Quais são as praias mais bonitas do Algarve? O Algarve é o destino de praia por excelência em Portugal. São muitos mais os locais a visitar no Algarve além das praias, mas se está à procura de sol e mar de qualidade, este é o destino ideal. São muitos os portugueses que, quando chega o Verão, rumam à costa algarvia em busca de mar e sol.
São também cada vez mais os estrangeiros que visitam o Algarve e que acabam por comprar casa na região e transformar este destino turístico na sua segunda casa ou, em muitos casos, na primeira.
As melhores praias do Algarve podem não ser, necessariamente, do agrado de todos. Depende sobretudo do tipo de praia que cada turista aprecia. No entanto, as praias do Algarve são variadas e tanto pode encontrar praias rodeadas por falésias como praias longas de areia branca, praias quase desertas e praias a abarrotar de gente. Descubra as melhores e as mais bonitas praias do Algarve.
1. Praia Dona Ana (Lagos)
É uma das mais famosas e bonitas praias do Algarve. Aliás, esta praia paradisíaca é presença habitual nos postais ilustrados da região. As suas águas são límpidas e tranquilas e o areal é abrigado por falésias. As rochas espalhadas pela areia dão um toque pitoresco à paisagem e abrigam algumas formas de vida marinha. O único senão? As águas desta praia são surpreendentemente frias, mesmo durante o Verão. Mas aqui entre nós… vale bem a pena!
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Sim.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Sim, na estrada de acesso à praia.
- Acesso: Pela Alameda Dr. Armando Soares Pinto.
- Dicas: A praia da Dona Ana pode ficar muito concorrida durante o Verão. Se procura uma praia com mais espaços, opte pela Meia Praia, em Lagos.
- Na zona: O restaurante que serve de apoio ao areal confeciona excelentes pratos de peixe fresco e marisco.
- Boa para: Grupos de jovens e casais sem filhos.
2. Praia da Manta Rota (Vila Real de Santo António)
Localizada na Baía de Monte Gordo, a praia de Manta Rota é uma das melhores praias do Algarve para famílias com crianças. Isto porque, quando a maré baixa, a pouca profundidade das águas permite que se avance pelo mar adentro durante vários metros. Além disso, o seu areal extenso possibilita a prática de diversos desportos e, além disso, garante espaço para estender a toalha sem se preocupar com os vizinhos. Também pode alugar espreguiçadeiras, caso prefira mais conforto.
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Sim.
- Duches: Sim.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Sim, na estrada de acesso à praia.
- Acesso: Pela EM509.
- Dicas: O acesso é feito por um passadiço de madeira que deve utilizar de forma a preservar as dunas da praia.
- Na zona: Tratando-se de um areal extenso e ligado a outras praias, pode optar por fazer uma caminhada para o lado direito até à praia de Cacela Velha.
- Boa para: Grupos de jovens e famílias com crianças.
3. Praia da Cova Redonda (Lagoa)
Esta é uma das melhores praias de Lagoa e também já foi considerada como uma das mais bonitas da Europa. A praia da Cova Redonda está completamente rodeada por falésias que lhe proporcionam um ambiente calmo e acolhedor, ideal para famílias com crianças. As águas são límpidas e cristalinas e a areia é fina e branca. E até mesmo o caminho para chegar ao areal é mágico: uma grande escada de calçada portuguesa conduz os veraneantes até esta praia de águas azul turquesa.
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Sim.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Terá que deixar o seu carro numa das ruas adjacentes e descer a pé pelas escadas de acesso à praia.
- Acesso: Pela rua da Cova Redonda.
- Dicas: Evite estender a sua toalha junto às arribas, que podem ser instáveis.
- Na zona: Existem muitas outras pequenas praias na região, algumas quase secretas mas também de difícil acesso. Se quiser explorá-las, faça-o com os devidos cuidados.
- Boa para: Famílias com filhos e grupos de jovens.
4. Praia da Marinha (Lagoa)
A paradisíaca praia da Marinha já foi considerada uma das 100 mais belas praias do mundo. E não é por acaso. A natureza deslumbrante destas paragens excede tudo aquilo que se possa imaginar. A água azul e cristalina é povoada por rochas e pórticos suspensos sobre o mar. A fauna é outro dos atrativos desta praia, que é ótima para a prática de mergulho. O areal é pequeno mas aconchegante. Nas redondezas existem outras pequenas praias e várias grutas para explorar.
