Bem perto de Lisboa mas ainda pouco afetadas pelo urbanismo desenfreado, as praias de Sintra são um caso único. São praias de elevada qualidade, muitas delas ainda quase selvagens (especialmente as inseridas no Parque Natural de Sintra/Cascais). Tratam-se de pequenos tesouros ainda pouco frequentados.
Algumas das praias de Sintra têm bons acessos, estacionamento e equipamentos de apoio. No entanto, existem outras que, por causa do seu isolamento e difícil acesso, são pouco visitadas e não são vigiadas durante a época balnear. Por isso mesmo, se prefere praias com bom acesso a serviços e equipamentos, talvez seja melhor ficar pelas praias de Cascais.
A água é limpa, embora um pouco fria. A ondulação pode ser forte em algumas destas praias, o que as torna menos desejáveis para famílias mas excelentes para a prática de surf. Seja qual for a sua preferência, existe uma praia ideal para si. Descubra as 10 melhores praias de Sintra.
1. Praia da Adraga
Em pleno Parque Natural de Sintra/Cascais, a Praia da Adraga é muito frequentada durante a época balnear. A areia é fina e as escarpas que a rodeiam proporcionam-lhe um ambiente acolhedor. No restaurante que serve de apoio à praia pode desfrutar de excelentes pratos de peixe e marisco. E para culminar… não deixe de apreciar a Pedra de Alvidrar, na zona sul da praia, e as suas grutas. Na zona norte, é possível praticar nudismo com alguma privacidade.
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Sim.
- Duches: Sim.
- WC: Sim.
- Estacionamento: É perto da praia, mas muito concorrido durante os fins de semana de Verão.
- Acesso: Rume até Almoçageme e siga as placas que indicam a direção da praia.
- Dicas: Visite a Pedra de Alvidrar e as suas grutas.
- Na zona: O restaurante de apoio à praia serve excelentes pratos de peixe e marisco.
- Boa para: Jovens, adeptos do nudismo e pescadores.
2. Praia da Ursa
Com apenas 50 metros de extensão, esta é uma das mais especiais praias de Sintra. A Praia da Ursa deve o seu nome a uma enorme rocha com o aspeto do referido animal. Existe ainda outra formação rochosa com o nome “Gigante”. Apesar de muito bonita, fica com pouco espaço durante a maré alta. Alertamos ainda que o acesso é muito difícil e desaconselhado a pessoas menos experientes. Como não existem estruturas de apoio, vá preparado para todas as eventualidades, especialmente com água e comida.
- Vigiada: Não.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Não.
- WC: Não.
- Estacionamento: Junto à placa que indica a localização da Praia da Ursa.
- Acesso: Siga em direção ao Cabo da Roca e vire à direita um pouco antes de chegar a este destino.
- Dicas: Vá preparado com calçado próprio para descer a escarpa, água, comida e protetor solar.
- Na zona: Se é adepto de percebes, esta praia é ideal para apanhá-los.
- Boa para: Jovens, aventureiros e pessoas com boa condição física.
3. Praia do Magoito
É considerada uma das praias mais ricas em iodo em Portugal (e em toda a Europa). A Praia do Magoito tem areias douradas, um mar turquesa e um areal de grandes dimensões. Fica localizada na foz da Ribeira da Mata, bem perto da localidade do Magoito (que dá o nome à praia), a noroeste de Sintra. O único senão? A água costuma estar um pouco fria! Se estiver um dia limpo, pode avistar o cabo da roca.
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Sim.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Fácil e abundante.
- Acesso: Rume em direção à localidade de Magoito. A partir de aí, é impossível não encontrar a praia.
- Dicas: Aprecie a duna fóssil junto à rampa de acesso (classificada como geomonumento).
- Na zona: Se é adepto de percebes, esta praia é ideal para apanhá-los.
- Boa para: Famílias e pessoas com carência de iodo.
4. Praia das Maçãs
Diz a lenda que o nome desta praia deriva do facto de em tempos aqui desaguar um rio que passava por pomares e que levava as maçãs caídas até ao mar. E assim nasceu a Praia das Maçãs, uma das mais famosas praias de Sintra. O areal tem cerca de 250 metros e à sua volta existem muitos bares, cafés e restaurantes. Existe ainda uma piscina de água salgada e um parque infantil. A Praia das Maçãs era uma das favoritas dos Sintrenses no passado, muito por causa do famoso elétrico, cuja última paragem é neste local.
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Sim.
- Duches: Sim.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Fácil e abundante.
- Acesso: Rume até Colares e siga as indicações até à praia.
- Dicas: O elétrico está de novo em atividade e pode ser um passeio engraçado para fazer em família.
- Na zona: Os muitos restaurantes locais servem bons pratos de peixe e marisco.
- Boa para: Famílias com crianças.
5. Praia de Azenhas do Mar
É um verdadeiro postal ilustrado e um símbolo de Sintra. As casas estão dispostas em cascata numa arriba que desce até ao mar e que proporciona uma paisagem deslumbrante, especialmente durante o pôr-do-sol. O seu areal é pequeno, com apenas 30 metros de largura, mas não deixa de ser uma das mais apreciadas praias de Sintra. No entanto, é sua piscina oceânica que faz as delícias dos visitantes, especialmente as crianças.
- Vigiada: Não.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Não.
- WC: Não.
- Estacionamento: Fácil e abundante.
- Acesso: Fica a norte da Praia das Maçãs.
- Dicas: Não deixe de tirar a fotografia da praxe a partir do miradouro, com as Azenhas do Mar como pano de fundo.
