Têm areias de grande qualidade, águas muito apetecíveis e um mínimo de pessoas à volta. São assim as nossas praias desertas, autênticos tesouros naturais que nos permitem desfrutar de um maior contacto com a natureza, longe de uma multidão de banhistas. É claro que, para chegar a estas praias, precisa de se preparar com alguma antecedência, e por isso deverá usar calçado confortável, chapéus de abas e protetor solar.
Mas leve também papel higiénico, água, comida e uma lanterna, assim como um estojo de primeiros socorros, já que nestes locais as infraestruturas são inexistentes. E, claro, leve um saco do lixo, de modo a que possa deixar o local tão limpo como o encontrou.
Tenha também cuidado e não se aproxime de falésias, que podem derrocar e causar acidentes. E agora, com os conselhos dados, deixamos-lhe 10 praias desertas a descobrir em Portugal.
1. Praia do Norte (Nazaré)
Até há pouco tempo, era uma praia desconhecida, mas quando o surfista Garret McNamara chegou às capas dos jornais por ter conseguido surfar uma das maiores ondas do mundo aqui, tudo mudou. Ainda assim, a praia é calma, sendo mais frequentada por surfistas e praticantes de bodyboard, que ocupam mais a água que o areal. O areal é extenso, e é perfeito para fazer uma ligeira caminhada ao fim da tarde.
2. Praia da Gralha (São Martinho do Porto)
O espaço conta com bastante privacidade, uma vez que pouca gente frequenta esta praia, e, em agosto encontrará um espaço que disponibiliza refeições ligeiras. No entanto, para aqui chegar, deverá fazer uma longa caminhada, ou usar um todo-o-terreno para encurtar essa distância. Deverá também ter cuidado com o mar, já que aqui existem fortes correntes, e a praia não é vigiada.
3. Praia da Almagreira (Ferrel, Peniche)
Aqui encontra 1,5 quilómetros de praia rodeada por altas falésias, que ajudam a proteger os poucos visitantes do vento forte. Tenha sempre em conta que este não é, de todo, o local ideal para nadar, uma vez que o mar é bastante agitado. No entanto, tem as condições ideias para desportos náuticos.
4. Praia da Ursa (Sintra)
Encontra-se no Parque Natural de Sintra, bem próxima do Cabo da Roca, e tem um acesso muito difícil. A caminhada pode demorar uma hora, podendo o trajeto ser encurtado usando um todo-o-terreno. A descida até à praia é longa e difícil, mas a visão deste paraíso, considerado por muitos como uma das praias mais bonitas do mundo, compensa o cansaço.
5. Praia da Adiça (Costa da Caparica)
É muito procurada por naturistas, contando com um acesso difícil que desencoraja a maioria dos visitantes, e, por isso, a praia encontra-se quase sempre vazia. Basta estacionar perto da bae militar da NATO, e seguir através do trilho acidentado, mas que se encontra marcado. Após dez a quinze minutos de aventura, chegará à praia.
6. Praia do Ribeiro do Cavalo (Cabo Espichel)
Para qui chegar, apenas poderá usar uma embarcação, ou percorrer um longo trilho, cheio de obstáculos, através da serra da Arrábida. Para além de poder descansar e desfrutar do areal, que se encontra sempre praticamente deserto, poderá também praticar mergulho com toda a segurança, apesar de a praia não ser vigiada.
7. Praia Brejo Largo (Odemira)
Encontra-se em plena reserva natural da Costa Vicentina, tem um quilómetro de areal e é perfeita para todos os amantes da natureza, assim como para praticantes de naturismo. Nesta praia, não vigiada, apenas recomendamos que se fique pelo areal, embora possa praticar pesca desportiva nas suas águas.
8. Praia de Cacela Velha (Vila Real de Santo António)
Encontra-se na extremidade poente da antiga península da Cacela, a sul da aldeia de Cacela Velha, e está integrada no Parque Natural da Ria Formosa. A praia é extensa e de águas tépidas e calmas, de grande extensão e com uma beleza que é simplesmente de cortar a respiração. Pode aqui chegar a pé ou apanhando boleia de um pescador, sendo que no verão pode encontrar transporte mais facilmente.
9. Praia da Ponta Ruiva (Vila do Bispo)
Encontra-se perto do Cabo de São Vicente e é uma praia pequena e muito isolada. Apesar de não ter vigilância, é muito frequentada por naturistas, surfistas e praticantes de bodyboard. O nome da praia deriva da rocha, em tons avermelhados, que enquadra o areal.
10. Vila Franca do Campo (São Miguel)
Aqui encontra não uma, mas várias praias isoladas, que são banhadas pelo mar calmo e de temperatura amena, que convida aos mergulhos. Deslocando-se por entre as praias, pode apreciar a paisagem e as arribas das proximidades em todo o seu esplendor. Alguns atrativos da região são a Prainha, a Praia Grande de Água D’Alto, a Praia do Degredo, a Praia da Amora e a Praia da Vinha D’Areia.