A melhor forma de se encontrar e sentir a verdadeira alma lisboeta é dando um passeio pelas suas ruas e bairros históricos, caminhando sem sentido e deixando-se perder e levar pela envolvente da nossa capital.
Os autocarros turísticos não passam nos recantos mais pitorescos de Lisboa, e por isso, deixamos-lhe aqui dez ruas a visitar, de Alfama ao bairro Alto, do Príncipe Real ao Chiado.
Descubra esta Lisboa de pátios tradicionais, roupa estendida na varanda, e de flores à janela, uma cidade que a casa recanto nos surpreende e nos maravilha! Estas são as ruas mais bonitas de Lisboa!
1. Rua da Bica de Duarte Belo
É provavelmente uma das ruas mais fotografadas de Lisboa, já que é atravessada pelo célebre e emblemático Elevador da Bica. As escadinhas na rua tiveram origem em 1597 e, tal como o restante bairro da Bica, foram pouco afetadas pelo terramoto de 1755.
É também conhecida nos nossos dias pelos pequenos bares e pelos típicos edifícios coloridos, terminando no Largo de Santo Antoninho, muito pitoresco e que merece uma visita.
2. Rua Vieira Portuense
Apesar de hoje estar virada para os jardins de Belém, esta rua foi originalmente construída junto da antiga praia. Hoje, várias das suas casas típicas, característicos da Lisboa anterior ao terramoto de 1755, foram convertidos em restaurantes onde pode desfrutar de excelentes refeições.
3. Calçada do Duque
A Calçada do Duque permite-lhe vislumbrar uma parte típica de lisboa, já que vai do Bairro Alto até à Baixa, indo desde o Largo Trindade Coelho, onde pode encontrar a Igreja de São Roque, até à estação do Rossio. Pelo caminho, pode vislumbrar também o castelo e encontrar uma variedade de restaurantes.
4. Travessa da Arrochela
As casas cheias de cor e cobertas por azulejos são a moldura perfeita para a incrível vista do Palácio de São Bento que tem a partir daqui. Antes de se dirigir ao palácio, procure passar pela Igreja das Mercês e pela igualmente pitoresca Rua do Vale.
5. Rua do Vale
Na Rua do Vale, pode vislumbrar casas coloridas, recobertas em azulejo, e que nos transportam para o passado a cada passo que damos. Daqui, consegue avistar também o Palácio de São Bento, emoldurado pelas casas típicas.
6. Travessa do Paraíso
Visitar esta travessa é como entrar num postal ilustrado de Lisboa. As suas casas típicas e recobertas em azulejo, com os estendais à mostra, emolduram a cúpula do Panteão Nacional na perfeição.
7. Rua do Sacramento à Lapa
Nesta rua, a nobreza construiu muitos dos seus palacetes, que atualmente albergam embaixadas e residências de embaixadores. Esta é uma das mais belas ruas da cidade, onde pode encontrar uma das mais curiosas fachadas da capital, coberta de azulejos e peças de cerâmica, no número 24. Trata-se de um palacete romântico de finais do séc. XIX, com janelas neomanuelinas que ainda hoje se podem admirar.
8. Calçada de Santana
Uma das ruas mais lisboetas que há, situada bem próximo do Miradouro do Torel. Esta rua estreita e íngreme, em que as casas populares convivem lado a lado com edifícios senhoriais, foi o local onde faleceu o poeta Luís Vaz de Camões.
Ao chegar ao número 116, pode virar para a Rua de Martim Vaz e aí encontrar uma placa a assinalar o local de nascimento da fadista Amália Rodrigues. Como se não bastasse toda esta história, é também nesta rua que pode encontrar uma das primeiras igrejas com interior em talha dourada, a Igreja da Pena, e vislumbrar uma paisagem incrível, com o Tejo no horizonte.
9. Rua dos Remédios
Esta rua foi pouco afetada pelo terramoto de 1755, e por isso ainda se podem encontrar vários portais manuelinos, como o da Capela dos Remédios, o do número 39 e outro junto à Calçadinha de Santo Estêvão.
Um passeio pela rua permite-nos vislumbrar também raros painéis de azulejos nas fachadas, anteriores ao terramoto. Graças a obras de requalificação no início de 2006, o estacionamento foi proibido nesta rua, abrindo mais espaço aos peões, que procuram as petiscarias tradicionais e as casas de Fado.
10. Rua da Adiça
Ao descer a rua Norberto Araújo junto ao Miradouro das Portas do Sol, chega à Rua da Adiça, onde pode sentir o ambiente autêntico de Alfama. Aqui, pode encontrar uma das típicas fontes do bairro e casas de aspeto pitoresco que têm vindo a ser reabilitadas, num passeio que nos remete a uma autenticidade lisboeta muito viva e presente.
Lindas! Sensacionais e inesquecíveis! Lisboa, sempre em meu coração, sempre em meu querer bem!