Uma das melhores coisas que a Lisboa tem é ser uma das poucas capitais europeias com belíssimas praias a poucos minutos de distância. Apesar de grande parte destas praias serem urbanas, isto é, localizadas mesmo junto a cidades costeiras, a água é de elevada qualidade e muitas delas possuem o galardão de bandeira azul.
Ainda assim, se estiver disposto a percorrer um pouco mais de quilómetros, em localidades como Cascais, Sintra, Sesimbra e na Serra da Arrábida irá encontrar praias em natureza selvagem, pequenos paraísos que convidam ao descanso. Na região de Lisboa existem praias para todos os gostos, seja para passar um dia com os amigos ou desfrutar do sol e do mar junto com a família e as crianças.
Para lhe facilitar a vida, dividimos esta lista por localidades e por tipos de praia. Pode ainda verificar o tempo e a distância até cada uma delas. Por isso mesmo, se procura um destino de praia perto do local onde vive para ir e voltar em apenas um dia, descubra a nossa lista das melhores praias perto de Lisboa.
Praias perto de Lisboa: Sintra
1. Praia de São Julião
É a praia localizada mais a norte do concelho de Sintra, já na fronteira com o concelho de Mafra. A maior parte do areal, com 2 quilómetros de extensão, localiza-se no lado de Sintra, na margem esquerda do rio Falcão. É muito frequentada por adeptos de bodyboard e de surf, além de outros desportos aquáticos. Além disso, é também um ótimo local para a realização de pesca desportiva. É uma praia bastante ventosa e com água fria. Mesmo assim, vale sempre a pena graças ao seu extenso areal e aos bares de apoio.
- Distância: 45 km
- Tempo: 49 minutos
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Sim.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Fácil e abundante.
- Acesso: Rume até São João das Lampas e siga as placas que indicam a direção para a praia.
- Dicas: A zona é famosa pelo seu delicioso pão saloio. Pare em qualquer uma das aldeias antes da praia e abasteça a cesta para a merenda.
- Na zona: Na freguesia de São João das Lampas, visite a aldeia de Gouveia, famosa pelos seus azulejos espalhados por toda a parte com versos de um poeta local.
- Boa para: Adeptos de desportos aquáticos.
2. Praia das Maçãs
Diz a lenda que o nome desta praia deriva do facto de em tempos aqui desaguar um rio que passava por pomares e que levava as maçãs caídas até ao mar. E assim nasceu a Praia das Maçãs, uma das mais famosas praias de Sintra. O areal tem cerca de 250 metros e à sua volta existem muitos bares, cafés e restaurantes. Existe ainda uma piscina de água salgada e um parque infantil. A Praia das Maçãs era uma das favoritas dos Sintrenses no passado, muito por causa do famoso elétrico, cuja última paragem é neste local.
- Distância: 40 km
- Tempo: 46 minutos
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Sim.
- Duches: Sim.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Fácil e abundante.
- Acesso: Rume até Colares e siga as indicações até à praia.
- Dicas: O elétrico está de novo em atividade e pode ser um passeio engraçado para fazer em família.
- Na zona: Os muitos restaurantes locais servem bons pratos de peixe e marisco.
- Boa para: Famílias com crianças.
3. Praia da Adraga
Em pleno Parque Natural de Sintra/Cascais, a Praia da Adraga é muito frequentada durante a época balnear. A areia é fina e as escarpas que a rodeiam proporcionam-lhe um ambiente acolhedor. No restaurante que serve de apoio à praia pode desfrutar de excelentes pratos de peixe e marisco. E para culminar… não deixe de apreciar a Pedra de Alvidrar, na zona sul da praia, e as suas grutas. Na zona norte, é possível praticar nudismo com alguma privacidade.
- Distância: 44 km
- Tempo: 49 minutos
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Sim.
- Duches: Sim.
- WC: Sim.
- Estacionamento: É perto da praia, mas muito concorrido durante os fins de semana de Verão.
- Acesso: Rume até Almoçageme e siga as placas que indicam a direção da praia.
- Dicas: Visite a Pedra de Alvidrar e as suas grutas.
- Na zona: O restaurante de apoio à praia serve excelentes pratos de peixe e marisco.
- Boa para: Jovens, adeptos do nudismo e pescadores.
