Quando alguém pensa em destino de praia, raramente a hipótese de Matosinhos surge nos nossos planos, sobretudo para quem mora longe da área do Grande Porto. A verdade é que as praias de Matosinhos são frequentadas sobretudo pelos moradores locais e pelos portuenses.
E as razões são óbvias: são praias de elevada qualidade e muito próximas do Porto. Matosinhos possui 10 praias com o galardão de Bandeira Azul e outras tantas com o galardão de Qualidade de Ouro.
Além disso, estas praias estão equipadas com instalações sanitárias, bares e restaurantes de apoio e são vigiadas durante a época balnear. Estas são as melhores praias de Matosinhos.
1. Praia de Leça da Palmeira
Tem um extenso areal e conta com boas infraestruturas, incluindo parque de estacionamento, duches, instalações sanitárias, vigilância e bar. É uma das praias mais concorridas do concelho e é muito procurada por praticantes de bodyboard e de surf, mas é preciso alguma cautela com o mar, devido à sua perigosidade.
2. Praia das Pedras do Corgo
A extensão de areia desta praia combina na perfeição com a riqueza dunar envolvente, protegida por passadiços de madeira, e delimitada pelas frias águas. Conta com diversos serviços de apoio, como instalações sanitárias, bar, duches, restaurante e vigilância, assim como acesso facilitado a pessoas com mobilidade reduzida.
3. Praia da Agudela
O seu bonito areal encontra-se envolvido por dunas, atravessadas por passadiços de madeira que dão acesso ao mar e protegem a vegetação. A praia conta com boas infraestruturas, como bar de praia, casas de banho e um estacionamento acessível. É conhecida pela sua zona rochosa que entra mar a dentro, visível na maré baixa.
4. Praia da Quebrada
Situa-se numa simpática enseada, sendo conhecida pela zona de rochas, que requer atenção redobrada para quem vai a mergulhos. Para além da sua beleza natural, tem uma envolvente bastante típica, constituída pelas pequenas casas dos pescadores e pelos agradáveis toldos que protegem dos dias mais ventosos.
5. Praia do Marreco
Tem uma simpática extensão de areal, e é conhecida pela sua forte ligação aos pescadores. Aqui pode contar com belos banhos de sol, mas também com uma beleza única, graças à sua zona rochosa. O local conta com boas infraestruturas, como sanitários, vigilância, restaurante, bar e duches.
6. Praia da Memória
Aqui se encontra o Obelisco da Memória, que marca o fim do absolutismo em Portugal. Para além deste monumento, tem uma paisagem dunar única, que se encontra bem protegida das agressões externas. Aqui poderá encontrar um conjunto de infraestruturas de apoio, que lhe permitem passar um dia muito agradável.
7. Praia do Aterro
Para além do belo areal, encontrará uma vegetação natural abundante a circundar a praia, o que a torna um local único. A isso podemos juntar a zona rochosa, que se deixa ver entre marés e que tem um grande valor paisagístico, e as infraestruturas de apoio que reúnem as condições necessárias, mesmo para os banhistas mais exigentes.
8. Praia da Boa Nova – Senhora
Tem um areal de dimensões reduzidas e o mar é, por norma, agitado. Como tem rochas na linha de água, nas partes Norte e Sul, a melhor zona para ir a banhos é a central. Esta praia encontra-se muito próxima do Farol de Leça e da Casa de Chá da Boa Nova, construída “em cima do mar” e da autoria do arquiteto Siza Vieira.
9. Praia das Pedras Brancas
Para se chegar ao areal, terá de atravessar um passadiço com cerca de 200 metros, de onde pode observar a variada paisagem dunar e a sua elevada biodiversidade. A praia em si tem diversas rochas, tanto no areal como no mar. A poucos metros da costa, encontra-se um submarino alemão, que foi afundado durante a 2ª Guerra Mundial.
10. Praia de Fuzelhas
Apesar de ter muitas rochas, torna-se muito agradável na maré baixa, altura em que se formam algumas poças. O areal encontra-se muito abrigado e existem diversas infraestruturas de apoio, como estacionamento, vigilância, bar, duches, instalações sanitárias e aluguer de equipamentos, como toldos e espreguiçadeiras.
11. Praia Central
Tem um areal de extensão mediana e diversas formações rochosas, tanto junto à linha de água como na zona de banhos. A Sul, a praia é delimitada pela ribeira da Certagem. Conta com diversas estruturas de apoio, como um estacionamento em terra batida, situado na zona central. O acesso faz-se pela Rua de Antela.
12. Praia do Funtão
Tem um areal considerável, envolto por uma abundante vegetação natural e bairros pitorescos. Conta com boas infraestruturas, como instalações sanitárias, parque de campismo, bar, duches, vigilância e aluguer de diversos equipamentos. Tem também parque de estacionamento, e foi galardoada com a Bandeira Azul.
O obelisco na praia da memória não marca o fim do absolutismo, mas o sítio onde D. Pedro IV desembarcou.
Quanto à casa de chá da Boa Nova, foi desenhada por um conjunto de arquitetos , sendo Siza Vieira um deles, mas não o único