Porto Covo é uma encantadora vila costeira, a sul da Península de Setúbal, rica em locais de interesse que pedem para ser visitados e em paisagens maravilhosas e que convidam à contemplação. Outro ponto de interesse são as suas praias, que chamam visitantes nos dias mais quentes para um bom mergulho, ou simplesmente para enterrar os pés na areia enquanto olham o mar.
As praias de Porto Covo começaram a atrair cada vez mais veraneantes nos últimos anos. A região passou de um litoral quase selvagem para uma situação em que existe cada vez mais pressão turística. No entanto, ainda é possível encontrar praias quase secretas por estes lados.
Portanto, se está a planear a sua visita, deixamos-lhe aqui algumas das melhores praias de Porto Covo e arredores. Basta escolher a sua preferida e partir para uns dias de mergulhos e diversão.
1. Praia Grande de Porto Covo
Esta praia tem as caraterísticas de uma praia urbana, contando com excelentes acessos e infraestruturas de apoio. Apesar disso, encontra-se integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, estando rodeada de grandes rochedos que a tornam abrigada. As águas são límpidas e podem por vezes ter uma ondulação forte, perfeita para o surf.
2. Praia dos Buizinhos
Deve o seu nome ao facto de aqui se poderem encontrar muitos búzios. Esta praia localiza-se no extremo sul da frente urbana de mar de Porto Covo, encontrando-se numa enseada. O areal tem forma de concha e fica totalmente imerso na maré alta. No alto da falésia, encontra um miradouro de onde pode ver as vistas.
3. Praia da Cerca Nova
Tem um areal amplo e de extensão razoável, que se divide em duas bolsas mais pequenas durante a maré alta. Encontra-se protegida do vento pelas arribas laterais e pelo enorme rochedo da zona sul. A praia não é vigiada, mas conta com limpeza do areal e recolha de lixo. O acesso é feito através de uma escadaria na encosta norte.
4. Praia do Salto
Esta é uma das praias mais pequenas e acolhedoras da Costa Vicentina, com o acesso a fazer-se por uma estrada estreita, mas em bom estado de conservação. Já há anos que este é um oásis para os naturistas. Conta com uma escadinha de acesso e tem uma bica de água doce onde pode tomar duche para retirar o sal do mar.
5. Praia do Banho
O areal é de pequenas dimensões e encontra-se rodeado de falésias, mas, durante a maré baixa, a área praticamente duplica. É o sítio perfeito para quem tem crianças, já que se encontra muito abrigada do vento e do mar. O acesso ao local faz-se por uma escadaria, que se encontra na vertente sul da praia.
6. Praia da Samoqueira (Porto Covo)
É uma pequena manta de areia recortada por rochedos, que ajudam a criar recantos mais íntimos. Conta com várias escadinhas de acesso e boas condições sanitárias, mas não tem vigilância permanente. Na maré baixa, parece formar-se um pequeno lago e, com a maré mais alta, cria-se uma baía de água de mar onde se pode relaxar confortavelmente.
7. Praia do Seizal
Tem um areal de dimensões reduzidas e localiza-se nas imediações do parque de campismo. Mesmo junto ao acesso, desagua um pequeno ribeiro, vindo da aldeia do Salgadinho. A cerca de 700 metros, consegue-se avistar a Ilha do Pessegueiro. O acesso a esta praia é feito através de um caminho de terra batida que segue para sul junto à costa, a partir de Porto Covo.
8. Praia da Ilha do Pessegueiro
Encontra-se em frente à ilha que lhe dá o nome, num espaço que tem as condições perfeitas para a prática de desportos náuticos, como o mergulho, a canoagem e o windsurf. Durante o verão, existem diversos barcos que proporcionam visitas à ilha, que tem vestígios de ocupação antiga, como a fábrica de salga de peixe da época romana.
9. Praia dos Aivados
É também chamada de Praia do Buzinheiro e tem uma fina e extensa faixa de areal, com um curso de água a correr à entrada. A praia é muito frequentada por pescadores e amantes de desportos náuticos, assim como por caminhantes, durante a maré baixa. O acesso é feito por uma estrada de areia, com cerca de 3kms. A praia não tem nenhuma infraestrutura de apoio.
10. Praia do Malhão
Tem um extenso areal, onde o nudismo é tolerado (na zona norte da praia). Tem boas condições para o surf e bodyboard, e daqui se inicia um trilho pedestre pelo litoral da Costa Vicentina, que termina em Vila Nova de Milfontes. O acesso à praia faz-se por uma boa estrada de areia, perto do parque de campismo de Sitava.
11. Praia do Serro da Águia
Tem um areal de reduzidas dimensões, em forma de concha, e as arribas altas que o rodeiam oferecem proteção nos dias mais ventosos. As águas que aqui chegam são calmas e acolhedoras. A praia não é vigiada, mas tem limpeza de areal e recolha do lixo. O acesso faz-se através de uma escadaria, que se encontra na encosta sul.
12. Praia de Porto Covinho
Tem um areal de pequenas dimensões em forma de concha, que se situa na base da falésia. A sua área aumenta de forma considerável na maré baixa. As escarpas que a ladeiam dão proteção contra o vento, o que torna este local muito abrigado e acolhedor. O acesso faz-se através de umas escadas na falésia, do lado norte.
13. Praia dos Canudos
Tem uma fina língua de extenso areal, que fica quase todo imerso na maré alta. A praia é sossegada e frequentada essencialmente por praticantes de nudismo. A falésia acompanha todo o comprimento da praia, e, no seu topo, encontra-se um sistema dunar muito bem conservado. O acesso pode ser feito pela Estrada Municipal 1109 ou pela praia da Foz.
14. Praia da Vieirinha (Vale Figueiros)
Encontra-se em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e tem um extenso areal com pequenas rochas de mar, que formam enseadas. Esta praia vigiada é muito frequentada por surfistas e bodyboarders, e tem parques de estacionamento, várias escadinhas de acesso, um restaurante e uma escola de surf.
15. Praia de Morgavel
Tem um areal extenso, mas apenas se pode ir a banhos na zona norte, já que, na zona sul, a areia é entrecortada por diversas formações rochosas. Tem um vasto estacionamento de apoio, e foi galardoada como a “praia mais limpa do Alentejo” em 2001. A praia é vigiada durante a época balnear, e tem alguns restaurantes.
16. Praia de São Torpes
É a praia mais concorrida no verão, procurada sobretudo por banhistas e surfistas da região. Encontra-se perto da Central Termoelétrica da CPPE, e conta com diversas infraestruturas de apoio. Tem parque de estacionamento, limpeza do areal, recolha do lixo, restaurante e escola de surf. É também vigiada por nadadores-salvadores durante a época balnear.