Em Góis, no distrito de Coimbra, pode encontrar 4 Aldeias de Xisto, que fazem parte do grupo que integra a Serra da Lousã. Essas 4 aldeias são Aigra nova, Aigra velha, Pena e Comareira. Todas elas estão aninhadas num cenário de uma grande beleza natural, e são espaços onde as tradições permanecem vivas, rodeados por um manto de tranquilidade que seduz os visitantes.
Se quiser conhecer as quatro Aldeias de Xisto de Góis de forma ativa, não pode perder o Caminho do Xisto, um percurso pedestre circular que as une através de uma vereda tradicional. O percurso tem 9,2 km e pode ser iniciado em vários pontos.
No entanto, se partir de Aigra Nova, irá subir o caminho antigo, perto da Fonte Nova, onde ainda hoje os pastores levam os seus rebanhos a beber. Seguir-se-á depois a aldeia de Aigra Velha e a Ribeira da Pena onde, com sorte, poderá avistar uma lontra.
Se percorrer a levada pela ribeira abaixo, chegará à aldeia da Pena, junto ao Penedo da Abelha, que é conhecido pelas suas paredes de escalada. Depois, terá de subir a encosta, passando por formações rochosas com grande interesse. Uma vez no topo, em dias de céu limpo, conseguirá avistar a Serra da Estrela.
Segue-se depois uma descida até à aldeia da Comareira, onde recomendamos que pare no miradouro de forma a absorver a paisagem. Para regressar a Aigra Nova, apenas tem de subir. O percurso dura cerca de 4 horas, mas vale muito a pena, graças às paisagens impressionantes pelas quais vai passar.
E depois de um dia a explorar a região, reconforte o estômago num dos vários restaurantes que por aqui encontra, onde conseguirá provar algumas das iguarias da região, onde não faltam os enchidos e o queijo.
Quanto ao alojamento, encontrará diversas opções, em que será acolhido com simpatia e com direito a todo o conforto de que necessita para uma boa noite de sono. Deixamos-lhe aqui uma breve descrição de cada uma das 4 Aldeias de Xisto de Góis:
1. Aigra Nova
Esta aldeia está dividida em três pequenas ruas, com as casas a serem construídas à base de xisto. Por aqui encontra várias hortas, gado e atividades que o levam a celebrar de forma ativa as tradições da região. Não deixe de visitar o Ecomuseu das Tradições do Xisto e os seus diversos núcleos, nem deixe de visitar a loja de Aigra Nova, onde poderá encontrar uma seleção de produtos regionais e sabores genuínos da aldeia.
2. Aigra Velha
Aigra Velha é a Aldeia do Xisto que se encontra a maior altitude, próxima dos cumes da belíssima Serra da Lousã. A aldeia está rodeada por terrenos agrícolas e por uma vasta área de pastoreio, sendo um local rico em histórias, como as das caravanas dos comerciantes que por aqui pernoitavam. Visite com toda a calma as ruas e observe as casas em xisto, aninhadas na paisagem. Aproveite também para visitar o Parque Florestal da Oitava e a Ribeira da Pena.
3. Pena
Logo à entrada, o castanheiro secular dá-nos as boas-vindas a esta aldeia que conjuga o xisto e o quartzito de forma singular. Pena foi erguida ao longo de um promontório, com a água da ribeira a desafiar a gravidade de forma sublime, e com as próprias casas a estenderem-se num equilíbrio que parece ser frágil e que dá ao local uma beleza única. Não longe daqui, encontra os Penedos de Góis, que alcançam o seu ponto mais alto aos 1040 metros, e de onde pode ver a Serra da Estrela e a Serra do Açor.
4. Comareira
A aldeia da Comareira é a mais pequena da rede das Aldeias do Xisto, e é um ponto de partida perfeito para explorar a região. É bastante soalheira e encontra-se numa paisagem que convida à contemplação e à serenidade. Refugie-se numa das casas de campo que por aqui encontra, e abrace a tradição e a natureza, em comunhão com os simpáticos habitantes locais.