu 2 Papas à Igreja

Portugal já deu 2 Papas à Igreja: conheça-os e descubra a sua história

Abr 30, 2025
Convento de Monchique

O convento esquecido de Monchique: um tesouro perdido no tempo

Mar 29, 2025
Almanjarras de Lisboa

Os Almanjarras: o elétrico aberto que marcou a história de Lisboa

Mar 23, 2025
Bandeira de Ceuta

A cidade Espanhola com um Brasão Português na sua bandeira

Mar 23, 2025

Conhecida como a Ferreirinha, esta mulher combateu uma praga nas vinhas, criou um autêntico império e o seu nome ainda hoje é associado ao vinho do Porto. Tudo isto num negócio e tempo dominado por homens de barba rija, numa sociedade que secundarizava o papel das mulheres. Antónia Adelaide Ferreira marcou uma geração e mudou um negócio que era exclusivo dos homens e que se encontrava, em grande parte, nas mãos dos ingleses.

A sua determinação e resiliência permitiu que se ultrapassasse uma grave crise nos socalcos do Douro. Não é de admirar que ainda hoje esta mulher à frente do seu tempo seja admirada com alguma reverência.

Quando o oídio chegou, por volta de 1870, destruiu grande parte das vinhas do Douro. A Ferreirinha, que tinha armazenado grandes quantidades de vinho excedente, vê a forma como os preços escalam rapidamente, põe o seu produto no mercado e multiplica a sua fortuna, já de si considerável. Depois, chegou a filoxera, que afetava as vinhas e tinha uma progressão imparável.

Ferreirinha
Ferreirinha

Esta praga alastrou-se rapidamente pelo Douro, levando a que muitas produtoras desaparecessem e a que o preço do vinho aumentasse, devido à escassez. Apesar de os domínios da Ferreirinha terem sido duramente atingidos, ela decide ripostar.

Cansada da indiferença do governo português em relação ao assunto, decide partir para Inglaterra, para tentar perceber o que pode ser feito para vencer a praga. Acabou por chegar à conclusão de que as vinhas americanas eram imunes à filoxera, e por isso, empreendeu uma completa revolução na maneira como se produzia o vinho na região do Douro.

A Ferreirinha passou a ser um símbolo do Douro, tendo comprado diversas quintas, para evitar que caíssem em mãos inglesas, e desenvolvido um trabalho social na região muito relevante, fundando obras de benfeitoria como os hospitais da Régua e de Lamego, entre outros.

Mas quem era esta mulher tão sagaz e empreendedora? Antónia Adelaide Ferreira nasceu no Peso da Régua, em 1811, numa abastada família duriense, que era proprietária de muitas vinhas na região. Por ordens do seu pai, José Bernardo Ferreira, casou com um primo, pouco interessado no negócio de família e que se dedicava a esbanjar uma parte substancial da sua fortuna. Do casamento nasceram dois filhos, Maria da Assunção e António Bernardo Ferreira.

Ferreirinha
Ferreirinha

A Ferreirinha acabou por enviuvar aos 33 anos, e pensa-se que foi aqui que a sua vocação empresarial terá despertado. Tomou as rédeas do negócio, afrontou governos, falava com dignatários de igual para igual e ficou cada vez mais rica e poderosa. Acabou por casar uma segunda vez, com José da Silva Torres, e ao longo do tempo, expandiu os seus interesses para além do vinho, investindo em amendoeiras, oliveiras e cereais. 

Sabia-se que deitava um olhar muito especial à sua Quinta do Vesúvio, que ainda hoje é uma referência na produção de vinho do Porto, e que acompanhava de perto todo o processo de produção. Morreu em 1896, com 84 anos, na cidade onde nasceu, depois de, em 1861, ter sobrevivido ao fatal naufrágio do Cachão da Valeira, que vitimou o Barão de Forrester.

A história daquela que é a mais antiga região demarcada do mundo não se pode escrever sem falarmos do nome, vida e ação da Ferreirinha, mulher de um empreendedorismo e impulso singulares, que levou o vinho do Porto até patamares então desconhecidos.

Antónia Adelaide Ferreira deixou um legado difícil de igualar, que ainda hoje sobrevive. A Casa Ferreirinha gere muitas das quintas que a Ferreirinha foi acumulando há mais de 100 anos. Por isso, se algum dia abrir uma garrafa do exclusivo vinho Barca Velha, lembre-se que tudo começou às mãos desta mulher tão singular, que se conseguiu impor num mundo que todos diziam não ser o dela.

Não é por acaso que ainda hoje se atribuiu o Prémio Dona Antónia Adelaide Ferreira, distinção para figuras femininas portuguesas que, de alguma forma, replicaram o exemplo extraordinário da Ferreirinha, seja na vertente social, seja no empreendedorismo.

VxMag

VxMag

Comments 3

  1. Paulo Palma says:
    4 anos ago

    A Ferreirinha pelos vistos era uma mulher de ferro. Grande mulher e grande patriota.

    Responder
  2. Carlos Alberto Flores de Moura says:
    4 anos ago

    Linda histórico, sempre fico curioso para ler histórias de munheres que singraram na vida comercial e principalmente em época que os homens é que titavam as regras.

    Responder
  3. EDSON PINHEIRO PAMPLONA says:
    9 meses ago

    Empolgante a história desta senhora e de muito pulso, numa época em que os homens ditavam o que fazer e as mulheres baixavam a cabeça

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Tarte de maçã e amêndoa
Gastronomia

Tarte de maçã e amêndoa: fácil de fazer e perfeita para o lanche

by VxMag
Mai 12, 2025
0

A tarte de maçã e amêndoa é um daqueles doces que conquista à primeira garfada. Ideal para servir durante a...

Read moreDetails
Queijadas de Évora

Queijadas de Évora: receita tradicional de um doce irresistível

Mai 11, 2025
Queijadas de Sintra

Queijadas de Sintra: deliciosas e fáceis de fazer

Mai 10, 2025
Toucinho do Céu de Murça

Toucinho do Céu de Murça: receita antiga e tradicional

Mai 9, 2025
Bolo de iogurte com maçã e canela

Bolo de iogurte com maçã e canela: fofinho e perfeito para o lanche

Mai 8, 2025
Bolo rápido de maçã

Bolo rápido de maçã: fácil de fazer e delicioso

Mai 7, 2025

© 2024 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2024 Vortex Magazine