4. Praia Grande
O nome não engana: é mesmo uma das maiores praias de Sintra. É também uma das mais frequentadas e aqui se realizam várias provas importantes de modalidades desportivas como o Bodyboard. A areia é dourada, as arribas são escarpadas e a água é um pouco fria: está em Sintra, sem dúvida! A praia é bastante concorrida durante o mês de Agosto, mas tem sempre espaço para mais um.
- Distância: 44 km
- Tempo: 46 minutos
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Sim.
- Duches: Sim.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Fácil e abundante mas pode ser complicado nos fins de semana de Agosto.
- Acesso: Rume até Colares e siga as placas que indicam a direção para a praia.
- Dicas: Desfrute de um bom prato de marisco acompanhado por um vinho verde bem fresco no fabuloso Bar do Fundo.
- Na zona: Vale a pena subir até ao topo da escarpa do lado sul da praia e apreciar as pegadas de dinossauro (e as vistas).
- Boa para: Adeptos de desportos aquáticos e famílias com crianças.
Praias perto de Lisboa: Ericeira e arredores
5. Praia de Ribeira de Ilhas
É uma das mais bonitas e populares praias da Ericeira, no concelho de Mafra. Nos últimos anos, tornou-se palco de diversos campeonatos internacionais de surf graças à qualidade das suas ondas. Aliás, a ondulação costuma ser forte e com ondas de grande dimensão, principalmente durante os meses de inverno.
- Distância: 52 km
- Tempo: 46 minutos
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Sim.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Sim, gratuito.
- Acesso: Pela N247.
- Dicas: Está numa das melhores praias de Portugal para fazer surf. Pode aproveitar para aprender numa das várias escolas perto da praia de Ribeira de Ilhas.
- Na zona: Suba até ao miradouro localizado no lado esquerdo da praia e aprecie a paisagem e o pôr-do-sol.
- Boa para: Surfistas.
6. Praia da Foz do Lizandro
Esta é a maior praia do concelho de Mafra. Localiza-se, tal como o nome indica, na foz do rio Lizandro. Para além de todas as condições necessárias para um excelente dia de banhos e sol, a praia da Foz do Lizandro é também um local de diversão: bares, restaurantes e equipamentos desportivos no areal fazem as delícias dos banhistas e proporcionam todas as condições necessárias para um dia muito bem passado.
- Distância: 52 km
- Tempo: 48 minutos
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Sim.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Sim, gratuito.
- Acesso: Pela N247.
- Dicas: O lado esquerdo da praia é alimentado pelas águas (um pouco mais quentes) do Lizandro. Se tem crianças, é um ótimo local para as levar a banhos.
- Na zona: Os bares e restaurantes desta praia são ótimos locais de convívio.
- Boa para: Grupos de jovens e famílias com crianças.
7. Praia do Sul
É uma das praias mais familiares da Ericeira. Aqui toda a gente se conhece e é uma das melhores para famílias com crianças. Está abrigada dos ventos vindos do norte, o que a torna numa das praias mais seguras da região. Mas mesmo assim, as suas ondas são boas o suficiente para fazerem as delícias de surfistas e bodyboarders.
- Distância: 50 km
- Tempo: 47 minutos
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Sim.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Sim, mas bastante limitado.
- Acesso: Pelo centro histórico da Ericeira.
- Dicas: É uma das melhores praias da Ericeira para famílias. O lado norte da praia forma uma pequena piscina oceânica, ótima para crianças desde que se tenham os devidos cuidados.
- Na zona: Ericeira é famosa, não apenas pelo surf, mas também pela sua gastronomia (especialmente os pratos de peixe).
- Boa para: Adeptos de desportos náuticos e famílias com crianças.
Praias na região de Lisboa: Arrábida, Sesimbra e Setúbal
8. Praia do Ribeiro do Cavalo
A publicidade que ganhou nos últimos anos destruiu parte do seu encanto. Mas acreditamos que, se for a primeira vez que visita a praia do Ribeiro do Cavalo, irá adorar a experiência. Este era um daqueles tesouros quase secretos da Arrábida. Mas a era da internet tratou de tirar-lhe esse misticismo. Hoje, são muitos os veraneantes que aqui se deslocam para apreciar a paisagem e as águas cristalinas. Mas não se esqueça: sendo uma praia selvagem, não há qualquer tipo de serviços e a praia não é vigiada.
