Portugal é um dos países mais antigos da Europa, tendo sido fundado no século XII por D. Afonso Henriques, o primeiro rei português. No entanto, muito antes da formação da nacionalidade portuguesa, já existiam cidades no território que hoje é Portugal, que foram criadas por povos antigos como os romanos ou os celtas.
Estas cidades são testemunhas de uma história milenar, que se reflete na sua arquitetura, nas suas ruas, nas suas igrejas e nos seus museus. Visitar estas cidades é uma forma de conhecer melhor a origem e a identidade de Portugal, e de apreciar a sua diversidade e beleza.
Neste artigo, vamos mostrar-lhe as 10 cidades mais antigas de Portugal, seguindo uma ordem cronológica de fundação. Vamos contar-lhe um pouco da sua história, das suas principais atrações e das suas curiosidades.
1. Évora
Évora é a cidade mais antiga de Portugal, tendo sido fundada pelos romanos em 27 a.C., sobre um povoado celta. A cidade foi chamada de Ebora Cerealis e depois de Liberalitas Julia, em homenagem ao imperador César Augusto. Foi conquistada pelos mouros em 715 d.C., e reconquistada pelos cristãos em 1165 d.C., por Geraldo Sem-Pavor.
A cidade é famosa pelo seu centro histórico, classificado como Património da Humanidade pela UNESCO, onde se destacam o Templo Romano de Diana, a Sé Catedral, a Capela dos Ossos e o Palácio dos Duques de Cadaval.
2. Braga
Braga é a segunda cidade mais antiga de Portugal, tendo sido criada pelos romanos em 14 a.C., com o nome de Bracara Augusta. A cidade foi um importante centro administrativo e religioso do Império Romano na Península Ibérica. Foi invadida pelos suevos em 410 d.C., pelos visigodos em 585 d.C., e pelos mouros em 716 d.C..
A cidade foi libertada pelos cristãos em 1040 d.C., por Fernando I de Leão. Braga é conhecida como a “Roma Portuguesa” ou a “Cidade dos Arcebispos”, por ser uma das cidades cristãs mais antigas do mundo e um dos principais centros religiosos de Portugal. A sua maior atração é a Sé Catedral, a mais antiga do país.
3. Chaves
Chaves é a terceira cidade mais antiga de Portugal, tendo sido fundada pelos romanos em 79 d.C., com o nome de Aquae Flaviae. A cidade era famosa pelas suas termas, que atraíam visitantes de todo o império. Os romanos construíram também uma ponte sobre o rio Tâmega, que ainda hoje existe e é conhecida como a Ponte de Trajano.
Foi ocupada pelos bárbaros no século V, pelos mouros no século VIII, e pelos cristãos no século IX. A cidade é um destino turístico popular pela sua beleza natural, pelo seu património histórico e pela sua gastronomia, onde se destaca o famoso presunto de Chaves.
4. Porto
Porto é a quarta cidade mais antiga de Portugal, tendo sido fundada pelos romanos no século I d.C., com o nome de Portus Cale. A cidade era um importante porto comercial e militar, que deu origem ao nome de Portugal. Foi invadida pelos alanos em 409 d.C., pelos suevos em 411 d.C., pelos visigodos em 585 d.C., e pelos mouros em 711 d.C..
A cidade foi reconquistada pelos cristãos em 868 d.C., por Vímara Peres. Porto é a segunda maior cidade de Portugal e a capital da região norte. É famosa pelo seu vinho, pelo seu centro histórico, classificado como Património da Humanidade pela UNESCO, e pela sua ponte D. Luís I, projetada por um discípulo de Gustave Eiffel.
5. Guimarães
Guimarães é a quinta cidade mais antiga de Portugal, tendo sido fundada pelos romanos no século III d.C., com o nome de Vimaranes. A cidade foi um importante centro político e militar dos suevos e dos visigodos, que a fortificaram com um castelo. Foi conquistada pelos mouros em 716 d.C., e reconquistada pelos cristãos em 868 d.C., por Vímara Peres.