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Não.
- WC: Não.
- Estacionamento: Sim, mesmo antes de chegar à praia.
- Acesso: Pela EM1154.
- Dicas: Trata-se de uma praia relativamente pequena e que pode encher facilmente durante os meses de Verão. Vá bem cedo se quiser apanhar um lugar.
- Na zona: O parque de merendas, mesmo ao lado do parque de estacionamento, é ótimo para fazer merendas em família com com amigos.
- Boa para: grupos de jovens e famílias sem filhos.
5. Praia de Odeceixe (Aljezur)
Não há qualquer dúvida: a praia de Odeceixe é uma das mais bonitas do Algarve e é um autêntico cartão postal da região. É ladeada por arribas, sendo que a Ribeira de Seixe passa mesmo ao lado de uma delas em direção ao mar. Por isso mesmo, pode optar por banhar-se nas águas do oceano ou nas águas um pouco mais quentes da ribeira. Quando a maré baixa, formam-se pequenas lagoas no areal que fazem as delícias dos mais pequenos. O local é também procurado por adeptos do surf.
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Sim.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Sim, mesmo antes de chegar à praia.
- Acesso: Siga pela N120 até Odeceixe e a partir daí basta seguir as placas que indicam a direção da praia.
- Dicas: No lado esquerdo da praia de Odeceixe existe uma praia de naturismo, a praia das Adegas.
- Na zona: Odeceixe merece uma visita e é um ótimo local para jantar depois de um dia de praia.
- Boa para: grupos de jovens, surfistas e famílias com crianças.
6. Praia do Carvoeiro (Lagoa)
A pequena vila de pescadores do Carvoeiro tornou-se, nos últimos anos, num centro turístico de excelência em Lagoa. E não faltam razões para isso: as ruas e as casas ainda mantêm vestígios de outrora, descendo em cascata até à praia, com pitorescas portas e janelas decoradas com flores. O areal é pequeno mas aconchegante. Nele repousam barcos dos pescadores que agora se dedicam a levar os turistas até às grutas marinhas das redondezas. Ao longo das arribas existem trilhos e passadiços para explorar.
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Sim.
- Duches: Sim.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Terá que deixar o seu carro numa das ruas da vila do Carvoeiro.
- Acesso: Pelo centro da vila do Carvoeiro.
- Dicas: Aproveite para desfrutar dos pratos de peixe e marisco num dos excelentes restaurantes da vila.
- Na zona: No lado esquerdo da praia existe um miradouro que proporciona excelentes vistas para a vila e para o areal.
- Boa para: Famílias com filhos.
7. Praia da Albandeira (Lagoa)
Mais uma das praias de Lagoa a entrar diretamente para a lista das mais paradisíacas em Portugal. E não é por acaso! A praia da Albandeira é um pequeno recanto (pequeno mesmo, tal como o seu areal) repleto de encanto. As formações rochosas que circundam esta praia proporcionam um ambiente único, especialmente o famoso arco da Albandeira. O mar é azul, puro e cristalino. E nas redondezas existem muitas outras pequenas praias, quase secretas, assim como grutas que vale a pena explorar.
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Sim.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Sim, mesmo antes de chegar à praia.
- Acesso: Pela estrada da Albandeira.
- Dicas: Evite estender a sua toalha junto às arribas, que podem ser instáveis.
- Na zona: Existem outras pequenas praias na região e também grutas marinhas. Pode alugar um barco e explorá-las.
- Boa para: Famílias com filhos e grupos de jovens.
8. Praia do Camilo (Lagos)
Esta é, sem dúvida, uma das praias mais bonitas de Lagos e de todo o Algarve. A praia do Camilo, de pequenas dimensões, está aconchegada entre falésias que proporcionam um ambiente único. Para chegar ao areal é preciso descer por uma escadaria com 200 degraus (o pior é o regresso, quando terá que os subir). Do alto da falésia é possível vislumbrar grande parte da costa entre Lagos e Albufeira.
