Em Portugal podemos encontrar diversos destinos fantásticos, perfeitos para uma escapadinha ou para férias prolongadas. Um pouco por todo o lado, podemos encontrar monumentos de rara beleza, entre igrejas, pontes, castelos e faróis, assim como um património natural fascinante. Um dos destinos de natureza mais fascinantes do nosso país é o Parque Nacional da Peneda-Gerês, que é o único parque nacional de Portugal.
Aqui podemos encontrar vales, montanhas, lagoas e cascatas, por entre um património natural e cultural vasto e diversificado. Um dos destinos mais ricos da região é a albufeira da Caniçada, um local que tem tudo o que necessita para passar bons momentos em família, contando também com diversas atrações que não pode perder nas suas proximidades.
Ao passear por este local, poderá conhecer parte do melhor que o Parque Nacional tem para lhe oferecer. Afinal, não é por acaso que este é um dos destinos mais populares no Gerês.
Nas imediações do grande lago da Caniçada, poderá encontrar diversas atrações naturais, como cascatas, rios e montanhas. O património local é também bastante rico, contando com diversas igrejas para visitar. Isto significa que pode fazer deste o local central para explorar não apenas o Parque Nacional Peneda Gerês mas também outros lugares de interesse turístico.
Não podemos deixar de destacar o Castelo de Lanhoso, que é considerado um dos monumentos portugueses mais imponentes, e que se encontra nas imediações da albufeira. A partir deste castelo existe um trilho que conduz até ao maravilhoso e imponente Carvalho de Calvos, um dos maiores da Península Ibérica.
Outro grande destaque é o santuário de São Bento da Porta Aberta, cuja construção é datada do final do século XIX. Recebendo 2,5 milhões de peregrinos todos os anos, este é o segundo maior santuário do nosso país.
Uma das maiores atrações locais é também o santuário de Nossa Senhora da Abadia, que pode não receber tantas pessoas como o anterior, mas que não deixa de ser um local a visitar. Esta construção do século XVIII encanta tanto pelo seu exterior como pelo seu interior ricamente decorado. Para além da talha dourada presente no altar principal, um dos grandes destaques do santuário é a presença de um órgão de finais do século XVIII.
Se procura atrações mais naturais, não pode deixar de visitar as cascatas que se encontram nas imediações da Caniçada, como as famosas Cascata do Arado e Cascata Tahiti (cujo nome oficial é Fecha de Barjas). Ambas são algumas das mais bonitas cascatas do Gerês.
A primeira tem condições de acessibilidade fantásticas, uma água límpida e cristalina, e encontra-se num cenário simplesmente maravilhoso. A segunda tem também muitos atributos e beleza, apesar de não ter a mesma qualidade no que toca à acessibilidade.
Convém, no entanto, que siga o bom senso ao visitar estes locais, respeitando a sinalética presente, uma vez que esta indica a melhor forma de realizar o acesso. Não deixe também de usar calçado adequado para esta aventura, para que se mantenha confortável ao longo do caminho.
Por fim, se está à procura do local perfeito para apreciar toda a beleza da região, não podemos deixar de recomendar o Miradouro da Pedra Bela, um dos mais famosos do Gerês, que se encontra a 800 metros de altitude.
A partir deste miradouro, poderá ver alguns dos atrativos mais procurados da região, como as imponentes montanhas e a deslumbrante Albufeira da Caniçada. A partir do miradouro pode também ver rios, especialmente a confluência do rio Cávado com o rio Caldo.
Como pode ver, existem muitas razões para visitar a Albufeira da Caniçada, seja em que época do ano for. Portanto, siga as nossas dicas e comece a planear a sua visita para um futuro próximo. Não se vai arrepender!
E acima de tudo, lembre-se que o Parque Nacional Peneda Gerês é o único deste género em Portugal e que deve ser preservado e respeitado. Sempre que o visitar, seja de carro ou a caminhar, tenha o cuidado de não danificar a fauna e a flora do parque e deixe tudo tão limpo como encontrou.