Nos últimos anos, Sagres transformou-se de uma simples vila a uma espécie de retiro sagrado para surfistas. Longe do Algarve mais massificado, Sagres é o destino ideal para quem procura umas férias de praia mais sossegadas, embora com a água um pouco mais fria.
Sagres é uma vila encantadora que tem uma das paisagens mais deslumbrantes do Algarve. Tem penhascos íngremes, uma interessante fortaleza fustigada pelo vento e excelentes praias. Em toda esta área costeira encontrará imensas escolas de surf e mergulho, bem como empresas que realizam passeios de barco e aluguer de equipamentos para surf, bodyboard, mergulho e outras atividades interessantes.
Com uma costa sul (mediterrânica) e uma costa oeste (atlântica), a quantidade e diversidade das praias proporcionam óptimas condições para a prática de desportos náuticos. Descubra as melhores praias de Sagres e arredores!
1. Praia da Salema
Encontra-se perto da aldeia de pescadores que lhe dá o nome, e é um bom local para observar o retorno dos barcos de pesca. A própria secção central da praia costuma ser ocupada com barcos e vários instrumentos de pesca. Nas proximidades, encontra alguns restaurantes, onde pode provar saborosos pratos com polvo ou sargo.
2. Praia da Mareta
Esta praia é constituída por uma pequena baía, que a abriga do vento e do mar mais agitado. O areal encaixa-se entre íngremes penhascos, com projeções enormes e cavidades escavadas. Esta é uma praia muito frequentada, muito popular por permitir banhos calmos e por ser um bom sítio para realizar mergulhos.
3. Praia do Tonel
A partir do seu areal, pode-se avistar a Ponta de Sagres e a Fortaleza de Sagres, do século XVI, e com uma capela do século XIV. O acesso ao areal faz-se por uma rampa esculpida na falésia de cores quentes. Lembre-se que é estritamente proibido recolher plantas, porque esta praia se encontra em plena Reserva da Biodiversidade.
4. Praia do Martinhal
Este local, de águas tranquilas, é muito recomendado para praticar windsurf e mergulho. A praia é bastante arenosa, tendo dunas altas ao centro e uma vegetação pantanosa que se estende ao interior. É famosa pelas suas enseadas rochosas e pelas suas cavernas submarinas, localizadas ao longo de toda a praia.
5. Praia do Zavial
Situa-se na foz de um rio sazonal, cuja vegetação ribeirinha atinge a areia. Esta praia, rodeada de uma pequena floresta de eucaliptos (que por vezes serve de parque de campismo improvisado), é muito valorizada pelos surfistas. O areal é extenso e tem uma pequena duna e, nas imediações, é possível visitar uma fortificação do século XVII.
6. Praia de Almádena
Esta praia tem uma dimensão pequena e estreita muito na maré cheia. Está rodeada de arribas calcárias muito erodidas e recortadas, e tem formações rochosas peculiares em ambos os extremos da praia. Esta é uma praia menos frequentada, sendo mais usada para a pesca, mas apesar disso a zona é vigiada durante a época balnear.
7. Praia do Burgau
Esta praia urbana marca a fronteira com o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. O seu areal estende.se ao longo de uma pequena enseada, que serve também de porto de pesca. Assim, este é um bom local para avistar os barcos de pesca a chegarem da faina, sendo possível provar o resultado desse trabalho nos restaurantes em redor.
8. Praia da Luz
Situa-se na pequena e cosmopolita localidade turística da Luz, onde uma avenida pavimentada e ladeada por palmeiras nos convida a longas caminhadas à beira-mar ou a parar numa das diversas esplanadas. Esta baía de águas calmas é ideal para a prática de diversos desportos aquáticos, com destaque para o mergulho, vela, windsurf e kitesurf.
9. Praia da Bordeira
Esta praia, tranquila e pouco frequentada, convida-nos a desfrutar de momentos relaxantes e em contacto direto com a natureza num estado quase puro. Há anos em que se chega a formar uma lagoa entre a praia e a estrada alcatroada, criando-se assim um espaço natural onde as crianças podem brincar livremente.
10. Praia do Amado
É uma praia bastante grande, que se estende ao longo de três vales, sendo um espaço muito famoso entre os surfistas devido às suas ondas versáteis. Por isso, não é de estranhar que aqui exista uma escola de surf e bodyboard, ou que a praia receba diversas competições nacionais e internacionais desses desportos.
11. Praia da Murração
É uma praia de grande beleza natural e pouco frequentada, o que ajuda a manter as suas caraterísticas intactas. É uma das poucas praias do Algarve em que a vegetação se estende praticamente até ao mar. O acesso faz-se por um caminho acidentado, pelo que recomendamos o uso apenas por veículos todo o terreno.
12. Praia da Barriga
A praia da Barriga é um espaço com um areal amplo e protegido pelos penhascos, negros e grandes, onde a vegetação é baixa e resistente ao sal e ao vento. Trata-se de uma praia muito calma e com bonitos recantos, originados pelo recorte dos penhascos. Na maré alta, a praia torna-se mais estreita, pelo que recomendamos a visita apenas na maré baixa.
13. Praia da Cordoama
Esta é uma praia ampla, com um extenso areal que se perde de vista. Ao longo da praia, muito visitada por surfistas, encontramos sempre um recanto com a dose de tranquilidade de que precisamos. A partir do areal, temos uma vista incrível sobre a envolvente de penhascos altos que dão lugar a uma colina, autêntico miradouro natural.
14. Praia do Beliche
Esta praia, abrigada dos ventos, situa-se numa ampla enseada, o que nos dá a sensação de que o areal foi escavado nas altas falésias de cores quentes que o rodeiam. O acesso à praia faz-se por uma larga escada de pedra, de onde se podem contemplar diversas grutas, saliências e vestígios de deslizamentos de terra.
15. Praia do Telheiro
Esta praia tranquila não é muito movimentada, graças ao seu difícil acesso e ao longo caminho que leva até ao espaço. A área envolvente ao areal é composta por campos agrícolas e de pastagem, onde é comum observarem-se aves de rapina, especialmente os gaviões. A praia em si cativa pela sua beleza e diversidade de formações rochosas.