Portugal tem uma rica diversidade geográfica e cultural, que varia desde as planícies do Alentejo às montanhas do Norte. Nas regiões montanhosas do país, podemos encontrar algumas das aldeias mais altas de Portugal, conhecidas pela sua beleza natural e pelo modo de vida tradicional dos seus habitantes. A maioria destas aldeias parou no tempo e são autênticos museus ao ar livre.
Ao longo dos últimos anos, acabou por se generalizar a ideia de que a aldeia mais alta de Portugal é Sabugueiro, em Seia, mas tal não corresponde à verdade. É certo que a tarefa de encontrar as aldeias situadas a maior altitude em Portugal não é fácil, até porque depende do critério que se utiliza. No caso desta lista, o critério usado foi a altura a que se encontra o edifício mais alto em cada uma das aldeias mencionadas.
Devemos deixar também uma nota de esclarecimento: deixamos de fora a localidade de Penhas da Saúde, que se encontra a 1500 metros de altitude, por esta não ser uma aldeia, mas sim um aldeamento turístico. Tendo em conta todas estas ressalvas, deixamos-lhe as 5 aldeias mais altas de Portugal.
1. Sendim, Montalegre (1155 metros)
Esta é a aldeia mais alta de Portugal, sendo também a aldeia mais próxima da Galiza e a segunda localizada mais a norte no concelho de Montalegre. O seu edifício mais alto encontra-se a 1155 metros.
Nesta localidade, poderá observar uma paisagem montanhosa e rural, com destaque para os campos de cultivo e para os diversos rebanhos de ovelhas, que poderá encontrar a pastar em qualquer altura. Caso visite a localidade, não deixe de conhecer a capela de Sendim, templo católico que data do século XVIII.
2. Pitões das Júnias, Montalegre (1140 metros)
Pitões das Júnias é a segunda aldeia mais alta de Portugal e encontra-se totalmente inserida no Parque Nacional da Peneda-Gerês, sendo uma porta de entrada no Gerês transmontano.
Graças ao seu longo isolamento, Pitões das Júnias tem ainda hoje um traçado típico de uma aldeia medieval, e tudo aqui gira em volta da terra e daquilo que ela tem para dar. O local é também muito visitado pela sua cascata e pelas ruínas de um mosteiro que aqui existiu.
3. Gralheira, Cinfães (1130 metros)
Esta localidade encontra-se em plena serra de Montemuro, sendo também conhecida como a “Princesa da Serra”. O local conta com uma paisagem deslumbrante e encontra-se rodeado de lameiros férteis e verdejantes, que são propícios à criação do gado, que é uma das atividades principais da localidade e uma das principais fontes de riqueza da sua população.
Gralheira é também conhecida pelos seus invernos rigorosos e pela queda de neve, que acontece com regularidade. E como qualquer localidade onde a criação de gado é a principal atividade económica, é também conhecida pela qualidade da sua gastronomia.
4. Panchorra, Resende (1120 metros)
Encontra-se no extremo sudoeste do concelho de Resende, em pleno planalto da serra de Montemuro. É uma das freguesias mais altas de Portugal e conta com cerca de 200 habitantes.
Aqui poderá admirar uma paisagem natural e rural, com destaque para os lameiros e pastagens. Poderá também visitar a ponte da Panchorra, ponte medieval que atravessa o rio Cabrum, e que, durante muito tempo, foi considerada como tendo origem romana.
5. Sabugueiro, Seia (1120 metros)
Esta pequena aldeia teve a sua origem nos abrigos provisórios dos pastores, que ali encontravam belas pastagens para os seus rebanhos. Com o tempo, acabaram por surgir casas permanentes, simples e graníticas, muito típicas desta região.
Assim, Sabugueiro acabou por deixar de ser um local de habitação temporária, e os seus habitantes puderam começar a ganhar raízes neste belíssimo recanto da serra da Estrela. Ganhou a fama de aldeia mais alta de Portugal erroneamente, mas está entre as 5 mais altas.