Ainda existem aldeias assim… rústicas, típicas, genuínas e repletas de cantos e recantos de encantar capazes de surpreender os turistas mais exigentes. A Aldeia do Xisto de Água Formosa está situada em Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco, e está indicada como sendo das mais antigas deste concelho.
Aninhada entre a ribeira da Corga e a ribeira da Galega, e circundada por paisagens de cortar a respiração, esta aldeia deve o seu nome a uma fonte de água, que fica a poucos metros do centro da povoação, cujos habitantes ainda hoje vêm a abundância de água como uma das suas maiores riquezas.
Água Formosa é um sítio perfeito para escapar do stress do quotidiano, nem que seja só por uns dias. Aqui ouve constantemente o som de água a correr, num local onde a natureza ainda cresce selvagem, e onde as tradições se mantêm, como os fornos a lenha espalhados pela aldeia.
Em 2002, a aldeia tinha apenas 4 habitantes. Com a requalificação do local, passaram a viver aqui 9 pessoas de forma permanente. E assim, as casas foram sendo recuperadas e têm surgido novas hortas à volta da aldeia. Os habitantes, conhecidos pela sua simpatia, mantêm várias tradições ligadas à utilização da força da água, e estão sempre disponíveis para um pouco de conversa.
Não deixe de passar pela fonte de água no centro da aldeia, que funciona como ponto de encontro para várias gerações e um pretexto para o convívio. Uma vez na fonte, quase que conseguimos imaginar tempos que já lá vão, com as mulheres a chegarem com os cântaros de barro à cabeça, que depois levavam para casa cheios.
Água Formosa é também conhecida pela existência de diversas eiras comunitárias, usadas para secar cereais e leguminosas, que eram deixadas em cima da rocha virada ao sol, que continuava depois a libertar calor durante a noite.
Outro ponto de interesse é a ponte pedonal sobre a ribeira da Galega, única ligação entre os dois lugares da povoação. Foi recuperada recentemente e por isso é agora seguro atravessá-la para ver uma perspetiva diferente da aldeia.
Outra forma diferente de conhecer a região é seguindo o percurso entre Anjos e Santos, que se inicia no Mercado Municipal de Vila de Rei e que dura 3 horas, passando por locais como o Penedo Furado, considerado um dos mais bonitos e místicos da região.
Se quiser conhecer um pouco mais dos arredores da Aldeia de Xisto de Água Formosa, saiba que a 10 km da localidade se encontra o Centro Geodésico de Portugal. Trata-se de um local a partir do qual se pode observar, em boas condições atmosféricas, locais tão distantes como a Serra da Lousã, a Serra da Estrela, a Serra da Gardunha, a Lezíria Ribatejana e as planícies do Alto Alentejo.
Caso visite Água Formosa durante o Verão, pode refrescar-se numa das várias praias fluviais que existem nas redondezas. São muitas as opções mas o destaque vai para a belíssima Praia Fluvial de Cardigos, uma das mais bonitas do Centro de Portugal.
Já no que toca a alojamentos, não se preocupe, porque existem por aqui mais de 50 locais onde pode pernoitar, entre pousadas, espaços rurais e hotéis. Por último, para reconfortar o estômago, encontra também diversas opções, cada uma melhor do que a outra, onde pode provar os mais variados pratos típicos, que lhe vão deixar saudades quando se for embora.
Por isso, se está à procura de um local tranquilo e rodeado de natureza para uns dias de descanso, Água Formosa é uma opção a ter em conta. E com a vantagem de poder estar em contacto com aquilo que Portugal tem de mais genuíno: as suas gentes, a sua cultura e as suas tradições.
E no final da sua visita à aldeia de xisto de Água Formosa, não vá embora sem antes comprar uma pequena lembrança ou um produto regional. Além de ajudar o comércio local, irá também contribuir para que os seus habitantes possam continuar a viver aqui e a recebê-lo sempre de braços abertos.