Não há casa portuguesa que não tenha um prato de aletria na mesa de Natal. E se for uma aletria cremosa, melhor ainda! :) A receita de aletria varia quase de família para família, sendo muitas vezes passada de geração em geração. Da avó para a mãe, da mãe para a filha, os pequenos segredos da sua confeção vão sendo transmitidos como se de tesouros se tratassem.
Fazer aletria deve ser uma das receitas de Natal mais fáceis e rápidas. No final, basta decorar com a sempre infalível canela em pó. No entanto, a aletria cremosa tem alguns segredos de confeção que vale a pena conhecer. Aprenda a receita!
Aletria cremosa
Ingredientes
- 140 gr de aletria
- 1 l leite
- 100 gr de açúcar
- 4 gemas
- 1 pau de canela
- 2 tiras de casca de limão
- 20 gr de manteiga
- 1 pitada de sal
- qb canela em pó para decorar
Preparação
- Usando um descascador ou uma faca pequena bem afiada, retire a um limão 2 tiras da casca e faça uns pequenos cortes superficiais para que libertem mais aroma (através dos óleos naturais presentes na casca).
- Coloque num tacho: o açúcar, o pau de canela, as 2 tiras de casca de limão, a manteiga, o sal e por fim o leite. O leite deve aquecer bem devagar para que haja uma infusão do limão e da canela e estes sabores fiquem mais intensos.
- Numa taça, coloque as 4 gemas que depois de ligeiramente batidas, adicione um pouco do leite do tacho (ainda morno) para que mais tarde não talhem ao juntar à aletria.
- Quando o leite levantar fervura, coloque a massa de aletria e deixe cozer, mexendo de vez em quando, durante 7 minutos.
- Passado esse tempo, retire do lume e acrescente a mistura de gemas e leite, mexendo sempre para que fique tudo homogéneo e cremoso.
- Verta o conteúdo do tacho para a travessa (ou então para pratos, se forem servir doses individuais) alisando um pouco a superfície e deixa-se arrefecer, e decore a gosto com a canela em pó.
Dicas
- Existem 2 tipos de aletria à venda, a que se apresenta em meadas e a que já vem partida em pacote. A que vem em porções é a mais indicada para esta aletria cremosa. Se possível, opte pela marca milaneza que é, sem dúvida, a melhor.
- Esta receita de aletria não é excessivamente doce (cerca de 5 colheres de sopa) até porque nesta época há muitos outros doces a saborear. :)
- A casca de limão e o pau de canela são os 2 ingredientes aromáticos obrigatórios que estão presentes em muitas outras receitas natalícias.
- Se usar leite gordo vai dar mais cremosidade à aletria. Se quiser pode optar por um leite vegetal à escolha, sendo que destes sugerimos o de amêndoa ou de aveia.
- Apesar de quase todas as receitas de aletria conterem manteiga, nenhuma usa tão pouca como esta: apenas 20 gramas, que é o equivalente a 2 cubos de manteiga.
- As gemas de ovo, tal como a manteiga, também estão presentes em pouca quantidade relativamente a outras receitas de aletria, apenas 4. Não desperdice as claras! Pode colocá-las numa caixa e congelar para depois usar em futuras receitas! ;)
- A canela em pó é um ingrediente essencial para finalizar a receita. Uma aletria que se preze não vai à mesa sem estar devidamente decorada com canela.
- Pode tornar a aletria ainda mais cremosa acrescentando um pacote de natas (que devem ser misturadas no leite).