As aldeias de xisto encontram-se sobretudo no interior centro de Portugal, entre a serra da Lousã e a serra do Açor. São ao todo 27 aldeias, cada uma especial à sua maneira, mas com um denominador comum: o xisto, presente em cada detalhe, desde as ruas às casas, portas e janelas.
Infelizmente, muitas destas localidades foram abandonadas por causa da evolução dos tempos, embora, recentemente, algumas aldeias tenham começado a ser recuperadas e repovoadas. Assim, ganharam uma nova vida, recebendo portugueses e estrangeiros que procuram o sossego da natureza e um estilo de vida mais saudável.
Se quer visitar a região, deixamos-lhe algumas das aldeias que não pode perder. Estas são algumas das mais típicas e também mais bonitas aldeias de xisto em Portugal.
1. Talasnal
Esta aldeia oferece muitas atividades aos seus visitantes, entre o lazer e os desportos ativos. Aqui, a natureza reina selvagem, podendo encontrar javalis, corços, veados e muitas mais espécies.
O Talasnal tem uma ruela principal, que segue o declive da encosta e que depois se divide em pequenos becos que convidam à exploração. Esteja atento a cada pequeno detalhe e aprecie a beleza da simplicidade desta aldeia de xisto.
2. Casal de São Simão
Esta aldeia tem uma única rua, uma fonte que nos encanta com o borbulhar das suas águas, e um caminho que nos leva até às Fragas de São Simão, onde pode dar um refrescante mergulho.
A aldeia de Casal de São Simão ganhou nova vida nos últimos anos, com alguns dos antigos moradores a recuperarem as casas. Existe aqui um pequeno restaurante onde pode provar os pratos da região.
3. Cerdeira
Esta aldeia, outrora abandonada, soube-se reinventar, graças à dedicação de alguns entusiastas, que a transformaram num centro dedicado às artes. Algumas das casas foram recuperadas para o turismo rural.
A entrada para a aldeia é mágica, com uma pequena ponte que dá acesso à povoação de ruas de ardósia que serpenteiam por entre as casas. A melhor forma de conhecer Cerdeira é caminhado por estas mesmas ruas.
4. Piódão
Classificada como Aldeia Histórica, para além de aldeia de xisto, é, talvez, uma das mais famosas aldeias do nosso país. Para chegar até Piódão, terá que percorrer as estradas sinuosas da serra, mas a vista vale bem a pena.
Com as casas de xisto dispostas ao longo da encosta da serra, ganhou a mais do que merecida alcunha de “aldeia presépio”. Não deixe de passear pelas suas ruas sinuosas e de visitar a sua igreja, única em Portugal.
5. Gondramaz
Esta aldeia, que se encontra quase escondida numa zona fortemente arborizada, tem apenas 7 habitantes permanentes, mas atrai cada vez mais visitantes, até porque foi renovada com o cuidado de respeitar as construções originais.
Gondramaz tem uma rua principal, a partir da qual nasce uma rede de ruelas estreitas e sinuosas, com detalhes encantadores a cada esquina. Com um pouco de sorte, irá encontrar o famoso “beco do tintol”, talvez a rua mais famosa de toda a aldeia.
6. Candal
Esta é uma das aldeias de xisto que recebe mais visitantes, até porque se encontra bem servida de acessos, estando mesmo junto à estrada nacional que liga Lousã a Castanheira de Pera.
Inicie o passeio pela aldeia do Candal junto ao chafariz, seguindo até ao miradouro. Pelo caminho, encontrará o lagar de azeite, moinhos de água, a represa e antiga escola primária. A cereja no topo do bolo é a vista que terá a partir do miradouro, que compensa bem a subida.
7. Pena
É uma das aldeias de xisto mais isoladas da serra da Lousã, mas é também das maiores e das mais bem preservadas. O local ainda recebe poucos turistas, talvez pelo seu acesso mais difícil.
A aldeia da Pena encontra-se rodeada de serras de encostas muito altas, com vegetação densa. No topo das montanhas, ficam os famosos Penedos de Góis. Em baixo, encontra-se a aldeia da Pena, protegida por toda a sua envolvência.