A Madeira é uma ilha belíssima no Oceano Atlântico, tão bem conhecida como a Pérola do Atlântico, e é um lugar único de montanhas e praias. A Madeira, como qualquer ilha, tem muitas praias ao longo da costa. No entanto, ao contrário de outras ilhas, aqui não encontramos longas praias de areia branca.
Por quê? A Madeira deve a sua origem à atividade vulcânica e as suas paisagens e praias lembram-nos isso. Mas as suas praias rochosas também abrigam piscinas naturais e águas transparentes.
Se procura por praias de areia branca no arquipélago da Madeira, então o melhor é dar um salto até à Ilha de Porto Santo. Esta pequena mas lindíssima ilha transformou-se, nos últimos anos, num destino turístico popular. As suas praias são de excelente qualidade e o pequeno tamanho da ilha faz com que nunca existam turistas em excesso. Estas são as melhores praias da Madeira e de Porto Santo.
1. Praia da Ribeira Brava
Encontra-se na costa da cidade com os edifícios mais antigos da ilha, num lugar muito tranquilo e perfeito para relaxar, apesar de se a praia se encontrar no centro da Ribeira Brava. Para além da praia, conta com inúmeras piscinas, bares e locais para praticar desporto.
2. Praia da Calheta
Encontra-se no sudoeste da ilha, numa zona rochosa e cercada por enormes falésias, que dão um ar único ao local. Esta é uma praia de areia branca, onde pode descansar, dar um mergulho para se refrescar ou até fazer diversas atividades aquáticas.
3. Piscinas naturais de Porto Moniz
Estas piscinas naturais de água salgada são compostas por rochas vulcânicas, onde o mar entra naturalmente. O espaço tem uma área de 3.800 m², o que inclui igualmente uma piscina para crianças e parque infantil. Tem também estacionamento, balneários e snack-bar.
4. Praia Formosa
Está dividida em três pequenas praias de pedra e areia, na baía do Funchal, e conta com diversos serviços mais turísticos, como as atividades náuticas mais ousadas. À noite, o local enche-se de vida, existindo muitas vezes atividades para toda a família.
5. Praia da Ponta do Sol
É conhecida por as suas águas serem mais quentes que as águas do resto da ilha. É um local muito tranquilo, onde pode desfrutar dos dias ensolarados em todo o seu esplendor, até porque o local se encontra equipado com variados serviços de apoio.
6. Praia da Fajã dos Padres
O acesso à praia é bastante difícil, razão pela qual se construiu um elevador (embora também possa aceder percorrendo quilómetros de caminho instável, para os mais aventureiros). Esta praia é um autêntico ícone da ilha, mostrando bem a paisagem de montanhas e de praia e a vegetação exuberante.
7. Praia de Porto Santo
Esta grande praia de areia branca é a segunda maior do arquipélago, com 9 km de areia branca e águas turquesa. É precisamente graças ao areal e à sua extensão que é um dos locais preferidos dos banhistas, sendo um bom local para a prática de desportos aquáticos.
8. Praia do Penedo
É uma praia menos frequentada, porque se encontra no extremo sudeste da ilha, longe da cidade e do comércio. Foi galardoada com Bandeira Azul e dispõe de lavabos, serviço de restauração, nadador-salvador, posto de primeiros socorros e estacionamento.
9. Praia da Calheta
Aqui, a terra seca parece empurrar o mar, criando um contraste sublime. A ajudar, temos a visão do ilhéu da Cal, a calma da zona e o facto de entrarmos na água por entre rochas onde se formam poças. A praia tem Bandeira Azul e diversas infraestruturas de apoio ao banhista.
10. Praia do Cabeço
Encontra-se numa zona de hotéis, a cerca de 4 km de Vila Baleira, e é frequentada sobretudo por turistas, onde poderá ter acesso a serviço de restauração e de bar, assim como a diversas atividades de lazer. Esta praia não conta com parque de estacionamento público.
11. Praia da Fontinha
Tem 720 m de comprimento e é muito frequentada por locais e visitantes. A sua areia fina é conhecida pelas suas propriedades terapêuticas, sendo indicadas para problemas reumáticos e ortopédicos. Esta praia tem Bandeira Azul e diversas infraestruturas de apoio.
12. Praia do Cotrim
Encontra-se no norte da ilha, num sítio calmo e de águas cristalinas. Esta pequena praia de areia tem uma vista espetacular, com a paisagem recortada pela erosão a destacar-se. Aqui encontra uma antiga fábrica de cal e as antigas salinas. A praia não tem apoio balnear.