A maravilhosa cidade de Angra do Heroísmo encontra-se na costa sul da ilha Terceira e conta com diversos monumentos, que nos mostram a sua história e tornam imperdível a sua visita numa ida a este arquipélago. Devido à sua localização geográfica, a cidade desenvolveu-se muito a partir do século XV, e encontra-se fortemente associada aos Descobrimentos, tendo sido porto de paragem obrigatório nas frotas de África e da Índia.
A cidade apoia-se num modelo urbano renascentista, que inspirou construções como a Sé Catedral, a igreja da Misericórdia ou as fortalezas. Apesar de ter sofrido um forte terremoto em 1980, a cidade tem ainda um vasto património arquitetónico e paisagístico, e o seu Centro Histórico foi classificado como Património Mundial da UNESCO em 1983.
Angra do Heroísmo surge sobretudo no reinado de D. Manuel I, tendo-se tornado cidade no reinado de D. João III, em 1534, devido ao seu papel fundamental na Carreira da Índia. Ao longo da nossa história, Angra do Heroísmo foi palco de diversos acontecimentos, tendo, a 12 de janeiro de 1837, recebido o título de “mui nobre, leal e sempre constante cidade de Angra do Heroísmo”.
Caso visite Angra do Heroísmo, não pode deixar de conhecer o seu Centro Histórico, muito afetado pelo devastador terramoto de 1980, que ocorreu no dia 1 de janeiro. Como consequência, faleceram seis a sete dezenas de pessoas, e houve mais de 400 feridos, com o terramoto a causar sérios danos na ilha Terceira, tendo atingido uma magnitude de 7,2 na escala de Richter.
O terremoto afetou também a Graciosa e São Jorge, e fez-se sentir no Pico e no Faial. Na sequência do sismo, o Centro Histórico foi recuperado com bastante minúcia, oferecendo hoje aos visitantes um magnífico conjunto de monumentos com grande interesse histórico. É também aqui que se celebram as Sanjoaninas, que remetem ao século XVI e celebram uma temática diferente a cada ano.
Outro local a não perder é a igreja do Santíssimo Salvador da Sé, também conhecida por Sé de Angra do Heroísmo, que é a sede do bispado de Angra (que engloba todo o arquipélago dos Açores). Aqui existia a igreja de São Salvador, construída em 1486, que foi depois ampliada por ordem do cardeal D. Henrique, entre 1570 e 1642.
Parte do edifício foi reconstruído devido aos danos provocados pelo sismo de 1980. Uma das suas grandes atrações é o seu grande órgão de três teclados manuais, composto por 1.586 tubos sonoros.
Se procura conhecer espaços verdes maravilhosos durante as suas férias, não pode perder o Jardim Duque da Terceira, um autêntico jardim botânico que alberga diferentes tipos de vegetação.
Aqui encontrará um lago rodeado de flores e arbustos, fontes e tanques habitados por rãs e peixes, árvores tropicais e orientais, bustos e estatuetas, passeios em calçada portuguesa, painéis de azulejos e um coreto, atrações imperdíveis deste espaço.
Outro cartão de visita da cidade é o Alto da Memória, obelisco que se destina a homenagear a passagem de D. Pedro IV pela ilha Terceira, durante a Guerra Civil Portuguesa.
Foi aqui que se juntou o exército que iria rumar ao continente e que desembarcou na praia do Mindelo, princípio do fim do reinado de D. Miguel como rei de Portugal.
O obelisco encontra-se no topo do Jardim Duque da Terceira, tendo sido erguido no local onde se encontrava o Castelo dos Moinhos, o primeiro castelo defensivo da cidade, que foi construído em 1474.
Por fim, não pode deixar de visitar o Monte Brasil, península que se formou a partir da erupção de um vulcão submarino, que é muito procurada pelas paisagens incríveis que oferece.
Aqui encontrará diversos miradouros, com vistas sobre a cidade, as baías, os ilhéus das Cabras, a Serra de Santa Bárbara e as costas sudeste e sudoeste da ilha Terceira. É no Monte Brasil que vai encontrar o castelo de São João Batista, vasta e importante fortaleza filipina, que foi construída em finais do século XVI.
Como pode ver, existem muitos e bons motivos para fazer uma visita à maravilhosa cidade de Angra do Heroísmo. Comece a planear a sua passagem pelos Açores, porque temos a certeza de que vai ser uma daquelas viagens que lhe vai ficar na memória!