Não é fácil escolher quais são as vilas mais bonitas de Portugal, até porque, no nosso país, não faltam opções encantadoras e belíssimas que podiam entrar nesta lista. Para nos ajudar neste propósito, definimos alguns critérios, como o património histórico existente, o número e a dimensão dos espaços verdes, o grau de conservação do seu centro histórico e até o número de turistas que visitam o local.
Tentámos também diversificar a tipologia de localidades, incluindo nesta lista vilas piscatórias, de montanha, históricas, etc… No fundo, é um retrato perfeito daquilo que Portugal tem de melhor e de mais genuíno e, muitas delas, ainda nem sequer foram descobertas pela maioria dos turistas.
Com base nestes critérios, torna-se um pouco mais fácil elaborar uma lista daquelas que são, consensualmente, algumas das mais belas vilas portuguesas. Se está à procura de inspiração para a sua próxima escapadinha, veja quais são as nossas sugestões.
1. Monsaraz
Esta vila medieval é a mais antiga do concelho de Reguengos de Monsaraz, tendo sido nos seus primórdios um castro fortificado. Durante séculos foi um importante entreposto na defesa do Guadiana, vigiando a fronteira com Espanha.
Conta com um grande património arquitetónico, social e histórico, com destaque para o castelo, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Lagoa, a Ermida de São Bento, a Torre de São Gens do Xarez e a Ermida de Santa Catarina de Monsaraz.
2. Óbidos
Óbidos é conhecida como uma das mais bonitas e bem preservadas vilas medievais do nosso país, e caminhar pelas suas ruas estreitas e coloridas é um autêntico regresso ao passado.
Aliás, a melhor forma de descobrir os encantos de Óbidos é caminhando pelas suas ruelas, até porque a cada virar da esquina encontra uma autêntica surpresa, com as flores a estarem presentes por todo o lado e a darem mais vida a esta belíssima e histórica vila.
3. Marvão
Localiza-se no alto de uma montanha e está cercada por muralhas, e ir visitar Marvão é mergulhar na história. Percorra as suas magníficas ruas medievais, aprecie os vestígios góticos e manuelinos das diferentes construções, e delicie-se com a paisagem circundante.
Não deixe de visitar o seu castelo, assim como a cisterna e a casa da cultura, bem como os diversos museus, que lhe darão a conhecer melhor a história desta localidade.
4. Dornes
Aquela que é uma das vilas mais bem preservadas de Portugal situa-se numa península, rodeada pelas águas do Zêzere. A localidade está repleta de culturas e tradições religiosas que ainda hoje fazem parte do dia-a-dia dos habitantes, como a festa dos Círios, com origem medieval.
Toda a vila de Dornes está emoldurada por um conjunto paisagístico único, entre o rio e as serras, pelo que recomendamos uma visita com calma aos seus arredores.
5. Castelo de Vide
Do alto do seu castelo, consegue admirar a paisagem alentejana em todo o seu esplendor, com as pequenas aldeias no meio do campo em primeiro plano e, mais longe, avistando terras de Espanha.
A sua Judiaria é um dos mais importantes exemplos da presença judaica no nosso país, remontando ao século XIII, durante o reinado de D. Dinis. É uma das Judiarias mais bem preservadas em Portugal, preservando um dos maiores espólios nacionais de arquitetura civil do período gótico.
6. Ponte de Lima
Ponte de Lima tem muito que visitar, começando pela belíssima Igreja Matriz de estilo gótico e pela ponte medieval. Na sua zona histórica, com vista para o rio, vai encontrar a muito conhecida Torre da Cadeia.
Não deixe de visitar igualmente o Parque do Arnado e o Museu dos Terceiros e, caso ainda tenha tempo, as lagoas de Bertiandos, que se encontram nos seus arredores e que são um espaço natural rico em biodiversidade.
7. Ponte da Barca
Não deixe de percorrer as ruas de Ponte da Barca com calma e de atravessar a ponte medieval para se passear também nas margens do rio Lima. Depois, sugerimos que parta à descoberta de Lindoso, uma vez que as estradas são boas, e assim poderá conhecer o seu castelo e os diversos espigueiros que por lá encontra.
Caso seja um apreciador de aldeias de montanha, não pode também perder as aldeias de Ermida e Germil, situadas em pontos diferentes da Serra Amarela.
8. Almeida
Situa-se muito perto da fronteira com Espanha e está inserida na lista das Aldeias Históricas de Portugal. Almeida encontra-se totalmente rodeada por muralhas em forma de estrela, algo muito particular e que atesta bem a necessidade histórica de proteger a região.
Percorrendo as suas ruas, irá encontrar casas brasonadas, flores nas janelas e lojas tradicionais, assim como diversas igrejas e museus que vale sempre a pena visitar.
9. Ericeira
Encontra-se a cerca de 30 quilómetros de Lisboa, no concelho de Mafra, e é desde 2011 a única Reserva Mundial de Surf na Europa, sendo a segunda a surgir em todo o mundo.
Mas, mesmo que não seja um adepto de surf, existe muito para descobrir na magnífica vila da Ericeira, por entre as tradições, património, cultura, história e gastronomia desta belíssima terra de pescadores, que tem atraído cada vez mais visitantes.
10. Ferragudo
Ferragudo é uma pequena vila piscatória, pertencente ao concelho de Lagoa, estende-se ao longo de uma encosta repleta de casas típicas, tendo conseguido resistir intacta à pressão urbanística do Algarve.
Os seus becos e ruelas íngremes convidam a um passeio sem se pensar no tempo, com as flores a serem o grande destaque desta caminhada. Toda a paisagem da vila fica completa com os típicos barcos de madeira, fundeados quase ao acaso.
11. Mértola
Mértola é um autêntico museu vivo com muito para descobrir, até porque foi cidade romana, capital de um reino árabe e a primeira sede da Ordem de Santiago.
Na Câmara municipal, por exemplo, poderá encontrar vestígios da Myrtlis romana; pode conhecer objetos da época pré-islâmica na Torre de Menagem do castelo; pode descobrir melhor o período de ocupação moura no Museu Islâmico e deparar-se com uma colecção de arte sacra impressionante numa antiga igreja.
12. Estoi
Estói é uma pequena, mas encantadora, vila algarvia, que passa quase despercebida à maioria dos turistas por não se encontrar junto ao mar. Não podemos deixar de destacar o palácio de Estoi, hoje convertido em pousada de luxo.
O seu interior com salas ricamente trabalhadas e pinturas que merecem ser apreciadas, assim como um belíssimo exterior. Não pode também deixar de conhecer as Ruínas de Milreu, um dos vestígios romanos mais importantes de Portugal.