A aloe vera é uma planta muito popular e versátil, que pode ser usada tanto como ornamento como para outros fins. Pertence à família das suculentas, que são plantas que armazenam água nas suas folhas carnudas e espinhosas.
A aloe vera é originária de regiões áridas e quentes do mundo, como África, Arábia e Índia, mas adaptou-se bem a diversos climas e solos. Também é conhecida como babosa, aloés ou aloe barbadensis.
Neste artigo, vai aprender como plantar e cuidar da sua própria aloe vera em casa, seguindo algumas dicas simples e práticas. Também vai descobrir como propagar a sua planta, cortando os rebentos que surgem na sua base. Além disso, vai conhecer algumas formas de usar o gel de aloe vera para diferentes fins.
Como plantar e cuidar da aloe vera
A aloe vera é uma planta muito fácil de cultivar e manter, pois não precisa de muita água nem de muitos cuidados.
É ideal para quem quer ter uma planta bonita e útil em casa, mas não tem muito tempo ou experiência com jardinagem. Veja abaixo os passos para plantar e cuidar da sua aloe vera:
- Escolha um vaso com furo de drenagem e um prato para colocar por baixo. O vaso deve ter o mesmo tamanho ou um pouco maior do que o torrão da planta. Um vaso de barro é uma boa opção, pois é poroso e permite que o solo seque mais rápido.
- Use um substrato próprio para suculentas ou cactos, ou misture terra comum com areia grossa ou perlita. O substrato deve ser bem drenável, para evitar o acúmulo de água nas raízes da planta.
- Coloque uma camada de pedrinhas ou cacos de cerâmica no fundo do vaso, para facilitar a drenagem. Em seguida, coloque uma camada de substrato e acomode o torrão da planta no centro do vaso. Complete com mais substrato até cobrir as raízes da planta.
- Regue bem a planta logo após o plantio, até que saia água pelo furo do vaso. Coloque o prato por baixo do vaso para recolher o excesso de água. Depois disso, só regue novamente quando o substrato estiver seco até uns 5 cm de profundidade.
- Coloque o vaso num local que receba bastante luz solar direta ou indireta. A aloe vera gosta de sol, mas pode queimar-se se ficar exposta demais. Uma janela soalheira ou uma varanda são bons lugares para colocar o seu vaso.
- Adube a sua planta uma vez por mês durante a primavera e o verão, usando um fertilizante líquido diluído na água da rega. Escolha um fertilizante equilibrado ou específico para suculentas ou cactos. Não adube no outono e no inverno, pois são períodos de repouso da planta.
- Transplante a sua planta quando estiver muito grande para o vaso, geralmente a cada dois ou três anos. Escolha um vaso maior e siga os mesmos passos do plantio inicial.
Como propagar a aloe vera
A forma mais fácil de propagar a sua aloe vera é através dos rebentos ou mudas que produz na sua base.
Estes rebentos são clones da planta mãe. Podem ser cortados e plantados noutros vasos, gerando novas plantas. Veja como fazer isso:
- Espere até que os rebentos tenham pelo menos 10 cm de altura e tenham algumas raízes visíveis. Se estiverem muito juntos, pode tirar a planta mãe do vaso para facilitar o corte.
- Corte os rebentos com uma faca ou tesoura limpa e afiada, separando-os da planta mãe. Deixe um pedaço de caule em cada rebento, para ajudar no enraizamento.
- Deixe os rebentos secarem por alguns dias num local arejado e sombreado, até que se forme uma casquinha no corte. Isto vai evitar que apodreçam quando forem plantados.
- Plante os rebentos em vasos individuais, seguindo os mesmos passos do plantio da planta mãe. Regue bem após o plantio e depois só quando o substrato estiver seco.
- Coloque os vasos num local que receba luz indireta, até que os rebentos se adaptem e comecem a crescer. Depois, pode colocá-los num local mais soalheiro.
Como usar o gel de aloe vera
O gel de aloe vera é a parte mais valiosa da planta, pois contém muitos nutrientes. Pode extrair o gel das folhas da sua planta e usá-lo de diversas formas. Veja algumas sugestões:
- Para fazer uma máscara para a pele do rosto, misture o gel de aloe vera com mel, iogurte, óleo de coco ou outros ingredientes naturais que tenham propriedades hidratantes. Aplique a máscara sobre a pele limpa e deixe atuar por 15 minutos. Enxague com água morna e seque delicadamente.
- Para fazer um condicionador para o cabelo, misture o gel de aloe vera com vinagre de maçã, óleo de argan ou outros ingredientes naturais que tenham propriedades condicionantes. Aplique o condicionador sobre o cabelo húmido e deixe atuar por 10 minutos. Enxague com água fria e seque como de costume.
- Para fazer um sumo de aloe vera, misture o gel com água, sumo de limão ou outros ingredientes naturais que tenham um sabor agradável. Tome o sumo pela manhã, em jejum, e espere pelo menos duas horas antes de comer algo. Não tome mais do que duas colheres de sopa de gel por dia.