Não importa qual o género literário, a verdade é que os livros têm um valor incalculável na nossa sociedade, não só por servirem como entretenimento, informação ou crítica, mas também por nos ajudarem a ampliar a nossa visão do mundo. Portanto, não é nenhuma surpresa que muitas cidades tenham bibliotecas que são realmente admiráveis.
A grande maioria destas bibliotecas foi construída numa época em que se dava mais atenção aos detalhes. Os edifícios eram projetados com pormenores riquíssimos e complexamente decorados. Estilos como o barroco, o gótico ou o rococó são intemporais e ainda hoje são capazes de nos deslumbrar. Outras delas são de construção mais recente, mas nem por isso menos sumptuosas.
Visitá-las é mergulhar num mundo de cultura e arte que nos recorda que, apesar das novas tecnologias, nada supera um bom livro. Descubra algumas das bibliotecas mais bonitas do mundo, onde se inclui uma portuguesa.
1. Biblioteca do Trinity College (Irlanda)
Aqui encontra a maior biblioteca para pesquisas da Irlanda, uma vez que este espaço tem mais de 4 milhões de livros, recebendo desde 1801 um exemplar de todas as obras publicadas na Grã-Bretanha e na Irlanda. E o melhor de tudo é que este não é um espaço reservado apenas para estudantes, podendo ser visitado por qualquer um.
Recomendamos que conheça a Long Room, a sala mais antiga da biblioteca, cheia de estantes de madeira, bustos em mármore, pequenas escadas e uma harpa antiga, que se tornou um emblema nacional. Também encontrará lá o Livro de Kells, manuscrito cristão ricamente decorado com origens que remontam ao século IX.
2. Real Gabinete Português de Leitura (Brasil)
Esta biblioteca é um dos melhores exemplos arquitetónicos do conhecido estilo neoanuelino. Este tipo de edifícios, que foram construídos entre a metade do século XIX e começos do século XX, resgatavam o estilo gótico renascentista, muito popular durante o reinado de D. Manuel I.
A decoração mais sobrecarregada do Real Gabinete Português de Leitura é um exemplo perfeito dessa mesma estética. A biblioteca foi criada para guardar o espólio de livros que tinha sido transportado para o Brasil aquando da fuga da Família Real na sequência das invasões francesas. Com o retorno da Família Real, os livros ficaram para trás.
3. Biblioteca do Mosteiro de Admont (Áustria)
O mosteiro de Admont, nos Alpes austríacos, foi fundado em 1074, e foi um dos principais centros culturais e espirituais da Idade Média, altura em que a abadia começou a reunir livros nos seus arquivos. Mas só no século XVIII é que foi realizada uma reabilitação do espaço, criando-se assim uma das bibliotecas mais bonitas do mundo.
A biblioteca destaca-se pelas suas cúpulas decoradas com frescos coloridos, belas prateleiras em tonalidades douradas e brancas, pelas suas curiosas portas secretas e pelas esculturas de Josef Stammel. O arquiteto responsável por esta maravilha foi Josef Hueber, um artista barroco.
4. Biblioteca Geral Histórica de Salamanca (Espanha)
É a biblioteca universitária mais antiga da Espanha, tendo sido fundada por Afonso X, o Sábio (avô do nosso rei D. Dinis). Ao longo do tempo esteve em diferentes edifícios da universidade e passou por diversas remodelações. De facto, após um desmoronamento em 1665, a instituição ficou sem biblioteca durante quase um século.
A Biblioteca Antiga, como é hoje conhecida, foi construída no século XVIII e chama a atenção pelas suas estantes de pinho e pela sua coleção de móveis antigos. Outro pormenor curioso encontra-se na sua fachada, onde se pode admirar alguns relevos com imagens dos Reis Católicos.
