Se há uma sobremesa que faz parte da memória afetiva dos portugueses, é o arroz doce. Quem não se lembra de saborear uma tacinha de arroz doce bem cremoso e polvilhado com canela, depois de um almoço de domingo em família? Ou de se deliciar com o arroz doce que a avó preparava com tanto carinho nas festas de Natal ou de Páscoa?
Existem várias receitas para fazer arroz doce, e cada família pode ter a sua própria versão. Há quem prefira o arroz doce mais líquido ou mais seco, mais doce ou menos doce, mais amarelo ou mais branco, mais liso ou mais granulado.
Há quem goste de adicionar outros ingredientes ao arroz doce, como baunilha, laranja, anis, coco ou amêndoa. Mas há uma coisa que todos concordam: o arroz doce é uma delícia que nunca sai de moda.
Ingredientes:
- 200 g de arroz carolino
- 1,5 L de leite
- 200 g de açúcar
- 50 g de manteiga
- 6 gemas
- 1 pitada de sal
- 1 pau de canela
- Casca de 1 limão
- Canela em pó para polvilhar
Preparação:
- Lave bem o arroz e coza-o em água a ferver com uma pitada de sal, até que a água seque completamente. Se o arroz ainda não estiver cozido, adicione mais um pouco de água quente e deixe cozer em lume brando.
- Numa panela à parte, leve ao lume o leite com a casca de limão, o pau de canela e a manteiga. Quando ferver, junte o arroz cozido e mexa bem até que todos os ingredientes se misturem.
- Adicione o açúcar e deixe ferver em lume brando por mais 10 a 15 minutos, mexendo de vez em quando, até que o arroz fique bem cremoso.
- Numa tigela, bata ligeiramente as gemas. Retire um pouco do arroz da panela e junte às gemas, mexendo rapidamente para não talhar.
- Deite a mistura das gemas na panela do arroz e envolva bem. Mantenha em lume brando por mais alguns minutos, mas sem deixar ferver.
- Retire o pau de canela e a casca de limão e coloque o arroz numa travessa ou em tacinhas individuais. Polvilhe com canela em pó a gosto e sirva morno ou frio.