As aldeias históricas de Portugal foram fundadas ainda antes da própria nacionalidade e encontram-se no interior centro do país. Hoje, são um local tranquilo, onde podemos fugir da vida agitada da cidade e viajar no tempo, descobrindo com calma a personalidade e riqueza de cada um destes locais. Visitá-las e percorrer as suas ruas é fazer uma autêntica viagem no tempo.
O projeto Aldeias Históricas de Portugal foi criado para dinamizar estas pequenas povoações, fazendo delas um museu ao ar livre. Ao contrário de muitas outras aldeias nacionais, estas encontram-se muito bem conservadas e tudo foi recuperado respeitando a traça original dos edifícios, das ruas e monumentos existentes.
Em muitas destas localidades foram construídas, nos últimos anos, várias unidades de alojamento de turismo rural, fazendo das aldeias históricas de Portugal um destino perfeito para uma escapadinha de fim de semana. Conheça algumas das melhores.
1. Monsanto
Tem a particularidade de ter sido construída entre enormes pedregulhos, sendo,, por isso um caso especial no nosso país, com as suas casas a terem sido esculpidas em pedra granítica e a ancorarem-se perfeitamente nas pedras.
Monsanto teve origem na Idade da Pedra e, em 1938, foi considerada a “aldeia mais portuguesa de Portugal”. A decisão relaciona-se com a riqueza da cultura e arquitetura (com destaque para o castelo), que mostra a diversidade de influências dos diversos ocupantes da região ao longo do tempo.
2. Sortelha
Apesar de ser ainda um local pouco visitado, Sortelha respira história em cada recanto. Toda a aldeia foi construída em granito, incluindo o seu castelo, e, a rodeá-la, podemos ainda ver uma imponente muralha, que nos recorda que nem toda a sua história foi feita de paz.
Para melhor conhecer Sortelha e os arredores, pode fazer o trilho circular SBG PR7, com início e fim na aldeia. Na aldeia, encontrará algumas casas de turismo rural onde poderá pernoitar e explorar a região. Nas redondezas, poderá visitar locais como Belmonte e Sabugal.
3. Castelo Novo
Por Castelo Novo passaram mouros e Templários, que deixaram vestígios que ainda hoje podem ser apreciados. A estrutura da aldeia, tipicamente medieval, encontra-se caraterizada por elementos arquitectónicos do estilo manuelino e barroco.
Não podemos deixar de destacar o Largo do Pelourinho (assim como o próprio pelourinho), a Casa da Câmara, a cadeia, o chafariz e o Largo da Bica. Não deixe de passear com calma pelas ruas desta aldeia, observando com atenção cada detalhe que o fará recuar no tempo.
4. Almeida
Apesar de ser uma vila, encontra-se inserida na lista de Aldeias Históricas de Portugal. Encontra-se muito perto da fronteira com Espanha, e está totalmente rodeada por muralhas em forma de estrela, que são a sua principal atração.
No entanto, há muito mais para descobrir em Almeida, e um passeio relaxado pelas suas ruas vai-lhe permitir descobrir as suas casas brasonadas, as lojas tradicionais e os seus maravilhosos museus e igrejas, assim como os pequenos detalhes que nos encantam, como as flores nas janelas.
5. Trancoso
Esta vila foi em tempos uma parte importante da linha de defesa nacional contra Espanha, e essa mesma importância ainda hoje pode ser apreciada em todo o seu esplendor nos diversos monumentos que tem.
Trancoso encontra-se em pleno coração da Beira Alta e tem diversas atrações que não pode perder, como o seu castelo medieval e respetivas muralhas, a Igreja da Misericórdia (projetada no reinado de D. Manuel I), o Palácio Ducal e a Fonte Nova, que é o maior vestígio da ocupação filipina do território.
6. Belmonte
O seu grande destaque é o seu castelo, que tem uma bela janela manuelina, assim como uma incrível Torre de Menagem e a Sala Oitocentista. Todos estes espaços são hoje um museu, onde é possível conhecer a história de todo o concelho de Belmonte.
Outros locais de interesse são o Largo de São Tiago (uma das principais praças da localidade), a Igreja de Santiago, o Panteão dos Cabrais, as capelas de Santo António e do Calvário e a Praça da República, onde é possível ver os antigos Paços do Concelho e o Pelourinho.