- Distância: 40 km
- Tempo: 47 minutos
- Vigiada: Não.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Não.
- WC: Não.
- Estacionamento: Sim, ao longo da estrada, antes de chegar à pedreira.
- Acesso: A partir do Clube Naval de Sesimbra, siga até ao Farol do Forte do Cavalo e daí em direção à pedreira. A praia fica do lado esquerdo e deve seguir um trilho a pé para chegar até ela.
- Dicas: Tratando-se de uma praia selvagem, deve levar consigo tudo o necessário para um dia de praia e calçado adequado para fazer o caminho a pé.
- Na zona: Aproveite para conhecer melhor a Arrábida e outras das suas belas praias fazendo o Trilho do Cabo Espichel.
- Boa para: Grupos de jovens.
9. Praia do Portinho da Arrábida
Este é um dos cartões postais mais famosos das melhores praias da Arrábida. E não é razão para menos! A praia do Portinho da Arrábida é uma das mais famosas e concorridas da região. A água é azul turquesa e, atrás de si, fica uma floresta de um verde deslumbrante que proporciona um ambiente único. Começou por ser uma pequena aldeia piscatória mas depressa atraiu veraneantes de todos os locais. Visitar o Portinho da Arrábida vale a pena também pelo peixe e marisco servido nos seus restaurantes. E com um passeio pelo areal, é possível chegar até à praia do Creiro.
- Distância: 49 km
- Tempo: 58 minutos
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Sim.
- Duches: Não.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Sim, mas escasso.
- Acesso: Pela EN10.
- Dicas: Os restaurantes locais são famosos pelos seus pratos de peixe e marisco.
- Na zona: Bem perto, pode visitar a Lapa de Santa Margarida, uma gruta com uma pequena capela no interior.
- Boa para: Grupos de jovens e casais sem filhos.
10. Praia de Galapos
A silhueta deslumbrante da Serra da Arrábida, lá no fundo, atrás da praia, lembra-nos onde estamos: acabámos de chegar à praia de Galapos. Qualquer semelhança com uma praia tropical é injusta. As praias da Arrábida são únicas e irrepetíveis e a de Galapos é uma das melhores provas disso mesmo. O mar é tranquilo e a ondulação é fraca. A água é cristalina (ou não estivéssemos em pleno Parque Natural). E mesmo que receba muitos mais veraneantes do que antigamente, vale sempre a pena voltar e deslumbrar-se com a paisagem.
- Distância: 48 km
- Tempo: 57 minutos
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Não.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Escasso, ao longo da estrada nacional.
- Acesso: Pela N10.
- Dicas: Evite levar o seu carro utilizando os transportes públicos a partir de Setúbal.
- Na zona: Se é fã de parapente, pode experimentar esta atividade um pouco acima da Praia de Galapos, seguindo pela EN379.
- Boa para: Grupos de jovens e casais sem filhos.
11. Praia do Creiro
Fica mesmo ao lado da praia do Portinho da Arrábida e começou a receber muitos mais banhistas desde que foi construído um parque de estacionamento e uma estrada de acesso. Com os bons acessos vieram também os serviços. Hoje, a praia do Creiro dispõe de restaurantes e é vigiada durante a época balnear. E se a maré estiver baixa, pode atrever-se a caminhar pelo areal à sua esquerda até às secretas e isoladas praias do Monte Branco e da Anixa.
- Distância: 49 km
- Tempo: 58 minutos
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Não.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Sim,ao longo da estrada que liga a EN10 à praia.
- Acesso: Pela EN10.
- Dicas: Os restaurantes locais são famosos pelos seus pratos de peixe e marisco.
- Na zona: Mesmo antes de chegar à praia, e depois do parque de estacionamento, fica a estação arqueológica do Creiro.
- Boa para: Grupos de jovens e casais sem filhos.
12. Praia dos Coelhos
Prometa-nos uma coisa: não fale a ninguém desta praia! Pode ser? A praia dos Coelhos tem o privilégio raro de não ter qualquer placa a assinalar a sua presença nem sequer estrada que possibilite chegar lá de carro. Por isso mesmo, apesar da enchente de turistas nos últimos anos, continua a ser uma das praias mais secretas da Arrábida. Trata-se de uma praia selvagem e por isso não é vigiada nem tem serviços de apoio. Para lá chegar, é preciso percorrer um trilho pedestre um pouco escondido (leve calçado confortável). O esforço é compensado pela tranquilidade de uma praia paradisíaca, uma das mais bonitas da Arrábida.
