A Rede das Aldeias Históricas de Portugal engloba 12 povoações, com caraterísticas comuns e uma história semelhante: são fortificadas, amuralhadas e com judiaria. Ao caminhar pelas ruas destas localidades, estamos a fazer uma viagem ao passado, até porque tudo permanece igual ao que estava há centenas de anos.
As aldeias históricas de Portugal afirmam-se cada vez mais como um dos destinos mais interessantes do país, sendo capazes de mostrar o lado mais típico e genuíno do país. E fazem isto de forma exemplar, mostrando aos turistas algumas tradições e costumes antigos.
Muitas das casas destas aldeias foram recuperadas e são hoje alojamentos de turismo rural, o que lhe permite passar a noite ali e sentir ainda mais o chamamento da história. Se ficou com curiosidade e quer partir à descoberta, deixamos-lhe aqui 7 das aldeias históricas mais bonitas de Portugal.
1. Monsanto
Conhecida como a “aldeia mais portuguesa de Portugal”, nos últimos anos tem atraído diversos visitantes nacionais e internacionais. Tem a particularidade de as suas casas terem sido construídas nas rochas, servindo estas de parede ou até mesmo de telhado a muitas construções.
O charme da aldeia é indiscutível, agreste e ao mesmo tempo belo, lembrando-nos continuamente das maravilhas que o engenho do Homem pode criar. Em Monsanto, encontra muitos locais onde pernoitar e onde pode provar a gastronomia típica da região.
2. Sortelha
Esta é, talvez, a aldeia medieval mais bem conservada de Portugal, sendo também uma das mais bonitas. Todo o povoado se encontra dentro das muralhas circulares do castelo, cuja localização foi crucial na defesa do nosso país.
Quase tudo em Sortelha se encontra igual aos tempos medievais do século XIII, altura em que se construiu o castelo. As ruas e casas, feitas de granito, encontram-se recuperadas, existindo por aqui alojamentos, cafés e restaurantes onde se pode descobrir a maravilhosa gastronomia da zona.
3. Piódão
Para além de ser uma Aldeia Histórica, é também uma aldeia de xisto da serra do Açor, o que a torna uma das mais famosas aldeias portuguesas. Para aqui chegar, terá que percorrer as estradas sinuosas da serra, mas a verdade é que a vista das casas de xisto, dispostas ao longo da encosta (e que lhe dão a alcunha de “aldeia presépio”) valem muito a pena a viagem.
Procure passear pelas ruas de Piódão e descobrir a sua magnífica igreja e as diversas esplanadas e restaurantes da localidade. Aproveite e parta também à descoberta da Mata da Margaraça.
4. Castelo Rodrigo
Foi vila e sede de concelho durante 600 anos, mas, quando perdeu o posto, perdeu muita da sua importância. Apesar disso, mantém o riquíssimo património, que atesta a sua antiga imponência, como as velhas muralhas, as ruínas do palácio de Cristóvão de Moura, o pelourinho quinhentista, a igreja matriz e a cisterna medieval.
Passeando pelas ruas empedradas de Castelo Rodrigo, é possível encontrar vestígios da presença de cristãos-novos, podendo também reconhecer-se elementos manuelinos e casas com motivos de origem árabe.
5. Linhares da Beira
A aldeia de Linhares da Beira terá tido origem num castro lusitano, sabendo-se com certeza que a serra da Estrela foi um local habitado por este povo. Quanto ao nome Linhares, vem do linho, que em tempos foi uma das culturas mais importantes da região. No harmonioso conjunto urbano da povoação, podemos encontrar casas simples de granito a conviver com solares de nobreza antiga.
Recomendamos que visite a igreja matriz (lar de três valiosas tábuas atribuídas a Grão Vasco), o fórum medieval (onde se anunciavam à população as decisões comunitárias) e o pelourinho quinhentista.
6. Almeida
Situada perto da fronteira com Espanha, esta vila encontra-se totalmente rodeada por muralhas com a forma de estrela, muralhas essas que são a sua principal atração. Mas há muito mais a descobrir aqui, por entre as suas ruas e ruelas, podendo-se deslumbrar com casas brasonadas, lojas tradicionais e as flores que alegram as janelas, assim como museus e igrejas.
Almeida é também um bom ponto de partida para descobrir a região da Beira Alta, e nas suas redondezas existem diversas aldeias históricas ou medievais, assim como pequenas vilas a conhecer.
7. Trancoso
Trancoso faz parte desta lista, apesar de ser uma cidade, muito graças ao seu enorme legado judaico, tendo o local abrigado uma das maiores comunidades judaicas em Portugal durante a Idade Média. Assim, os vestígios desta presença são ainda hoje visíveis, desde edifícios entretanto recuperados a pequenos detalhes nas casas.
Para além de todo o património edificado, merecem destaque as suas ruas e ruelas, que nos convidam a um passeio dentro e fora das muralhas, existindo coisas novas a descobrir ao virar de cada esquina.