Já alguma vez usou leite condensado no seu arroz doce? Se nunca o fez, não sabe o que está a perder. Esta sobremesa tradicional fica ainda mais cremosa e deliciosa com este ingrediente simples. E se pensa que a preparação se complica mais com o acréscimo do leite condensado, não se preocupe – a receita continua a ser simples e descomplicada como sempre foi.
Esta sobremesa é perfeita quer para jantares em família, para quando tem convidados especiais ou para festas, como o Natal ou Páscoa. Veja quais são os ingredientes de que vai precisar e prepare o seu arroz doce com leite condensado – não se vai arrepender.
Arroz doce com leite condensado
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado
- 200 g arroz carolino
- 1 l leite meio gordo
- qb canela em pó para polvilhar
Preparação
- Leve o leite a lume num tacho, e deixe aquecer um pouco. De seguida, acrescente o arroz. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando para o arroz não colar.
- Quando o arroz estiver cozido, adicione o leite condensado. Deixe cozinhar mais 5 minutos, mexendo com frequência.
- Verta o arroz doce para uma travessa ou pratos individuais. Deixe arrefecer. Antes de servir, polvilhe com canela em pó.
Dicas
- Junte um pau de canela e um pouco de casca de limão ao seu leite quando o levar ao lume, para dar mais sabor. Retire tudo antes de colocar o leite condensado.
- Dê alguma cor à receita adicionando uma ou duas gemas de ovo. Acrescente-as ao arroz antes de colocar o leite condensado, mexendo bem.
- Pode também colocar um pouco de canela em pó no próprio arroz doce, em vez de o polvilhar por cima. Basta colocar a canela em pó no leite antes de deitar o arroz.
- Para que a sobremesa não queime, mantenha o lume médio/baixo, e mexa com frequência o arroz enquanto este estiver no lume. Assim, a sua sobremesa não será arruinada pelo sabor a queimado.
- Se colocou o arroz doce no frigorífico, retire-o um pouco antes de o servir. O arroz doce deve ser servido à temperatura ambiente, para manter a sua textura característica.
- Deixe que o arroz doce descanse pelo menos durante 4 horas antes de o servir, para arrefecer bem e assim manter a sua textura.