- Distância: 48 km
- Tempo: 56 minutos
- Vigiada: Não.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Não.
- WC: Não.
- Estacionamento: Escasso, ao longo da estrada nacional.
- Acesso: Por um trilho pedestre que começa na EN10.
- Dicas: Sendo uma praia sem qualquer tipo de serviço de apoio, deve levar consigo tudo o necessário, incluindo água e comida.
- Na zona: A partir do miradouro do Norte pode avistar esta e outras praias. Está localizado um pouco acima desta praia, seguindo pela EN379.
- Boa para: Grupos de jovens e casais sem filhos.
13. Praia de Albarquel
Aqui começa o Parque Natural da Serra da Arrábida. Mas, para dizer a verdade, ainda está em Setúbal. A Praia de Albarquel é, portanto, a mais urbana das praias da Arrábida. É possível chegar aqui de carro, mas talvez o mais agradável seja um passeio pelo Parque Urbano de Albarquel, que termina no Forte de Albarquel. Logo a seguir, fica a praia! Por ficar mais perto da cidade, é também uma boa opção para famílias com crianças.
- Distância: 52 km
- Tempo: 46 minutos
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Sim.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Sim, mesmo junto à praia.
- Acesso: Pela N10-4 ou pelo parque urbano.
- Dicas: Pode estacionar o seu carro no parque urbano, de modo a evitar surpresas por falta de estacionamento junto à praia.
- Na zona: O parque urbano de Albarquel, mesmo ao lado, é ótimo para descontrair depois da praia.
- Boa para: Famílias com crianças.
14. Praia da Figueirinha
Na lista das melhores praias da Arrábida não poderia faltar, obviamente, a praia da Figueirinha. É a maior da região e uma das mais próximas a Setúbal e, por isso mesmo, uma das mais concorridas. Mas há espaço para todos! A partir dela pode contemplar a Península de Tróia para um lado, e o Portinho da Arrábida para o outro. Um cenário de sonho! As águas são calmas e pouco profundas, o que faz da praia da Figueirinha uma das melhores para famílias com crianças.
- Distância: 58 km
- Tempo: 55 minutos
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Sim.
- Duches: Sim.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Sim, mesmo junto à praia.
- Acesso: Pela N10.
- Dicas: Evite levar o seu carro utilizando os transportes públicos a partir de Setúbal.
- Na zona: O local é fantástico para a prática de windsurf.
- Boa para: Famílias com crianças.
15. Praia do Ouro
A praia do Ouro é uma das mais centrais praias de Sesimbra, juntamente com a praia da Califórnia. E por ser mesmo no centro da vila é também uma das mais frequentadas. A elevada qualidade desta praia faz dela uma das praias portuguesas que ostenta a Bandeira Azul há mais anos. O areal é de grandes dimensões e o mar é calmo, com ondulação suave. Um passeio ao longo da marginal leva-o até ao Forte de Santiago, onde a praia termina.
- Distância: 39 km
- Tempo: 45 minutos
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Sim.
- Duches: Sim.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Sim, mas escasso e pago. O estacionamento gratuito mais próximo é na rua 4 de Maio.
- Acesso: Pela N37.
- Dicas: Durante a época balnear existem várias actividades, entre as quais uma demonstração da Arte Xávega. Se tiver oportunidade, não perca!
- Na zona: Os restaurantes de Sesimbra são famosos pela qualidade dos seus pratos de peixe e marisco.
- Boa para: Famílias com crianças.
16. Praia da Califórnia
É uma das 2 praias de Sesimbra, juntamente com a praia do Ouro (da qual está separada pelo Forte de Santiago. A praia da Califórnia fica do lado esquerdo do Forte e tem um areal com mais de 1000 metros onde o mar é calmo e com ondulação suave. Apesar de grande, é uma praia que atrai muitos veraneantes e que pode tornar-se bastante frequentada. Tem Bandeira Azul e no local não faltam bares e restaurantes de apoio. Também é possível alugar espreguiçadeiras à sombra. É uma das melhores praias de Sesimbra para famílias com crianças.
