A receita original dos pastéis de Belém, oriunda do Mosteiro dos Jerónimos, localizado na zona de Belém, é um segredo bem guardado pelos mestres pasteleiros da Fábrica dos Pastéis de Belém. Estes doces são fabricados nas actuais instalações desde 1837 e segundo a receita secreta do Mosteiro.
Embora possam parecer iguais, os pastéis de Belém, somente vendidos na Fábrica dos Pastéis de Belém, e os pastéis de nata (imitação dos de Belém), vendidos por todo o lado, são diferentes tanto no recheio como na textura da massa folhada. Os pastéis de Belém e os pastéis de nata, são o ex-líbris de Lisboa, no que à gastronomia diz respeito. Aprenda a fazer pastéis de nata!
Pastéis de Nata
Ingredientes
Para a massa folhada:
- 300 gr farinha
- 250 gr margarina para folhados
- ¼ colher chá de sal
- 50 ml água
Para o recheio:
- 500 ml natas
- 9 gemas
- 10 colheres sopa de açúcar
- qb canela
- qb açúcar em pó
Preparação
Para a massa folhada:
- Misture a farinha o sal e a água, trabalhe a massa até ligar.
- Divida a margarina em 3 porções. Estenda a massa, espalhe sobre ela 1/3 da margarina e enrole como um tapete. Repita esta operação mais duas vezes, até acabar a margarina. Deixe descansar 20 minutos.
- Com o rolo da massa, estenda a massa num rectângulo.
- Corte a massa em rodelas de 2 cm de espessura.
- Coloque cada rodela sobre uma pequena forma lisa, pressionando o centro, de modo a cobrir a forma.
Para o recheio:
- Leve ao fogo em banho-maria as gemas batidas com o açúcar e as natas até o preparado engrossar.
- Deixe amornar e coloque o preparado dentro de cada forma.
- Leve ao forno pré-aquecido nos 290º, até ficarem cozidos e tostados (cerca de 15 minutos).
- Retire do forno, desenforme, sirva quentes ou frios, polvilhados com açúcar em pó e canela.
Dicas
- Se pesquisar por receitas de pastéis de nata irá encontrar muitas variantes diferentes. Escolher uma depende do seu gosto pessoal e dos ingredientes que tem em casa. :)
- Uma das variantes verifica-se no recheio: esta receita indica que deve fazer o recheio com natas mas também o pode fazer com leite, açúcar e farinha (aromatizados com uma casca de limão e um pau de canela).
- Outra variação na forma de fazer o recheio é misturar leite e natas. No fundo, cada forma diferente de o fazer irá torná-lo mais ou menos cremoso. Se prefere um recheio mais líquido, utilize leite. Se o prefere mais cremoso, utilize natas. Simples! :)
- Na hora de decorar os pastéis de nata, não invente muito! Siga a tradição: canela, açúcar em pó e um bom café para acompanhar. Bom apetite! :)