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Sim.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Sim, mesmo junto à praia.
- Acesso: Pela M536.
- Dicas: A escada de acesso é íngreme e pouco propícia a pessoas com mobilidade reduzida.
- Na zona: O restaurante Camilo, no topo da falésia, serve peixe e marisco de qualidade e possuis vistas fantásticas para a costa de Lagos.
- Boa para: Grupos de jovens e casais sem filhos.
9. Praia dos 3 Irmãos (Portimão)
Mesmo ao lado da praia do Alvor (existe até quem considere que se trata apenas da continuação desta praia), a praia dos 3 irmãos é um pequeno areal completamente protegido por arribas que lhe proporcionam um ambiente acolhedor. A beleza da paisagem envolvente aumenta ainda mais quando o sol termina. É que esta praia é considerada como uma das melhores do Algarve para contemplar o pôr-do-Sol. Com algum cuidado, pode aventurar-se mais para o seu lado esquerdo e contemplar alguns algares (grutas nas encostas).
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Sim.
- Duches: Sim.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Sim, mesmo junto à praia.
- Acesso: Pela M531 e siga pelas placas que indicam a direção da praia quando estiver perto do aldeamento Prainha Club.
- Dicas: No lado esquerdo da praia dos três irmãos existem diversos algares que pode explorar com os devidos cuidados.
- Na zona: Depois de um dia de praia, rume até Ferragudo, que está bem perto, e aprecie uma típica vila piscatória algarvia.
- Boa para: Grupos de jovens e famílias com crianças.
10. Praia do Monte Clérigo (Aljezur)
Nos últimos anos, a praia do Monte Clérigo, em Aljezur, tem atraído cada vez mais turistas e vai deixando de ser um segredo bem guardado ao qual poucos tinham acesso. O areal é grande e, quando a maré baixa, formam-se pequenas piscinas naturais, perfeitas para a diversão dos mais pequenos. É também possível encontrar caranguejos e estrelas do mar ao longo da linha de praia. Mesmo ao lado existe um pinhal, perfeito para piqueniques em família.
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Sim.
- Duches: Sim.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Sim, mesmo junto à praia.
- Acesso: Pela EM1003-1.
- Dicas: Trata-se de uma praia ótima para aprender a surfar.
- Na zona: Os restaurantes de Monte Clérigo são famosos pelos seus pratos de peixe fresco e marisco.
- Boa para: Surfistas, campistas e famílias com filhos.
11. Praia do Carvalho (Lagoa)
A praia do Carvalho torna-se um pequeno paraíso para quem a puder apreciar e tirar partido de aspetos como a caverna que permite aceder-lhe, o areal completamente rodeado por falésias e o rochedo que se avista mar adentro. Até o próprio acesso à praia é especial, pois foi esculpido à mão entre as falésias rochosas que protegem o areal, sob a forma de caverna. No cimo existe uma área com variedades interessantes de vegetação costeira, igualmente agradável à vista.
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Não.
- WC: Não.
- Estacionamento: Sim, mesmo antes de chegar à praia.
- Acesso: Siga pela estrada do Carvalho e deixe o seu carro no parque de estacionamento. Aceda à praia através de um túnel escavado na rocha.
- Dicas: Evite estender a sua toalha junto às arribas, que podem ser instáveis.
- Na zona: Não existe qualquer estrutura de apoio e por isso deve levar consigo tudo o necessário para um dia de praia.
- Boa para: Grupos de jovens.
12. Praia de Benagil (Lagoa)
A pequena mas aconchegante praia de Benagil, em Lagoa, ganhou fama mundial nos últimos anos, muito por causa da gruta com o mesmo nome que se encontra mesmo ao lado. As águas são calmas, azuis e cristalinas. As arribas que a rodeiam, típicas desta zona do Algarve, proporcionam um ambiente acolhedor e propício para um dia de praia em família. No areal existem barcos típicos de pescadores que fazem visitas guiadas às grutas das redondezas.
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Sim.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Sim, ao longo da estrada de Benagil.
- Acesso: Pela M1273.
- Dicas: Faça uma visita guiada até ao famoso Algar de Benagil, mesmo ao lado da praia.