- Distância: 39 km
- Tempo: 47 minutos
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Sim.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Sim, mas pago e escasso. Tente procurar estacionamento em Sesimbra, um pouco mais longe.
- Acesso: Pela N378 ou pela M585.
- Dicas: Durante a época balnear existem várias actividades para crianças, incluindo insufláveis no mar onde se podem divertir em segurança.
- Na zona: Vale a pena visitar o Castelo de Sesimbra e apreciar a paisagem circundante.
- Boa para: Famílias com crianças.
Praias de Lisboa: Costa da Caparica
17. Praia do Infante
É uma das maiores praias da Costa da Caparica. O seu areal, além de extenso, possui areia fina e branca e é protegido por dunas bem conservadas com vegetação rasteira. A praia do Infante tem a particularidade de ser uma das praias mais próximas da Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica e a sua envolvente florestal faz parte da rede de Matas Nacionais. É, por isso mesmo, uma das praias mais agradáveis desta região.
- Distância: 22 km
- Tempo: 31 minutos
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Sim.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Sim, mesmo antes da praia.
- Acesso: Pela N377-2.
- Dicas: Os restaurantes locais são famosos pelos seus pratos de peixe e marisco.
- Na zona: A Arriba Fóssil da Costa da Caparica fica mesmo perto e é um monumento geológico digno de se ver.
- Boa para: Grupos de jovens e famílias com filhos.
18. Praia da Morena
Frequentada sobretudo por gente mais jovem, a Praia da Morena é conhecida como “Praia do Borda d’Água”. o nome do bar que lhe serve de apoio. E não é por acaso… segundo consta, é um dos melhores bares de praia da Costa da Caparica. Nesta praia são também frequentes as famílias com crianças pequenas que, na maré vazia, aproveitam as pequenas lagoas formadas para se divertirem.
- Distância: 22 km
- Tempo: 31 minutos
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Sim.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Sim, mesmo antes da praia.
- Acesso: Pela N377-2.
- Dicas: Os restaurantes locais são famosos pelos seus pratos de peixe e marisco.
- Na zona: A Arriba Fóssil da Costa da Caparica fica mesmo perto e é um monumento geológico digno de se ver.
- Boa para: Grupos de jovens e famílias com filhos.
19. Praia da Rainha
Esta é uma das melhores praias para famílias com crianças na Costa da Caparica. O areal é extenso, de areia branca e fina. A praia da Rainha possui um parque de estacionamento muito bem arranjado e até um heliporto. Talvez por isso mesmo seja muito procurada por colónias de férias. Se tiver sorte (se for do dia e na hora certa) pode ver os pescadores a fazer a tão típica Arte Xávega, muito característica desta região.
- Distância: 20 km
- Tempo: 27 minutos
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Sim.
- Duches: Sim.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Sim, mesmo antes da praia.
- Acesso: Pela N377-2.
- Dicas: Os restaurantes locais são famosos pelos seus pratos de peixe e marisco.
- Na zona: A Arriba Fóssil da Costa da Caparica fica mesmo perto e é um monumento geológico digno de se ver.
- Boa para: Famílias com crianças.
20. Praia da Cabana do Pescador
Longe vão os tempos em que, nesta praia, apenas existia a cabana de um pescador (daí o nome da praia). As suas boas condições atraíram cada vez mais veraneantes e agora tem dias, especialmente aos fins de semana, em que pode estar bastante lotada. É procurada sobretudo por grupos de jovens e praticantes de desportos na areia. As dunas estão protegidas por passadiços de madeira ao longo de toda a praia.
- Distância: 21 km
- Tempo: 27 minutos
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Sim.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Sim, mesmo antes da praia.
- Acesso: Pela N377-2.
- Dicas: Os restaurantes locais são famosos pelos seus pratos de peixe e marisco.
- Na zona: A Arriba Fóssil da Costa da Caparica fica mesmo perto e é um monumento geológico digno de se ver.
- Boa para: Grupos de jovens.
21. Praia da Fonte da Telha
É aqui que fica a última paragem do comboio que percorre as praias da Costa da Caparica. A praia da Fonte da Telha é muito procurada por praticantes de surf e tem uma dos maiores areais da região. Na realidade, acabam por ser várias praias num único areal, que se dividem consoante o restaurante que serve de apoio a cada uma. Aliás, a elevada quantidade de restaurantes que aqui existe não é por mero acaso: os pratos de peixe e marisco desta praia são dos mais populares em toda a Costa da Caparica.
