O arquipélago dos Açores é um exemplo único no mundo do poder da Mãe Natureza. As nove ilhas vulcânicas, no meio do Atlântico, são caraterizadas por uma natureza impressionante e até inesperada para aqueles que, como nós, estão habituados a paisagens marítimas mais suaves.
Para além da fauna e da flora, outra das joias destas magníficas ilhas são as belas praias que as moldam, com a sua maravilhosa costa vulcânica típica. E por serem feitas de areias vulcânicas, a grande maioria delas são escuras ou até totalmente negras, mas nem por isso deixam de ser belas.
Se quer partir à descoberta do arquipélago mais bonitos do mundo e quer aproveitar para se refrescar enquanto está calor, então descubra algumas das melhores praias dos Açores.
1. Praia de Santa Bárbara (São Miguel)
Esta é uma das maiores praias de todas as ilhas, sendo caraterizada pela sua areia dourada e pela predisposição do vento, sendo por isso uma praia perfeita para praticantes de surf. Apesar de ser muito conhecida e muito movimentada, o seu areal nunca enche completamente. O local não está equipado, contando apenas com chuveiros, wc, bares e restaurantes.
2. Praia de Água de Alto (São Miguel)
Esta é uma pequena praia de areia branca, situada numa enseada paradisíaca, mas pouco conhecida. O local está associado a uma lenda que diz que, no século XVI, aqui aportaram piratas, que saquearam a vila. Ao retirarem, o baterista não percebeu o que se passava e continuou a andar, caindo numa caverna, hoje chamada Grota do Tamborileiro.
3. Praia da Caloura (São Miguel)
Esta praia é um exemplo perfeito das magníficas piscinas naturais típicas do arquipélago dos Açores. O local é isolado, cercado por vegetação exuberante e pequenas casas brancas. A água tem uma cor turquesa e logo depois da costa, fica a piscina natural, um local que se destaca do oceano azul e nos encanta profundamente.
4. Praia ilhéu de Vila Franca (São Miguel)
O ilhéu de Vila Franca encontra-se a cerca de um quilómetro da costa de São Miguel, em frente a Vila Franca do Campo. Visitando o ilhéu, é possível observar uma diversidade de fauna e flora, assim como diversas formações rochosas. Também é possível nadar dentro da cratera que forma uma piscina natural, com uma praia no meio do oceano.
5. Praia da Ribeira Quente (São Miguel)
Esta praia é banhada por águas influenciadas pelas fontes termais da baía, e por isso, conta com uma temperatura quente em quase todos os locais, em contraste com o oceano gelado que banha quase todos os lugares. Nesta praia, existem serviços gratuitos para os visitantes, como chuveiros e sanitários públicos.
6. Praia dos Mosteiros (São Miguel)
Encontra-se inserida num cenário de grande beleza, com uma areia preta e profunda a contrastar com o azul intenso do oceano. A complementar a vista, emergem das profundezas misteriosos monólitos vulcânicos. Não é de admirar que esta seja uma das mais belas praias de areia preta de todo o continente europeu.
7. Praia da Silveira (Terceira)
Esta é uma praia artificial situada nos arredores de Angra do Heroísmo, que, apesar de ter sido criada pelo homem, está em harmonia com a restante paisagem. Tem um bloco de cimento branco que facilita e suaviza a descida ao mar pelos banhistas, contrastando com a aspereza rochosa que predomina no ambiente.
8. Praia dos Biscoitos (Terceira)
Este é um dos mais belos complexos de piscinas naturais das ilhas, sendo, na verdade, uma aglomeração rochosa com diversos pontos onde se pode nadar no oceano. O local convida a banhos tranquilos, para melhor se poder apreciar os arcos em pedra e as pequenas cavernas e enseadas, com todas as formas e feitios.
9. Praia do Porto Pim (Faial)
Esta é uma das poucas praias de areia branca, não só da ilha, mas também de todo o arquipélago. O belíssimo areal é acompanhado por um belo mar azul claro, habitado por muitos peixes que acompanham de bom grado os banhistas durante o banho. A praia serviu de inspiração ao livro “Donna di Porto Pim”, de Antonio Tabucchi.
10. Praia do Almoxarife (Faial)
Mesmo ao lado da areia branca de Porto Pim, temos a areia negra desta praia, onde, para além de poder relaxar e nadar num ambiente vulcânico único, pode desfrutar de uma vista magnífica sobre a montanha do Pico. Perto desta praia, encontra-se um interessante museu, onde pode admirar uma rica coleção de artefactos de ossos de baleia.
11. Praia Formosa (Santa Maria)
Tem uma faixa de areia branca, larga o suficiente para acomodar moradores e turistas que visitam a ilha, e é banhada por águas azuis, calmas e cristalinas. O local é palco de um importante festival, o Festival Maré de Agosto, que dura quatro dias e combina a descoberta das belezas naturais da zona com a música e diversão.
12. Baía de São Lourenço (Santa Maria)
Esta é uma baía grande, que se encontra numa posição favorável. Devido à sua forma semicircular, o espaço encontra-se protegido da chuva e do vento. É também por este motivo que, no espaço por trás da baía, foram criados espaços típicos onde crescem vinhas. Mesmo em frente à baía, encontra-se a ilhota do Romeiro.
13. Praia da Fajã Grande (Flores)
Esta é uma verdadeira pérola aninhada entre as rochas vulcânicas da ilha, banhada por água azul-turquesa e rodeada de colinas verdes. A praia é muito frequentada por ilhéus e por amantes de desportos aquáticos, como o snorkeling, o mergulho e o surf. O espaço foi galardoado com o Prémio Qualidade de Ouro, da Quercus.
14. Praia da Fajã da Caldeira do Santo Cristo (São Jorge)
São Jorge tem mais de 40 fajãs, mas uma das mais bonitas e sugestivas é a fajã da Caldeira do Santo Cristo. Encontra-se rodeada por uma Reserva Natural, rica em hortênsias e outras flores perfumadas, riachos, cascatas, áreas pantanosas e miradouros, alguns deles com vista para a própria praia, de pedras e rochas escuras.
15. Praia Canto da Areia (Pico)
Também conhecida como Portinho da Areia, esta é a única praia da ilha do Pico, caraterizada pelas suas rochas vulcânicas e pelas falésias íngremes e altas. A sua areia é um pó criado ao longo de milénios, que consiste em grãos de cinzas vulcânicas e conchas esfareladas, o que torna esta praia ainda mais única.