- Na zona: Esta é uma ótima praia para praticar Stand Up Paddle, caso seja adepto deste desporto náutico.
- Boa para: Grupos de jovens.
13. Praia do Barril (Tavira)
A praia do Barril, sensivelmente a meio da Ilha de Tavira, é uma das mais carismáticas praias do Algarve. É facilmente reconhecível pelo seu conjunto de grandes âncoras enterradas no areal. E é ainda uma das mais calmas e menos frequentadas de toda a costa algarvia, conseguindo ser espaçosa mesmo durante a época alta. Chegar a esta praia é outro dos seus atrativos (e que deixam as crianças sempre felizes): o acesso é feito através de um pequeno comboio turístico que parte do aldeamento turístico de Pedras d’El Rei.
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Sim.
- Duches: Não.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Terá que deixar o seu carro em Pedras d’El Rei e apanhar o comboio turístico até à praia.
- Acesso: Pela M1347 até Pedras d’El Rei, estacione aí o seu carro e apanhe o comboio.
- Dicas: Não se esqueça que esta praia está inserida num parque natural e por isso deve ter todo o cuidado em respeitar a natureza envolvente.
- Na zona: Aprecie o cemitério de âncoras que existe na praia.
- Boa para: Grupos de jovens e famílias com filhos.
14. Praia de Cabanas (Tavira)
A praia de Cabanas é uma das mais famosas praias de Tavira. O areal é estreito mas bastante longo e fica mesmo em frente à povoação de Cabanas, cuja população esteve sempre ligada à pesca do atum. A única forma de aceder à ilha (e à sua praia) é de barco, precisamente a partir da marginal de Cabanas. Uma das melhores coisas que aqui pode fazer (para além de ir a banho e apanhar sol) é caminhar pela praia e apreciar a natureza envolvente que faz ainda parte do Parque Natural da Ria Formosa.
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Não.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Terá que deixar o seu carro na marginal de Cabanas, perto do local onde apanha o barco até à praia.
- Acesso: De barco, a partir da marginal de Cabanas.
- Dicas: Não se esqueça que esta praia está inserida num parque natural e por isso deve ter todo o cuidado em respeitar a natureza envolvente.
- Na zona: Depois de um dia de praia, rume de novo até Cabanas e aprecie os excelentes pratos de peixe e marisco nos restaurantes da povoação.
- Boa para: Grupos de jovens e famílias com filhos.
15. Praia da Fuseta (Olhão)
No concelho de Olhão, pode encontrar 5 praias, situadas no Parque Natural da Ria Formosa. Em frente à vila de Fuseta, na zona oeste da Ilha de Armona, pode encontrar a praia da Fuseta, com o seu areal extenso e deserto, propício à formação de piscinas naturais na maré baixa. Durante a época balnear, há serviço de apoio à praia e de vigilância. O acesso à praia é feito por barco, a partir do Cais da Fuseta, com estacionamento amplo junto ao cais.
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Sim.
- Duches: Não.
- WC: Não.
- Estacionamento: Deixe o seu carro no Cais da Fuseta.
- Acesso: A pé, quando a maré está baixa, ou de barco, a partir do Cais da Fuseta.
- Dicas: Não existe qualquer tipo de apoio na praia e por isso deve levar comida e bebida consigo.
- Na zona: Trata-se de um local quase deserto, ideal para relaxar longe das multidões. Se gostar, pode fazer um passeio pela praia e apreciar a paisagem.
- Boa para: Famílias com filhos.
16. Praia do Beliche (Vila do Bispo)
Faz parte da Costa Vicentina e é a última praia da costa sul do Algarve. A praia do Beliche está abrigada dos ventos fortes pelas imponentes falésias que a rodeiam. Aliás, é possível observar algumas grutas nas suas falésias, provocadas por deslizamentos de terra. É muito procurada por praticantes de surf e bodyboard e é uma das praias do Algarve que ainda resiste à massificação de turistas.
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Não.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Sim, mesmo antes da praia.
- Acesso: Pela N268.
- Dicas: O acesso faz-se por uma longa escadaria e por isso não é recomendada para pessoas com mobilidade reduzida.
