Já ouviu falar da maior viagem de comboio do mundo, que liga Portugal ao Vietname? Este não é um percurso novo ou que foi criado de raiz, mas a verdade é que é perfeitamente possível ir de Portugal ao Vietname sobre carris, apesar dos milhares de quilómetros (17 mil) que separam estes dois países.
Pelo caminho, irá passar por diferentes locais e descobrir locais que, mesmo não sendo propriamente turísticos, contam com uma grande beleza e encanto. Sente-se preparado para este desafio? Deixamos-lhe as diferentes etapas da viagem!
Etapa 1 – Do Porto a Coimbra B
A primeira etapa desta incrível viagem é a Invicta, famosa pelo vinho que leva o seu nome e pela sua gastronomia, assim como pelos monumentos que aqui poderá encontrar, numa cidade que o deixará encantado e absolutamente rendido. Esta etapa da viagem tem uma duração de apenas 1h23, sendo um início bastante leve. Tem também a opção de partir de Lisboa, onde pode apanhar diretamente o Sud-Express, numa viagem de 12h57.
Etapa 2 – De Coimbra B a Hendaye (França)
Prepare-se para uma viagem de 10h56 que o levará de Coimbra, cidade de fortes tradições académicas, até Hendaye, onde poderá repousar antes de seguir viagem. Não deixe de explorar cada uma destas cidades com tempo, até porque isto lhe dará uma oportunidade única de conhecer locais que são menos turísticos, mas que têm muitos monumentos históricos, tradições e gastronomia a apreciar.
Etapa 3 – De Hendaye a Paris Montparnasse
Em Hendaye poderá apanhar o TGV diretamente até Paris, numa viagem que tem uma duração de 6h23. Pelo caminho, conseguirá apreciar com tempo a diversidade da paisagem francesa, percorrendo uma parte do país num curto espaço de tempo. Uma vez chegado à capital de França, uma nova aventura o espera, pelo que pode também aproveitar a viagem para recarregar energias antes de sair do comboio.
Etapa 4 – De Paris Montparnasse a Paris Nord
Esta etapa só tem 20 minutos e é diferente das outras, por ser feita de metro. Isto porque deverá mudar de estação para poder apanhar o comboio rumo ao próximo ponto de paragem da sua viagem até ao Vietname. Não se esqueça que o metro vai para todo o lado, pelo que pode sempre aproveitar para conhecer algumas das maiores atrações desta magnífica capital, rica em monumentos e cultura.
Etapa 5 – De Paris Nord a Colónia (Alemanha)
Apanhando o comboio a partir de Paris, em 3h20 estará na cidade alemã de Colónia, conhecida pela sua catedral imponente, com torres de filigrana que dominam o horizonte. E, já que está aqui, não deixe de conhecer outras atrações desta cidade antes de apanhar o comboio seguinte, até porque a população de Colónia é conhecida pelo seu liberalismo e alegria de viver, bem patente nas cervejarias da cidade.
Etapa 6 – De Colónia a Varsóvia (Polónia)
Prepare-se para mais um troço longo da viagem, porque o esperam 10h19 de comboio até chegar à capital da Polónia. Varsóvia é conhecida pelas suas lojas de rua tradicionais e pela sua animada vida noturna, que se alia à sua história rica, bem patente em cada praça medieval e castelo. Assim, não deixe de desfrutar ao máximo desta parte da sua viagem, aproveitando para se demorar mais um pouco neste local.
Etapa 7- De Varsóvia a Moscovo (Rússia)
O atual clima de incerteza não ajuda a tornar Moscovo num destino particularmente apelativo, mas a verdade é que a maior viagem de comboio do mundo passa pela capital da Rússia, local com inúmeros monumentos a descobrir. Mesmo que só de passagem, não deixe de conhecer alguns dos principais pontos de atração desta cidade antes de embarcar no comboio para mais uma etapa desta maravilhosa viagem.
Etapa 8 – De Moscovo a Pequim (China)
Esta é a etapa mais dispendiosa e mais longa, contando com 129h40 de comboio. Porém, vai fazer esta viagem a bordo de um dos comboios mais míticos do mundo, o Transiberiano, que o vai levar até à capital chinesa. Pequim é um daqueles sítios a conhecer com calma, até porque aqui encontrará 6 locais que são Património da Humanidade da UNESCO, entre outros monumentos e pontos de interesse.
Etapa 9 – De Pequim a Hanói (Vietname)
Esta é a penúltima etapa da viagem de comboio mais longa de todo o mundo, que o levará até à capital do Vietname, Hanói. No entanto, apenas poderá fazer a viagem a cada terça-feira ou domingo, dias em que decorrem as viagens de comboio. Chegado a Hanói, conseguirá ver alguns vestígios de destruição do tempo da Guerra do Vietname. Não deixe de passear pelos mercados para ter um vislumbre da cidade e da sua população.
Etapa 10 – De Hanói a Saigão
Esta é a última etapa da sua viagem, que dura 33h25 e que lhe vai permitir conhecer a antiga cidade de Saigão, atualmente conhecida pelo nome de Ho Chi Min. A cidade é célebre pelo papel que desempenhou na Guerra do Vietname e pelos diversos pontos de referência coloniais franceses, como uma imitação da Catedral de Notre-Dame feita com materiais que foram importados diretamente da França.
No total, terá mais de 10 dias de viagem pela frente desde que sai de Portugal, numa aventura que o fará passar por doze países: Portugal, Espanha, França, Alemanha, Bélgica, Polónia, Bielorrússia, Rússia, Mongólia, China e Vietname. Pelo caminho, encontrará gentes, paisagens e histórias que o vão mudar e de que nunca se irá esquecer.
Etapa 9 a viagem dura quanto tempo?
O artigo esta desactualizado há mais de tres (3)anos que não há sud-expresse o que me leva a pensar se as restantes etapas estão actualzadas ou não?
Não funciona – não existe ligação ferroviária entre Portugal e Espanha neste momento via Lisboa-Hendaye, apenas via Porto -Vigo
Não existe ligação ferroviária entre Polónia e Bielorrússia. Alternativamente, também não existe entre a Ucrânia e a Rússia (obviamente) e não existe entre Letónia e Lituânia. (É preciso andar 15 Km).
Não existe ligação ferroviária entre Estónia e Rússia, é preciso passar a fronteira a pé.
Não é possível passar a fronteira entre a Mongólia e a China de comboio, neste momento, para estrangeiros. É preciso passar por terra.
Mesma coisa entre China e Laos.