5. Biblioteca Pública de Nova Iorque (Estados Unidos da América)
É um local bastante frequentado por estudantes e pesquisadores, mas também por muitos dos milhares de turistas que visitam esta cidade todos os anos. Uma época especialmente cativante para conhecer esta biblioteca é o Natal, uma vez que esta fica próxima do Bryant Park, onde é instalada uma pista de patinagem no gelo e um mercado muito cativante.
Além de ser uma das bibliotecas mais bonitas do mundo, é uma das maiores dos Estados Unidos. Os protagonistas deste local são as famosas esculturas dos leões na entrada, os frescos da Rose Main Reading Room, os enormes candelabros e as mesas de carvalho.
6. Biblioteca Palafoxiana de Puebla (México)
É uma das bibliotecas mais antigas da América Latina e a biblioteca pública mais antiga da América, tendo sido fundada pelo bispo espanhol Juan de Palafox e Mendoza em 1646. Uma das condições que este religioso impôs para a sua abertura é que este fosse sempre um espaço que pudesse ser visitado por todos, e não apenas por eclesiásticos.
O grande destaque da construção vai para o trabalho dos ebanistas, presente tanto nas estantes como no maravilhoso retábulo da virgem de Trapani. É certamente um dos locais a não perder caso vá fazer uma visita ao México, não só pela sua impressionante arquitetura, como pelo seu incrível espólio.
7. Biblioteca George Peabody (Estados Unidos da América)
Esta incrível biblioteca encontra-se na cidade estado-unidense de Baltimore, que é também a cidade mais populosa do estado de Maryland. Este edifício foi construído em finais do século XIX graças ao esforço de George Peabody, que ficou conhecido como o pai da filantropia moderna.
Todo o edifício merece a sua visita e tem pormenores que nos deixam encantados, mas não podemos deixar de destacar a sua impressionante sala de leitura, repleta de colunas e sacadas em ferro forjado. Leve também o seu tempo a apreciar não só a arquitetura, mas também o incrível espólio de livros que pode encontrar neste local.
8. Biblioteca Pública de Stuttgart (Alemanha)
Este é um dos centros de leitura mais vanguardistas em toda a Europa, contando com um arquivo extremamente moderno e um espaço onde se destacam o minimalismo e os tons claros. Este edifício foi inaugurado em 2011, mas, apesar de ser relativamente recente, tem feito sucesso internacionalmente pela sua beleza e modernidade, entrando nas listas das bibliotecas mais bonitas do mundo desde então.
O local foi desenhado pelo arquiteto coreano Eun Young Yi e tem 11 andares, que estão divididos em 2.000 metros quadrados de superfície. Muitos dos visitantes acabam por comparar esta construção a um cubo de Rubik gigante.
9. Biblioteca Nacional da Áustria (Áustria)
Foi construída no século XVIII a mando do imperador Carlos VI, e ainda hoje é uma das bibliotecas mais bonitas do mundo. Caso vá visitar Viena, não pode deixar de conhecer esta autêntica joia do estilo barroco. Todo o espaço é bastante cativante e convida a ser visitado com calma.
No entanto, não podemos deixar de destacar a sua Sala Imperial, onde encontrará um ambiente idílico com diversas estátuas de mármore, frescos e estantes de castanheiro, assim como mais de 200.000 livros que foram impressos entre 1500 e 1850, e que são uma pequena parte de todo o espólio desta magnífica biblioteca austríaca.
10. Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra (Portugal)
É considerada uma das bibliotecas mais bonitas e ricamente decoradas de todo o mundo. Foi construída entre 1717 e 1728 por ordem de D. João V, e tornou-se um lugar icónico na cidade universitária de Coimbra. A biblioteca joanina destaca-se pela sua decoração rococó, que faz com que ela pareça mais uma capela que um arquivo bibliográfico.
O local tem tetos pintados, estantes com folhas de ouro feitas com madeiras exóticas e diversos e valiosos exemplares de livros antigos. Como curiosidade, todas as noites uma colónia de morcegos contribui para a manutenção do espaço, eliminando os insetos que invadem o recinto.