- Na zona: Aproveite para visitar o Cabo de São Vicente, localizado muito perto da praia.
- Boa para: Grupos de jovens, surfistas e bodyboarders.
17. Praia dos Caneiros (Lagoa)
A praia dos Caneiros poderia ser mais uma entre outras do concelho de Lagoa: rodeada por falésias e com mar azul turquesa. Mas é muito mais do que isso: é uma praia pequena mas acolhedora e carismática. As altas arribas que a protegem têm tons de ocre e rosado e nelas é possível encontrar pequenas grutas. O facto de ser uma praia menos frequentada do que as suas vizinhas, faz dela um destino ainda mais apetecível. E bem perto encontra-se a pitoresca Ferragudo, ideal para jantar depois de um dia de praia.
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Sim.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Sim, mesmo antes da praia.
- Acesso: Pela EM530.
- Dicas: Não estenda a sua toalha perto das arribas, que podem ser bastante instáveis e provocar acidentes.
- Na zona: Depois de um dia de praia, rume até Ferragudo e aproveite para provar os excelentes pratos de peixe e marisco em qualquer um dos restaurantes desta típica vila algarvia.
- Boa para: Jovens e famílias com filhos.
18. Praia da Bordeira (Aljezur)
A praia da Bordeira, também conhecida como praia da Carrapateira, é uma das mais bonitas praias de Aljezur, na Costa Vicentina. O seu areal é extenso, com 3 quilómetros, e numa das suas margens corre a ribeira de Carrapateira (onde, com alguma sorte, consegue avistar algumas lontras). E se procura uma boa praia para famílias com crianças, esta pode muito bem ser a indicada: as águas da ribeira são ligeiramente mais tépidas e bastante mais calmas do que as águas do oceano, uma solução ótima para os mais pequenos.
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Não.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Sim, no topo da arriba do lado esquerdo da praia.
- Acesso: Siga pela N268 e deixe o seu carro no estacionamento que existe no topo da arriba e aceda à praia através dos passadiços de madeira.
- Dicas: A praia é ótima para aprender a praticar bodyboard.
- Na zona: As arribas do lado esquerdo da praia possuem passadiços onde pode caminhar e apreciar a paisagem.
- Boa para: Jovens, surfistas, bodyboarders e famílias com filhos.
19. Praia do Tonel (Aljezur)
Esta é uma das melhores praias de Sagres. Está localizada entre o Cabo de São Vicente e a Fortaleza de Sagres, construída no século XVI. A praia do Tonel faz parte de uma Reserva de Biodiversidade, o que significa que não pode danificar a flora que a rodeia. As escarpas que a rodeiam dão-lhe um ar mágico e aconchegante. Quando a maré desce, formam-se pequenas lagoas no areal, perfeitas para as crianças.
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Não.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Sim, mesmo ao lado da praia.
- Acesso: Pela N268-2.
- Dicas: Se quiser aprender a praticar Surf, Sagres é um dos melhores locais em Portugal para o fazer.
- Na zona: A Fortaleza de Sagres fica mesmo ao lado e merece uma visita.
- Boa para: Grupos de jovens e adeptos de desportos náuticos.
20. Praia da Culatra (Faro)
Esta é, certamente, uma das mais típicas e carismáticas praias de Faro e uma das que ainda consegue manter o espírito de local típico de pescadores. A praia da Culatra localiza-se na ilha com o mesmo nome, onde moram 750 habitantes, quase todos com um passado ligado ao mar e à pesca. O acesso faz-se apenas por barco, o que torna este local um pouco mais isolado (e especial). Existem ligações a partir de Faro e de Olhão até à povoação e, da aldeia até à praia, são 500 metros de passadiços para percorrer.
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Não.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Terá que deixar o seu carro estacionado em Faro ou em Olhão, onde apanhar o barco para a ilha.
- Acesso: De barco, a partir de Faro ou de Olhão.
- Dicas: Se caminhar para leste irá encontrar as piscinas naturais arenosas da Barra Grande, ótimas para um banho em águas mais mornas.
- Na zona: Na povoação da Ilha da Culatra pode encontrar ótimos restaurantes onde comer depois de um dia de praia.
- Boa para: Grupos de jovens e famílias com crianças.