Banhado pelo Oceano Atlântico, Portugal é um país repleto de maravilhosas praias. Mas, por vezes, há quem prefira outro tipo de praias para se refrescar: as praias fluviais. No distrito de Aveiro, apesar de existirem muitas e boas praias oceânicas, existem também praias fluviais de qualidade.
Nos últimos anos, muita gente tem optado cada vez mais por escolher uma praia fluvial para se refrescar nas águas puras e límpidas de um rio e em contacto com a natureza envolvente.
Cientes disto, os municípios têm apostado cada vez mais na revitalização e promoção destes espaços. Descubra as melhores praias fluviais do Distrito de Aveiro.
1. Praia Fluvial da Ilha dos Amores (Castelo de Paiva)
No local onde o Paiva encontra o Douro, existe uma pequena ilha, chamada de Ilha dos Amores. A sua praia é muito usada na para a prática de desportos náuticos, sendo também possível acampar. O espaço tem diversas infraestruturas, como piscina ao ar livre, um bar de apoio, um pequeno areal e diversos espaços de sombra.
2. Praia Fluvial da Espiunca (Arouca)
Esta belíssima praia fluvial do Paiva ganhou nova vida após a construção dos famosos passadiços, sendo aliás um dos pontos de início de um dos percursos. Apesar de a profundidade da água não ser muita, esta é limpa e quente. O espaço tem casas de banho, um areal e sombra e, do outro lado da margem, tem diversas infraestruturas de apoio, como um bar.
3. Praia Fluvial da Mamôa (Santa Maria da Feira)
Este complexo tem duas praias, uma em cada margem do rio Antuã, e está dotado com áreas de lazer, jardins de relva, parques de estacionamento, equipamentos desportivos e outras infraestruturas de apoio, como um bar e restaurante. Nos arredores, poderá descobrir um pequeno moinho recuperado.
4. Praia Fluvial do Pedorido (Castelo de Paiva)
Esta praia fluvial, de acesso fácil e rápido, é perfeita para passar uns belos dias de verão. Aqui, é possível fazer campismo e caravanismo. O espaço tem diversas zonas de sombra, um parque de merendas com churrasqueiras, um parque infantil muito completo, e um bar de apoio com uma esplanada muito convidativa.
5. Praia Fluvial do Areinho (Arouca)
Este é outro dos espaços que foi revitalizado com a construção dos passadiços do Paiva, já que aqui começa um dos seus trilhos. Para além de um refrescante mergulho, poderá realizar diversos tipos de atividades e desportos náuticos. O local é vigiado, tem um parque de estacionamento de 30 lugares, bar de apoio, casas de banho e churrasqueiras, entre outras comodidades.
6. Praia Fluvial da Cabreia (Sever do Vouga)
Aqui encontra a famosa Cascata da Cabreia, com 25 metros de altura e formada pelas águas do rio Mau. A cascata forma depois uma piscina natural, rodeada de árvores e muita sombra, numa envolvente que convida a longos passeios pela natureza. Não se esqueça de levar tudo o que precisa para passar o dia, já que o local não tem infraestruturas de apoio.
7. Praia Fluvial de Burgães (Vale de Cambra)
Esta praia é banhada pelas límpidas águas do rio Caima, sendo um local de paz e tranquilidade situado no meio da natureza. Aqui encontra diversas infraestruturas de apoio aos banhistas, como um snack-bar onde pode fazer algumas refeições rápidas ou um parque infantil para os mais pequenos se divertirem em segurança.
8. Praia Fluvial Quinta do Barco (Sever do Vouga)
Esta praia tem um passadiço de madeira para se aceder à água, e está certificada como praia acessível. Tem também Bandeira Azul, o que atesta a sua elevada qualidade, tanto do espaço em si como das águas. Terá acesso a comodidades como um parque infantil, um areal extenso, mesas para piqueniques e balneários.
9. Praia Fluvial do Alfusqueiro (Águeda)
Esta praia, inserida na orla da Serra do Caramulo, tem águas límpidas e encontra-se rodeada de árvores, o que proporciona sombra em abundância aos visitantes. Graças ao investimento feito no local, a praia tem espaços relvados, areia fina nas margens do rio, e lugares de estacionamento para cem viaturas.