Os adeptos do naturismo são cada vez mais em Portugal. Por vezes, não há nada mais libertador do que entrar no mar tal como viemos ao mundo. Ou então apenas querem ter um bronzeado sem marcas do biquíni… Seja qual for a sua razão para praticar nudismo, não faltam praias de nudismo em Portugal para o fazer. Antes de mais nada, convém diferenciar entre praias de nudismo oficiais e não oficiais.
As praias oficiais são as primeiras 9 desta lista que elaborámos e estendem-se um pouco por todo o país. Depois há as praias de nudismo não oficiais. Estas praias, embora não licenciadas, proporcionam um ambiente ideal para a prática de nudismo e, regra geral, as restantes pessoas aceitam bem esse facto.
Como em todos os casos, alerta-se para o facto da possível existência de “mirones” nestas praias de nudismo, ou seja, não nudistas que apenas se deslocam estes locais para observar os naturistas. Estas são as melhores praias de nudismo em Portugal (divididas entre oficiais e não oficiais).
1. Praia da Ilha de Tavira (oficial)
Encontra-se no extremo este da ilha de Tavira, e o acesso ao local faz-se por barco, a partir do cais de Tavira ou das Quatro-Águas. Na zona da praia, encontrará diversas instalações turísticas e bares no areal, assim como infraestruturas para a prática de atividades náuticas ou para passeios ao longo da ria Formosa.
2. Praia das Adegas (oficial)
Encontra-se numa pequena enseada, a Sul da praia de Odeceixe. Na maré baixa, é acessível pelo areal da praia vizinha, e, na maré alta, o único acesso é através do caminho pedonal, que desce a falésia. Este caminho vai dar ao parque de estacionamento que serve ambos os areais, junto ao miradouro no alto da falésia.
3. Praia dos Alteirinhos (oficial)
Esta praia de nudismo conta com um parque de estacionamento no alto da falésia, ponto de partida para a escadaria de acesso ao areal. A praia não tem infraestruturas e tem-se conseguido manter num estado selvagem, o que lhe dá uma beleza única, pela imponente falésia que a contorna e pelas rochas que aparecem e desparecem segundo a maré.
4. Praia do Meco (oficial)
Tem um extenso areal e diversas infraestruturas de apoio, próximas ao principal ponto de acesso ao areal. Tem zonas mais afastadas, perfeitas para a prática de naturismo. Em 2013, instalou-se uma escultura alusiva à arte xávega na entrada da praia, honrando a atividade piscatória praticada há muitos anos pelos habitantes da região.
5. Praia do Salto (oficial)
Esta é uma das praias mais pequenas e acolhedoras da Costa Vicentina, com o acesso ao areal a fazer-se por uma estrada estreita, mas em bom estado de conservação. Este oásis para os naturistas tem uma bica de água doce, que ali corre da falésia, e escadinhas de acesso. Na maré baixa, pode-se aceder à praia da Cerca Nova.
6. Praia da Bela Vista (oficial)
A área naturista encontra-se entre 400 metros a Sul da Praia da Bela vista e até 700 metros a Norte da Praia da Fonte da Telha. A praia encontra-se envolvida por arribas e tem areia fina. Não é uma praia muito familiar, devido à frequência de mirones, que se escondem sobretudo em dunas e arbustos.
7. Praia da Adiça (oficial)
É também conhecida como Praia da NATO, já que se encontra muito perto da base militar da NATO (aliás, deverá estacionar poucos metros antes da entrada da base). Não se assuste com os avisos militares, já que o trilho contorna a vedação pela direita sem pôr ninguém em risco e sem infringir lei alguma.
8. Praia da Barreta (oficial)
Situa-se na ilha Deserta, não tem construções e é pouco frequentada. O acesso faz-se por mar, a partir do Cais da Porta Nova. O areal tem uma zona destinada à prática do naturismo. A partir do pontão de embarque, inicia-se um percurso ambiental circular e de grande interesse, que começa do lado da Ria e termina no areal da praia.
9. Praia do Homem Nu (oficial)
Encontra-se no extremo ocidental da Ilha de Tavira e estende-se ao longo de 4 quilómetros, numa zona de grande beleza, que se conseguiu manter num estado mais selvagem. A praia não tem equipamentos de apoio aos utentes nem vigilância. O espaço é popular entre a comunidade homossexual e bissexual há várias décadas.
10. Praia da Murração (não oficial)
Tem uma grande beleza natural e é pouco frequentada. É uma das poucas praias algarvias em que a vegetação se estende praticamente até ao mar. O acesso faz-se por um caminho de terra e pedras soltas, sendo que algumas porções são difíceis. Por isso, recomendamos que sejam utilizados apenas veículos todo o terreno.
11. Praia da Fonte da Telha (não oficial)
Tem um extenso areal, de onde se pode observar a imponente arriba fóssil, zona de paisagem protegida. Conta com uma grande oferta de bares e restaurantes, estacionamento e vigilância. É um espaço muito procurado por praticantes de desportos náuticos, sendo especialmente popular entre praticantes de surf.
12. Praia das Furnas (não oficial)
Tem um acolhedor areal, rodeado por imponentes arribas e águas límpidas. A vegetação envolvente convida a um agradável passeio, sendo que no final se pode refrescar no mar. É popular entre os adeptos do naturismo, já que se trata de um espaço bastante recatado e menos frequentado que as praias vizinhas.
13. Praia do Beliche (não oficial)
Esta praia abrigada parece ter sido escavada das altas falésias que a rodeiam, e que dão um toque diferente ao local. Para chegar ao areal, terá de descer uma larga escada de pedra, com vista única para as falésias. Na areia, existem diversas formações rochosas com formatos estranhos, que parecem ter sido esculpidas pelo Homem.
14. Praia da Bordeira (não oficial)
Esta praia, tranquila, com uma grande beleza natural e pouco frequentada, tem-se tornado cada vez mais popular entre os adeptos do naturismo. O acesso ao local é relativamente fácil, sendo feito por estrada até ao topo Norte do local. Seguindo por um caminho depois da parte alcatroada, irá chegar ao topo Sul desta praia.
15. Praia da Cova Gala (não oficial)
A zona Sul desta praia é pouco frequentada e muito recatada, estando rodeada por dunas e matagal, e sendo por isso muito frequentada por naturistas. Por sua vez, a zona Norte está próxima de habitações e é muito visitada. A praia é dividida por quatro pontões, que a abrigam do vento e das ondulações mais fortes.
16. Praia Dezanove (não oficial)
Tem um extenso areal, com cerca de 1,1 km, e encontra-se dentro do território da Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica. Para além de ser popular para a prática de nudismo, a praia Dezanove é também a principal praia gay do nosso país, sendo muito procurada no verão por turistas.