Apesar de Portugal ser um país com de quilómetros de costa, com praias de renome mundial, muitas pessoas optam por praias fluviais, para se refrescar nos meses mais quentes. E isto não é de estranhar, até porque, um pouco por todo o país, existem praias fluviais de qualidade superior, onde as águas cristalinas correm no meio da bela vegetação.
No distrito de Santarém, pode encontrar diversas praias assim, muitas delas certificadas com Bandeira Azul ou galardoadas como Praia de Ouro pela Quercus. São pequenos paraísos no meio da Natureza que convidam a um mergulho longe da confusão.
Por isso mesmo, se procura um local para se refrescar longe dos locais mais massificados pelo turismo, descubra algumas das melhores praias fluviais de Santarém e arredores. Temos a certeza que uma delas será a sua favorita.
1. Praia Fluvial do Agroal (Ourém)
A praia fluvial do Agroal tem um estilo e caráter rural que, combinado com a zona verdejante onde se insere, ajuda a cativar os visitantes, que aproveitam para fazer caminhadas pelas redondezas. Conta com nadadores salvadores disponíveis a todo o momento e com policiamento permanente. Tem também casas de banho e chuveiros grátis, um parque de estacionamento vasto, dois bares/restaurantes e até uma pequena pensão.
2. Praia Fluvial do Carvoeiro (Mação)
Bem longe de qualquer sinal de poluição e rodeada por um extenso pinhal, encontra esta praia distinguida com Bandeira Azul e que tem o rótulo de Praia Acessível. O espaço conta com bons acessos, iluminação noturna, parque de merendas, espaço para se fazerem churrascos e tem até uma piscina para os mais pequenos.
3. Praia Fluvial de Dornes (Ferreira do Zêzere)
Dornes situa-se numa pequena península do rio Zêzere, com a sua localização peculiar a dar-lhe uma das melhores vistas da região. Aqui encontrará uma pequena praia fluvial e uma pequena marina. Apesar de ter um tamanho reduzido, a praia é perfeita para a prática de desportos náuticos, e conta com diversos trilhos pedestres nas suas imediações, para um passeio antes ou após o banho.
4. Praia Fluvial de Valada (Cartaxo)
Esta acolhedora praia fluvial tem um pequeno cais, que serve de apoio à prática de desportos náuticos e outras atividades. Tem também boas infraestruturas, como um bar com esplanada, mesa de piqueniques e até espaços para fazer churrascos, o que ajuda a tornar esta praia num local perfeito para famílias ou grupos de amigos.
5. Praia Doce (Salvaterra de Magos)
Situa-se perto da aldeia piscatória de Escaroupim, e conta com uma bela paisagem, com a vegetação em volta das águas do Tejo. A praia conta com um parque de merendas com churrasco e tem instalações sanitárias. A zona balnear tem pé, mesmo com a maré alta, e a praia encontra-se vigiada aos fins de semana pelos Bombeiros Voluntários.
6. Praia Fluvial de Montes (Tomar)
Encontra-se no limite da albufeira de Castelo de Bode e tem vistas deslumbrantes, com vegetação exuberante e águas límpidas. Tem as condições perfeitas para a prática de desportos náuticos, e é também um local de pesca popular. A praia tem certificado de “Qualidade de Ouro”, emitido pela Quercus, o que atesta a sua elevada qualidade.
7. Praia Fluvial da Aldeia do Mato (Abrantes)
A grande atração da popular praia fluvial da Aldeia do Mato são as águas cristalinas do Zêzere, mas quem aqui se desloca pode também praticar desportos como a canoagem, o caiaque, a vela e o windsurf. A praia tem um cais de ancoragem, piscinas flutuantes, balneários e bares de apoio. Quem desejar passar por aqui uns dias, poderá alugar um dos bungalows que estão disponíveis.
8. Praia Fluvial de Cardigos (Mação)
As águas transparentes da barragem do Vergancinho não deixam ninguém indiferente, o que torna a praia fluvial de Cardigos muito popular, muito graças à sua elevada qualidade. A praia tem uma zona relvada e uma zona de areia, bar de apoio, churrasqueiras e chapéus de palha para dar sombra aos banhistas. O local encontra-se vigiado durante o verão.
9. Praia Fluvial de Ortiga (Mação)
Encontra-se em plena albufeira da Barragem de Belver e está dotada de inúmeras infraestruturas de apoio, como um pequeno cais de embarque, um bar com esplanada e um posto médico. Para além de ir a banhos nas águas límpidas, poderá seguir um dos diversos trilhos pedestres da zona e ter um contacto mais direto com a natureza verdejante.