- Na zona: O restaurante das Azenhas do Mar tem fama de ter um excelente marisco mas convém reservar com antecedência.
- Boa para: Apreciadores de praias em localidades pitorescas.
6. Praia da Samarra
É talvez a mais secreta das praias de Sintra. O areal é muito pequeno e completamente rodeado por arribas. Por tudo isto, a Praia da Samarra é um daqueles locais ideais para quem quer desfrutar de um banho refrescante sem a confusão dos veraneantes em excesso. Rodeada apenas pela natureza, o barulho dos banhistas é substituído pelo som da água a ir e a voltar. Um deleite para os sentidos e uma ótima forma de terapia!
- Vigiada: Não.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Não.
- WC: Não.
- Estacionamento: Escasso, ao longo da estrada que dá acesso à praia.
- Acesso: Conduza até São João das Lampas e daí parta em direção à estrada de Samarra. Na dúvida, consulte o GPS.
- Dicas: Leve tudo o que é necessário consigo para passar uma tarde na praia porque não existem estruturas de apoio no local.
- Na zona: Mesmo a sul da praia, localiza-se a Lomba dos Pianos, uma interessante formação geológica que merece uma visita.
- Boa para: Apreciadores de praias calmas.
7. Praia de São Julião
É a praia localizada mais a norte do concelho de Sintra, já na fronteira com o concelho de Mafra. A maior parte do areal, com 2 quilómetros de extensão, localiza-se no lado de Sintra, na margem esquerda do rio Falcão. É muito frequentada por adeptos de bodyboard e de surf, além de outros desportos aquáticos. Além disso, é também um ótimo local para a realização de pesca desportiva. É uma praia bastante ventosa e com água fria. Mesmo assim, vale sempre a pena graças ao seu extenso areal e aos bares de apoio.
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Sim.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Fácil e abundante.
- Acesso: Rume até São João das Lampas e siga as placas que indicam a direção para a praia.
- Dicas: A zona é famosa pelo seu delicioso pão saloio. Pare em qualquer uma das aldeias antes da praia e abasteça a cesta para a merenda.
- Na zona: Na freguesia de São João das Lampas, visite a aldeia de Gouveia, famosa pelos seus azulejos espalhados por toda a parte com versos de um poeta local.
- Boa para: Adeptos de desportos aquáticos.
8. Praia Grande
O nome não engana: é mesmo uma das maiores praias de Sintra. É também uma das mais frequentadas e aqui se realizam várias provas importantes de modalidades desportivas como o Bodyboard. A areia é dourada, as arribas são escarpadas e a água é um pouco fria: está em Sintra, sem dúvida! A praia é bastante concorrida durante o mês de Agosto, mas tem sempre espaço para mais um.
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Sim.
- Duches: Sim.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Fácil e abundante mas pode ser complicado nos fins de semana de Agosto.
- Acesso: Rume até Colares e siga as placas que indicam a direção para a praia.
- Dicas: Desfrute de um bom prato de marisco acompanhado por um vinho verde bem fresco no fabuloso Bar do Fundo.
- Na zona: Vale a pena subir até ao topo da escarpa do lado sul da praia e apreciar as pegadas de dinossauro (e as vistas).
- Boa para: Adeptos de desportos aquáticos e famílias com crianças.
9. Praia Pequena
Não é tão pequena como o seu nome indica. É apenas um pouco menor do que a sua vizinha Praia Grande. É mais recatada e calma e possibilita mais privacidade, um pouco longe da confusão que pode acontecer durante os meses de Verão. Está mais abrigada dos ventos do norte e por isso é mais agradável. Mas mesmo com menos vento, os amantes de surf e bodyboard não deixam de aproveitar as ondas da Praia Pequena. As arribas são um pouco instáveis mas existe um passeio pedonal onde pode circular e contemplar a paisagem.
- Vigiada: Não.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Não.
- WC: Não.
- Estacionamento: Estacione na estrada onde se localiza o Restaurante Nortada e desça em direção à praia.
- Acesso: Rume até Colares e siga as placas que indicam a direção para a Praia Grande. Quando chegar, procure a placa que indica a localização da Praia Pequena.
- Dicas: O Restaurante Nortada possui vistas excelentes para a Praia Pequena e os seus pratos de peixe e marisco são muito apreciados na região.
- Na zona: Vale a pena percorrer os pequenos passadiços no topo da arriba que circunda a praia e apreciar as vistas.
- Boa para: Surfistas e pescadores desportivos.
10. Praia da Vigia
Também conhecida por praia de Vide, tem um areal extenso, com quase 1.5 quilómetros. Trata-se de uma praia naturista não oficial. Não é vigiada nem possui qualquer tipo de apoio. A privacidade, no entanto, é garantida. Para chegar a esta praia, deve caminhar pelo areal em direção a sul a partir da praia de São Julião.
- Vigiada: Não
- Praia acessível: Não.
- Duches: Não
- WC: Não.
- Estacionamento: O estacionamento fica na falésia, no centro da praia.
- Acesso: Caminhe pelo areal da Praia de São Julião em direção ao sul (esquerda). Também pode descer um trilho a partir do parque de estacionamento.
- Dicas: Tenha o cuidado de sair da praia antes que a maré suba e leve consigo tudo o necessário porque não existem serviços de apoio.
- Na zona: Um pouco mais a sul desta praia fica a maravilhosa aldeia de Azenhas do Mar. As vistas são deslumbrantes e o peixe é o melhor da zona.
- Boa para: Naturistas.