A Nazaré é uma típica vila portuguesa, com localização excecional, uma praia de areia fina, rodeada de uma paisagem verdejante e com uma rica e longa história associada. Não é de admirar, portanto, que seja um destino muito visitado e popular, seja por portugueses, seja por estrangeiros.
Na região, é possível encontrar diversas praias, de grande qualidade de águas e com boas infraestruturas de apoio, que convidam os visitantes a relaxar e desfrutar da natureza. Muitas delas têm Bandeira Azul e selo de Qualidade de Ouro. Algumas são também consideradas praias acessíveis para todos.
Por isso mesmo, se quiser fazer deste destino o seu próximo refúgio de Verão, descubra conosco as melhores praias da Nazaré e arredores.
1. Praia do Norte
É conhecida pelas suas ondas grandes e perfeitas, já que se encontra sob a influência do “Canhão da Nazaré”, um acidente geomorfológico raro, o maior da Europa e um dos maiores do mundo, que canaliza a ondulação do Atlântico para esta praia, criando ondas maiores do que as da restante costa portuguesa, algo que atrai os amantes dos desportos de ondas.
2. Praia da Vila da Nazaré
Historicamente, este areal não era ocupado por pescadores, devido ao ataque dos piratas argelinos e holandeses. Após as invasões francesas, os pescadores fixaram-se junto a esta praia, que começou a ser mais usada como local de lazer na década de 60, quando a Nazaré começou a ser reconhecida internacionalmente e a atrair mais visitantes.
3. Praia do Sul
Esta praia é relativamente pequena e de fácil acesso, com ondulação de sudoeste que forma a caraterística onda tubular, junto ao molhe de saída do rio, e que aguenta swell até aos 3 metros. Apesar de não ter estruturas de apoio, tem-se tornado um destino cada vez mais popular e visitado durante a época balnear.
4. Praia do Salgado
Encontra-se mais afastada do centro da vila, e o seu principal acesso faz-se de carro (existe um parque de estacionamento gratuito perto do areal). Já obteve diversas vezes o galardão Qualidade de Ouro da Quercus, que atesta a boa qualidade das suas águas. Apesar de ser muito procurada, esta é uma praia sem concessionário, pelo que a vigilância é inexistente.
5. Praia de São Martinho do Porto
Estende-se ao longo de uma deslumbrante baía, banhada pelo azul do mar, e é perfeita tanto para crianças, como para desportos náuticos. Na Avenida Marginal, centro cosmopolita da vila, pode encontrar diversas esplanadas, lojas, bares e restaurantes que se especializam nos sabores do mar e na gastronomia típica da região.
6. Praia do Mar (Foz do Arelho)
Tem um areal amplo e extenso, que se mescla tanto com o mar como com a Lagoa de Óbidos, o que permite que os visitantes escolham entre as águas calmas da lagoa ou as mais agitadas do mar. O local tem Bandeira Azul, uma qualidade de águas excelente, diversas estruturas de apoio aos banhistas e um acesso fácil.
7. Praia do Bom Sucesso
É difícil distinguir esta praia da praia do Mar, devido à sua proximidade. Graças a isto, ambos os areais partilham as mesmas infraestruturas de apoio, assim como a qualidade das águas. Por aqui, poderá encontrar uma zona de lazer, uma biblioteca móvel, sanitários, bar, e serviço de vigilância e socorro durante a época balnear.
8. Praia de Paredes da Vitória
Esta praia de areia branca tem 2500 metros de comprimento e um grande valor natural. Encontra-se dividida em quatro secções, conta com bons acessos e tem uma excelente infraestrutura de restauração. Para além disso, o areal costuma ser limpo diariamente. É um bom local tanto para famílias como para praticantes de desportos náuticos.
9. Praia de São Pedro de Moel
Encontra-se abrigada numa concha de casario e com uma localização numa aberta do Pinhal de Leiria. A praia é pequena e não tem boas condições para desportos náuticos, já que o mar costuma ser muito agitado. No entanto, o local é muito procurado por praticantes de pesca desportiva e submarina, devido aos rochedos que atraem diversas espécies.
10. Praia da Concha
Deve o seu nome ao pequeno areal em forma de concha, cercado pela falésia e pelo mar. O acesso faz-se através de um passadiço ou de uma escadaria. Na maré baixa, ficam expostas diversas formações rochosas na zona de banhos, exceto na zona Sul, onde não existem rochas (e que, por isso, é mais indicada para banhos).
11. Praia Velha
Conta com um passadiço de acesso, alguns apoios de praia, um parque de estacionamento em terra batida e uma ciclovia, que passa paralela à estrada e que nos convida a um longo passeio, para apreciar a envolvente. O areal em si é extenso, com cerca de 1 km, estando o local inserido na Mata Nacional de Leiria.
12. Praia das Pedras Negras
Aqui se combina a natureza com a mão humana, na forma das belíssimas dunas protegidas pelos passadiços, que permitem o acesso ao areal. O local tem bons apoios de praia e esplanadas onde pode relaxar ao fim do dia. Devido à grande extensão da praia, também os nudistas encontram aqui um espaço para ir a banhos.