O Alentejo é uma região que tem de tudo para todos os gostos, entre casas caiadas, planícies ondulantes de trigo, gastronomia de comer e chorar por mais, e algumas das praias mais bonitas do nosso país. As praias do Alentejo são um verdadeiro tesouro e, muitas delas, são ainda quase secretas e desconhecidas pela maioria.
A oferta de praias nestas paragens é imensa e variada. Possuem condições perfeitas para umas férias em família ou com grupos de amigos e algumas delas são ideais para a prática de surf, por exemplo.
Estas praias têm a vantagem de ser mais sossegadas que as praias do Algarve, mantendo na mesma as comodidades necessárias aos banhistas. Portanto, as praias alentejanas têm muito que oferecer, e é por isso que preparamos esta lista com algumas das nossas sugestões a não perder:
1. Praia do Almograve
Almograve e a sua praia encontram-se inseridos no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, o que lhe vai permitir estar em contacto com a natureza pura. A praia tem duas partes distintas entre si: uma parte tem rochas e arribas de xisto, enquanto a outra parte tem areia encostada às dunas.
2. Praia da Zambujeira do Mar
Esta praia encontra-se rodeada de falésias altas, de onde pode ver um panorama deslumbrante sobre o oceano. A ondulação aqui é forte, o que torna este espaço popular para a prática de desportos náuticos. Portanto, não é de admirar que este seja um local concorrido no verão, especialmente por alturas do Festival do Sudoeste.
3. Praia do Carvalhal
O acesso a esta praia faz-se por uma pista de terra batida, tendo-se tornado uma alternativa popular à praia da Zambujeira do Mar. Esta praia tem uma grande beleza natural e carateriza-se por conformar um profundo vale, que é recortado por um riacho que atravessa a praia do Carvalhal até chegar ao mar.
4. Praia de Melides
Esta praia de bandeira azul conta com grande qualidade e excelentes condições atmosféricas. É um local quase deserto, com equipamentos balneares essenciais, mas sem grandes infraestruturas turísticas. Como é um espaço tranquilo, poderá praticar desportos como o surf, bodyboard, voleibol, futebol e pesca desportiva à vontade.
5. Praia da Comporta
A sua limpeza e qualidade de águas é reconhecida pelo galardão Bandeira Azul. É um local muito procurado por turistas e locais, tanto pelo seu extenso areal como pelos equipamentos que aqui pode encontrar, como restaurantes, sanitários e chuveiros. A temperatura média das suas águas no verão é de 17ºC.
6. Praia da Tróia Galé
O acesso pode ser feito por barco ou por terra, sendo que, seja qual for o método escolhido, a paisagem do estuário do Sado vai deslumbrar. Esta praia tem um areal considerável, com algumas infraestruturas, como passadiços de madeira e chapéus de sol. A partir daqui, pode contemplar a beleza da Serra da Arrábida e das dunas envolventes.
7. Praia de São Torpes
Esta praia, que se situa perto da Central Termoelétrica da CPPE, é muito concorrida no verão, sendo muito frequentada por moradores da região. Conta com parque de estacionamento, limpeza do areal e recolha de lixo, vigilância durante a época balnear feita por nadadores-salvadores, um restaurante e uma escola de surf.
8. Praia do Brejo Largo
Esta praia selvagem e de grande beleza é muito frequentada por estrangeiros. Está rodeada de pequenas ribeiras e dunas verdejantes. O acesso faz-se por uma estrada de areia, e, para chegar ao areal, pode optar por descer uma escada escavada na rocha com cordas, no Norte da praia, ou seguir pela escadaria da ponta Sul.
9. Praia das Furnas
Esta praia encontra-se bem sinalizada junto da estrada principal, cerca de 2kms depois de passar a ponte de Vila Nova, pelo que chegar até aqui não é uma tarefa particularmente complicada. O espaço conta com diversos parques de estacionamento e tem passadiços em madeira, assim como dois bares-restaurantes.
10. Praia dos Brejos
Tem um areal extenso, com cerca de 2,7km, e é uma praia remota, sendo, portanto, menos conhecida e menos frequentada que outras que se situam na península de Tróia. A Sudeste, a ampla curva do canal onde estão os arrozais dá mais beleza ainda à paisagem. O acesso, a partir das culturas agrícolas, encontra-se vedado a veículos.
11. Praia da Aberta Nova
Esta praia de excelência tem Bandeira Azul e Qualidade de Ouro. Possui equipamentos de apoio de praia simples (bar e sanitários), assim como dois pequenos parques de estacionamento, junto dos quais há um miradouro e um parque de merendas. O areal é de acesso difícil para pessoas com mobilidade reduzida.
12. Praia Grande de Porto Covo
Esta praia tem as caraterísticas de uma praia urbana, contando com bons acessos e infraestruturas. O areal encontra-se rodeado de grandes rochedos, o que torna o espaço mais abrigado dos ventos fortes. É banhada por um mar de águas límpidas que, por vezes, tem uma ondulação forte, muito apreciada pelos surfistas.
13. Praia da Ilha do Pessegueiro
Esta praia encontra-se em frente à ilha que lhe dá o nome, num local de ocupação humana muito antiga. Durante o verão, diversos barcos permitem uma visita à ilha, atravessando-se para isso o canal, muito popular para a prática de desportos náuticos como o mergulho, o windsurf e a canoagem.
14. Praia do Malhão
Esta praia, com um extenso areal, parece estar dividida em dois locais, muito por causa dos acessos. O espaço tem boas condições para o surf e bodyboard, e o nudismo é aqui tolerado (na zona Norte da praia). A partir daqui inicia-se um trilho pedestre pelo litoral da Costa Vicentina, que termina em Vila Nova de Milfontes.
15. Praia do Tonel
Tem um areal de dimensões consideráveis, que fica imerso quase na totalidade durante o pico da maré alta. O acesso é algo difícil, uma vez que se faz descendo a falésia. Por sua vez, o acesso até ao topo desta falésia é relativamente fácil, seguindo-se por uma Estrada Municipal e depois por um caminho em terra batida.
16. Praia da Amália
Deve o seu nome à fadista Amália Rodrigues, que muito a frequentava, e é um recanto natural, em estado quase puro. O acesso faz-se por umas escadinhas que se encontram junto da casa da Amália. Esta é uma praia muito frequentada por naturistas, já que é sossegada, reunindo também as condições para a prática de surf e pesca desportiva.