- Distância: 26 km
- Tempo: 31 minutos
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Sim.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Sim, nas ruas da localidade.
- Acesso: Pela N377.
- Dicas: Os restaurantes locais são famosos pelos seus pratos de peixe e marisco.
- Na zona: Já que aqui está, dê um salto até à Lagoa da Albufeira, mais a sul. É uma ótima viagem para se fazer com crianças.
- Boa para: Grupos de jovens e famílias com filhos.
Melhores praias de Lisboa: Linha de Cascais
22. Praia de Carcavelos
Esta é a primeira das praias de Cascais para quem se desloca a partir de Lisboa. O areal é de grandes dimensões e a forte ondulação das suas águas faz com que seja muito procurada por adeptos de Surf, Windsurf e Bodyboard, sendo aqui realizadas diversas competições nacionais e internacionais. Enquadrada pelo Forte de São Julião da Barra, aqui se costumam realizar campeonatos de voleibol e futebol de praia.
- Distância: 23 km
- Tempo: 25 minutos
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Sim.
- Duches: Sim.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Sim, do outro lado da marginal.
- Acesso: Pela N6 (marginal de Cascais).
- Dicas: É muito concorrida durante o Verão, muito por causa da sua proximidade a Lisboa e dos bons acessos de que dispõe.
- Na zona: Na parte oposta da marginal existe um grande espaço verde com campos de futebol e circuito para BTT.
- Boa para: Grupos de jovens, surfistas e famílias com crianças.
23. Praia do Tamariz
É outra das mais famosas praias de Cascais e a praia de excelência da Costa do Estoril. Localiza-se mesmo em frente aos jardins do Casino Estoril e dispõe de bons acessos. É muito procurada por escolas e colónias de férias e poucos serão os lisboetas que não têm memórias de infância nesta praia. Possui ainda uma piscina oceânica de acesso gratuito.
- Distância: 26 km
- Tempo: 28 minutos
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Sim.
- Duches: Sim.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Limitado, ao longo da marginal.
- Acesso: Pela N6 ou de comboio.
- Dicas: Não se esqueça de tirar a fotografia da praxe com o Forte da Cruz como pano de fundo.
- Na zona: Vale muito a pena visitar os Jardins do Casino Estoril, especialmente com crianças pequenas.
- Boa para: Grupos de jovens e famílias com crianças.
24. Praia da Torre
Localizada entre a Fortaleza de São Julião da Barra e a Marina de Oeiras, é talvez a melhor praia para famílias perto de Lisboa. Isto graças ao seu ambiente requintado e aos equipamentos de qualidade que possui. Por estar mais abrigada, é também protegida dos ventos fortes e as suas águas são mais calmas. Além disso, a Piscina Oceânica de Oeiras está mesmo ao lado e é mais um atrativo para as crianças.
- Distância: 23 km
- Tempo: 25 minutos
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Sim.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Pago junto à praia e gratuito do outro lado da marginal.
- Acesso: Pela N6 (marginal de Cascais).
- Dicas: Esta é uma das melhores praias perto de Lisboa para quem procura animação noturna junto ao mar.
- Na zona: Aqui começa o Passeio Marítimo de Oeiras, que se estende até à Praia de Paço de Arcos.
- Boa para: Famílias com crianças.
25. Praia do Guincho
É uma das mais emblemáticas (e míticas) praias de Cascais. A praia do Guincho está inserida no Parque Natural Sintra/Cascais e aqui se realizam campeonatos mundiais de Surf, Windsurf e Kitesurf. É uma das maiores praias da região (e do país) e mesmo com elevada afluência de veraneantes, há sempre espaço para mais alguém. O melhor de tudo? A envolvente paisagística! Uma praia a não perder!
- Distância: 33 km
- Tempo: 33 minutos
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Sim.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Sim, gratuito.
- Acesso: Pela N247 ou utilizando os autocarros 405 ou 410.
- Dicas: Se quiser aprender, existe uma escola de Kitesurf na praia.
- Na zona: Depois de ir a banhos, aproveite para dar uma volta de carro pela Serra de Sintra.
- Boa para: Famílias com crianças, grupos de jovens e surfistas.