A chamada Veneza portuguesa não possui muitas praias, até porque, se atendermos aos limites do concelho, apenas existe uma pequena faixa litoral que pertence a Aveiro, com as restantes praias a situar-se nos concelhos vizinhos de Murtosa, Ílhavo, Ovar e Vagos.
Além disso, têm fama de serem um pouco frias, mas isso depende apenas do gosto pessoal de cada um. O certo é que muitas destas praias são de elevada qualidade, possuem Bandeira Azul e instalações adequadas a receber bem qualquer banhista.
Mesmo assim, podemos dizer que as praias perto de Aveiro são das mais procuradas do país, já que têm elevada qualidade e são excelentes locais para a prática de desportos náuticos. Portanto, deixamos-lhe as nossas sugestões para um mergulho, nos dias quentes de verão, pela zona de Aveiro e arredores.
1. Praia de São Jacinto
Situa-se junto ao Canal da Barra, no extremo sul de uma longa faixa de terra que separa a ria do mar. A praia encontra-se nos limites da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto e tem um areal extenso, em estado quase selvagem. A praia nem sempre se encontra vigiada, mas oferece excelentes condições para a prática de surf e para longas caminhadas.
2. Praia da Torreira
Encontra-se no cordão litoral que separa a ria do mar e, para além da sua grande beleza natural, oferece as condições perfeitas para desportos náuticos ou para uns mergulhos mais tranquilos. Esta praia tem uma extensão de quilómetros, razão pela qual poderá ver aqui diversos barcos. Caso não vá a banhos, aproveite para passear de bicicleta na agradável ciclovia paralela à praia.
3. Praia da Barra
É uma das praias mais procuradas e mais facilmente reconhecíveis, por ter um dos faróis mais altos da Europa. É uma zona bastante agitada durante o verão, já que é um bom local para famílias e para praticar desportos como o surf, windsurf e pesca de mar. Tem Bandeira Azul desde 1989 e bandeira “Praia Acessível, Praia para Todos” desde 2002.
4. Praia da Costa Nova
A sua imagem mais pitoresca é a da sua marginal, com os palheiros coloridos de madeira, todos bem alinhados. A praia é banhada por um mar agitado, muito apreciado por surfistas, e tem um vasto areal que segue para sul, em direção à praia da Vagueira. Do outro lado da estrada, terá a paisagem mais calma da ria de Aveiro, com águas tranquilas e perfeitas para a prática de vela e windsurf.
5. Praia da Costinha
Tem um extenso areal, com cerca de 2km, e é muito procurada por quem busca sossego, decido â quase ausência de construções. Aqui encontrará um sistema dunar muito bem preservado, e, a Este, a vegetação natural é entrecortada por campos de cultivo. Esta é a praia mais a sul do concelho de Ílhavo, e o seu acesso é feito por um caminho de terra batida, saído da Estrada Municipal 592.
6. Praia da Vagueira
Para além de ser uma boa opção para ir a banhos, é um local onde podemos apreciar o mais tradicional da arte da pesca. O extenso areal encontra-se protegido por zonas rochosas, que impedem o deslizamento de areias, e servem de base às passadeiras de madeira que dão acesso à praia. Tem também outras infraestruturas de apoio aos veraneantes.
7. Praia da Gafanha da Boa Hora
Tem um areal extenso, com cerca de 1km. O topo das dunas encontra-se encimado por uma vedação em ruínas, e, a Este, a paisagem combina vegetação selvagem e campos agrícolas. O acesso é feito pela Estrada Municipal 592, onde se irá deparar com um maciço portão de ferro que impede a passagem. Siga o caminho de areia, 200 m mais a sul, para chegar a esta praia.
8. Praia do Areão
Esta área quase selvagem encontra-se a sul da praia da Vagueira, e é rodeada por dunas que separam o areal dos campos. Junto desta zona encontra uma Mata, perfeita para passeios pedestres. As dunas, por sua vez, estão protegidas por passadiços de madeira, e o mar convida à prática de surf e de bodyboard.
9. Praia do Poço da Cruz
Apesar de ter todas as infraestruturas necessárias às necessidades dos veraneantes, é uma praia quase selvagem, num local de grande beleza natural. O confortável passadiço em madeira leva-o até ao areal branco, ao longo de um caminho bem cuidado e com vegetação abundante, ladeado de árvores refrescantes.
10. Praia de Mira
É designada por Palheiros de Mira, graças às construções de madeira usadas pelos pescadores. Na primeira parte do séc. XX, era uma aldeia piscatória, cuja história pode conhecer no Museu Etnográfico. Hoje, é uma estância balnear concorrida, de areias finas e brancas, banhadas pela ondulação forte do Atlântico.
11. Praia do Furadouro
O seu extenso areal é banhado por uma forte ondulação atlântica, e encontra-se rodeado por um denso pinheiral. Para além da zona florestal, encontra-se a ria, mais usada para desportos como o windsurf. A praia conta com bons acessos e boas infraestruturas de apoio, o que ajuda a torná-la um dos locais mais concorridos da região durante o verão.
12. Praia de São Pedro de Maceda
Tem uma imensa extensão de areal e uma agradável zona envolvente de pinhal, combinando parque florestal com o mar, algo perfeito para quem procura campo e praia. Apesar da praia ser vigiada, convém ter atenção em dias de mar mais revolto. O local conta com boas estruturas de apoio, e tem estacionamento e excelentes acessos.