Assim que se aproxima o Natal, chega também a época de fazer aqueles doces e aquelas sobremesas que fazem avivar as nossas memórias de infância. No tempo em que se passava o Natal em casa dos avós, com toda a família sentada à volta da mesa, doces como as rabanadas ou as filhoses eram presença obrigatória, assim como a aletria.
Esta versão, um pouco mais doce do que o normal, é capaz de satisfazer as delícias de miúdos e graúdos. Além disso, a receita é muito simples e fácil de confecionar. Aprenda a fazer aletria doce!
Aletria doce
A aletria é um dos doces típicos de Natal que não podem faltar na mesa de Consoada dos portugueses. Aprenda a fazer aletria doce.
Ingredientes
- 150 g aletria
- 5 dl de leite
- 50 g de manteiga
- 200 g de açúcar
- 4 gemas de ovos
- 1 casca de limão
- qb canela em pó
- 1 pitada de sal
Preparação
- Coza a Aletria em água temperada com um pouco de sal. Escorra a água.
- À parte, aqueça o leite com uma casca fina de limão e depois junte-o aos poucos à aletria, mantendo o lume brando e mexendo sempre.
- Acrescente a manteiga e depois o açúcar. Bata as gemas e misture um pouco de leite.
- Retire a Aletria do lume, juntando-lhe as gemas cuidadosamente.
- Leve de novo ao lume por um ou dois minutos sem deixar ferver.
- Deite a Aletria ainda quente numa travessa. Deixe arrefecer um pouco e decore com canela a seu gosto.
Dados Nutricionais
Serving: 100GCalorias: 370kcalHidratos de Carbono: 59gProteínas: 5gGorduras: 13gGorduras Saturadas: 4gColesterol: 139mgSódio: 166mgPotássio: 131mgFibras: 1gAçúcar: 38gVitamina A: 606IUVitamina B1: 1mgVitamina B2: 1mgVitamina B3: 1mgVitamina B5: 1mgVitamina B6: 1mgVitamina B12: 1µgVitamina C: 1mgVitamina D: 2µgVitamina E: 1mgVitamina K: 1µgCálcio: 117mgFerro: 1mgManganês: 1mgMagnésio: 11mgFósforo: 157mgSelénio: 14µgZinco: 1mg