Sines, antiga vila de pescadores, foi sendo alterada ao longo do tempo, pelo turismo e pela indústria, e é atualmente um porto industrial petrolífero muito importante para a nossa economia. Neste pequeno, mas rico, território, conjuga-se na perfeição o melhor da Costa Alentejana com uma vertente mais cosmopolita.
E claro, não podemos deixar de destacar as suas praias, de alta qualidade e de grande beleza natural. Entre elas constam algumas das melhores da costa alentejana e que são ideais para famílias com crianças ou para grupos de amigos em busca de alguma diversão.
Caso se queira refrescar do calor, deixamos-lhe algumas das melhores praias de Sines e arredores. Depois de escolher a sua preferida só precisa de agarrar na toalha e partir em busca de um merecido descanso.
1. Praia Vasco da Gama
Esta praia urbana encontra-se a alguns metros da cidade e, apesar da pressão das estruturas portuárias, ainda se mantém um local muito agradável e frequentado. A praia é vigiada durante a época balnear, tem parque de estacionamento, limpeza do areal e recolha do lixo. O espaço é, ocasionalmente, palco de espetáculos e eventos.
2. Praia da Costa de Santo André
Encontra-se numa zona onde dominam os grandes espaços, uma considerável extensão de areia e o mar vigoroso. Graças à agitação marítima e aos fundos perigosos, a praia não é muito indicada para banhos, mas é o cenário perfeito para quem procura o isolamento e experienciar a pujança dos elementos no seu estado mais puro e selvagem.
3. Praia de Melides
Tem um extenso areal e encontra-se equipada com diversos apoios de praia, restauração e estacionamentos. Além disso, reúne condições de excelência a nível ambiental, sendo Bandeira Azul, Praia Acessível e Qualidade de Ouro. É o local perfeito para a prática de desportos náuticos durante praticamente todo o ano.
4. Praia de São Torpes
Situada próxima da Central Termoelétrica da CPPE, é a praia mais concorrida no verão, sendo frequentada quer pelos banhistas, quer pelos surfistas da região. Como estruturas de apoio e serviços, conta com vigilância na época balnear, parque de estacionamento, limpeza do areal, recolha do lixo, restaurante e escola de surf.
5. Praia de Morgavel
Tem um areal extenso e uma linha de água rica em rochas imersas, exceto na zona Norte, a mais propícia a ir a banhos. Foi galardoada pela iniciativa “Praia Limpa, Praia Segura” em 2001, e recebeu Bandeira Azul no mesmo ano. Tem estacionamento de apoio, restaurantes e serviço de vigilância durante o verão.
6. Praia da Vieirinha (Vale Figueiros)
Encontra-se em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e carateriza-se pelo seu areal extenso com pequenas rochas no mar, que formam pequenas enseadas. Esta praia vigiada é famosa entre surfistas e bodyboarders. Tem estacionamentos, acesso facilitado, restaurante e uma escola de surf.
7. Praia dos Canudos
Tem uma fina língua de areia com uma extensão considerável, que fica quase toda imersa na maré alta. A falésia, de baixa altura, acompanha o areal e abriga um vasto sistema dunar em estado selvagem. Esta praia sossegada é maioritariamente frequentada por praticantes de nudismo, que aqui encontram a privacidade que procuram.
8. Praia da Samoqueira (Porto Covo)
Esta pequena manta de areia é recortada por rochedos, que criam um ambiente quase íntimo. Apesar de ser uma praia selvagem, tem boas condições sanitárias e diversas escadinhas de acesso. Na maré alta, cria-se uma baía com água de mar onde se pode relaxar confortavelmente. Por sua vez, na maré baixa, forma-se um pequeno lago.
9. Praia de Porto Covinho
Tem um areal de pequenas dimensões em forma de concha, que se encontra na base da falésia. A área da praia aumenta de forma considerável na maré baixa, o que permite a ligação à praia vizinha. As escarpas que ladeiam a zona de banhos protegem os visitantes do vento forte. O acesso faz-se através de uma escadaria na falésia.
10. Praia do Serro da Águia
O seu areal pequeno e em forma de concha encontra-se protegido do vento pela falésia, salpicada de verde graças à vegetação. As águas aqui são calmas e muito agradáveis. Apesar de não ser vigiada, existe um serviço de recolha de lixo e limpeza do areal. O acesso faz-se por uma escadaria situada na encosta Sul.
11. Praia do Salto
Esta é uma das mais pequenas e encantadoras praias da Costa Vicentina. Já há vários anos que é um oásis para os praticantes de naturismo, graças à sua tranquilidade. O acesso faz-se por uma estrada estreita, mas bem conservada e, para chegar ao areal, existe uma escadinha de acesso. Na maré baixa, é possível aceder à praia da Cerca Nova.
12. Praia do Banho
O areal é pequeno e rodeado por falésias, mas, na maré baixa, a sua área praticamente duplica. É um local muito abrigado do vento e da ondulação mais forte, sendo um espaço perfeito para crianças. O acesso faz-se por uma escadaria na sua vertente Sul. Aqui se realizam, a 29 de agosto, banhos de cariz tradicional.
13. Praia da Cerca Nova
Tem um areal amplo e com uma extensão razoável, que se divide em duas zonas mais pequenas durante a maré alta. O local encontra-se protegido dos ventos mais fortes pelas arribas laterais. O acesso faz-se por uma escadaria na encosta Norte. A praia não é vigiada, mas tem serviço de limpeza do areal e de recolha do lixo.
14. Praia Grande de Porto Covo
Esta praia, situada junto à aldeia com o mesmo nome, tem as caraterísticas de uma praia urbana, contando com bons acessos e excelentes infraestruturas de apoio. Encontra-se rodeada de grandes rochedos, que a tornam mais abrigada, e é banhada por águas límpidas, que, por vezes, têm uma ondulação mais forte, muito apreciada por surfistas.
15. Praia dos Buizinhos
Esta praia encontra.se no extremo Sul da frente urbana de mar de Porto Covo. Tem um areal de pequenas dimensões e em forma de concha, que fica imerso quase na totalidade durante a maré alta. No alto da falésia, encontra-se um miradouro de onde pode apreciar as vistas. O acesso faz-se por uma escadaria na vertente poente.
16. Praia da Ilha do Pessegueiro
Encontra-se em frente à ilha que lhe dá o nome, sendo muito procurada durante o verão, altura em que diversos barcos proporcionam visitas à ilha, atravessando o canal. Aqui se encontram excelentes condições para a prática de diversos desportos náuticos, com destaque para o windsurf, a canoagem e o mergulho.