É considerada o berço da nação portuguesa, pois foi aqui que nasceu e viveu o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques. A cidade é famosa pelo seu centro histórico, classificado como Património da Humanidade pela UNESCO, pelo seu castelo, pela sua igreja de São Miguel do Castelo e pelo seu paço dos duques de Bragança.
6. Lamego
Lamego é a sexta cidade mais antiga de Portugal, tendo sido fundada pelos romanos no século IV d.C., com o nome de Lamecum. A cidade foi um importante centro religioso e cultural dos suevos e dos visigodos, que a dotaram de uma catedral e de um mosteiro. Foi ocupada pelos mouros em 714 d.C., e reconquistada pelos cristãos em 1057 d.C., por Fernando I de Leão.
É uma das cidades mais históricas de Portugal, pois foi aqui que se realizaram as primeiras cortes do reino, em 1143, na igreja de Almacave. A cidade é famosa pelo seu santuário de Nossa Senhora dos Remédios, pela sua catedral românica, pelo seu castelo medieval e pelo seu espumante.
7. Viseu
Viseu é a sétima cidade mais antiga de Portugal, tendo sido fundada pelos romanos no século IV d.C., com o nome de Vissaium. A cidade era um importante nó viário e comercial do império. Foi invadida pelos alanos em 409 d.C., pelos suevos em 411 d.C., pelos visigodos em 585 d.C., e pelos mouros em 714 d.C… A cidade foi libertada pelos cristãos em 1058 d.C., por Fernando I de Leão.
É uma das cidades mais culturais de Portugal, pois foi aqui que nasceu o famoso pintor do renascimento português, Vasco Fernandes, mais conhecido como Grão Vasco. A cidade é famosa pela sua catedral gótica, pelo seu museu Grão Vasco, pelo seu solar do vinho do Dão e pela sua feira anual de São Mateus.
8. Coimbra
Coimbra é a oitava cidade mais antiga de Portugal, tendo sido fundada pelos romanos no século IV d.C., com o nome de Aeminium. A cidade era um importante centro administrativo e militar do império. Foi ocupada pelos mouros em 711 d.C., e tomada definitivamente aos mouros a 24 de julho de 1064, por Fernando I de Leão. Coimbra foi a primeira capital de Portugal, entre 1139 e 1255, e é a sede da mais antiga universidade do país, fundada em 1290.
A cidade é famosa pelo seu património histórico e cultural, classificado como Património da Humanidade pela UNESCO, que inclui a universidade, a biblioteca joanina, a sé velha, o mosteiro de Santa Cruz e o convento de Santa Clara-a-Velha.
9. Lisboa
Lisboa é a nona cidade mais antiga de Portugal, tendo sido fundada pelos fenícios no século VIII a.C., com o nome de Alis Ubbo. A cidade foi depois ocupada pelos cartagineses, pelos romanos, pelos bárbaros e pelos mouros. Foi conquistada pelos cristãos em 1147 d.C., por D. Afonso Henriques, com a ajuda dos cruzados. Lisboa é a capital e a maior cidade de Portugal.
A cidade é famosa pela sua luz, pelo seu fado, pelo seu património histórico e cultural, que inclui o castelo de São Jorge, a torre de Belém, o mosteiro dos Jerónimos e o museu dos coches, e pela sua gastronomia, onde se destacam os pastéis de Belém.
10. Santarém
Santarém é a décima cidade mais antiga de Portugal, tendo sido fundada pelos romanos no século II a.C., com o nome de Scallabis. A cidade era um importante centro comercial e militar do império. Foi invadida pelos alanos em 409 d.C., pelos suevos em 411 d.C., pelos visigodos em 585 d.C., e pelos mouros em 715 d.C..
A cidade foi reconquistada pelos cristãos em 1147 d.C., por D. Afonso Henriques. Santarém é uma das cidades mais históricas de Portugal, pois foi aqui que se realizaram várias cortes do reino, que se travaram importantes batalhas contra os mouros e que se iniciou o movimento das cruzadas. A cidade é famosa pelo seu patrimônio histórico e religioso, que inclui a igreja de Santa Maria da Graça, o convento de São Francisco, o portal do sol e o milagre eucarístico de Santarém.