Uma parte muito importante da decoração de uma cozinha é a cor que usa nas suas paredes, até porque a cor errada pode deixar a sua cozinha pesada, sem luz e demasiado sombria. Portanto, é importante que considere qual é a melhor cor para esta divisão antes de ir comprar a tinta para a pintar. Se não sabe bem por onde começar, deixamos-lhe algumas ideias que pode pôr em prática.
1. Branco: uma aposta nem sempre segura
O branco é uma das cores mais usadas nas paredes de casa, já que é uma tinta económica e que amplia a sensação de luz natural da divisão, o que é especialmente útil numa cozinha pequena. Além disso, o branco combina muito bem com outras cores, criando-se contrastes interessantes com muita facilidade.
No entanto, o branco não tem um grande impacto visual na sua cozinha, e, portanto, se os seus móveis forem brancos, uma parede nessa cor torna o ambiente muito monótono.
2. Laranja: um pouco de alegria na divisão
É uma cor que nos levanta o espírito e fica muito bem em cozinhas com mais personalidade, até porque combina na perfeição com materiais como a madeira ou o aço, criando um ambiente vibrante.
Além disso, pode ser combinado com móveis de cores mais neutras, como o branco ou bege. No entanto, deve ter em conta que, se a sua cozinha for pequena, esta cor pode torná-la visualmente mais pequena, pelo que deverá usar tonalidades mais claras.
3. Castanho: um toque acolhedor na cozinha
Os tons chocolate e castanho transmitem-nos uma sensação de calor e aconchego, podendo ser usados com mobília branca ou em tons de madeira.
Apenas terá de ter em conta as diferentes tonalidades de castanho a usar na divisão: assim, se a mobília for de madeira escura, use um castanho-claro nas paredes, e vice-versa. Esta cor fica especialmente em espaços que tenham bastante luminosidade.
4. Vermelho: para quando quer arriscar
O vermelho é uma cor viva e forte, que deve ser usada com alguma prudência, de modo a não se criarem sensações visuais demasiado violentas na sua cozinha. Afinal, o peso desta cor pode tornar um ambiente sufocante, especialmente se não os combinar com móveis brancos.
No entanto, é sempre possível usar esta cor na cozinha, especialmente em espaços que tenham muita luz natural e sejam amplos.
5. Cinzento azulado: a nova tendência de decoração
Esta cor tem sido cada vez mais usada na decoração de interiores, e a cozinha não é uma exceção. Como é uma cor com uma carga visual menos intensa que o laranja ou o vermelho, pode ser usada até nas cozinhas mais pequenas, especialmente se escolher uma tonalidade que seja mais pastel.
O cinzento azulado pode ser combinado com mobiliário branco, cinzento ou até mesmo de madeira clara, sempre com bons resultados.
6. Verde: um toque retro na divisão
Esta era uma cor muito usada nas cozinhas dos anos 50 e 60, o que permite dar a esta divisão um toque retro que fica muito bem. Como é uma cor mais suave, pode ser usada nas divisões mais pequenas, especialmente se for combinada com algum branco nas paredes, portas ou no mobiliário da cozinha.
No entanto, também pode combinar esta cor facilmente com móveis feitos em madeira mais clara ou num tom intermédio.
7. Preto: uma opção com personalidade
Até há relativamente pouco tempo, o preto era apenas usado em alguns detalhes da decoração de interiores. Mas hoje, esta cor tem ganho destaque, mesmo em cozinhas.
No entanto, lembre-se que esta cor retira luminosidade ao espaço, pelo que apenas a deverá colocar numa divisão que seja bastante luminosa. A melhor forma de incorporar esta cor na sua cozinha é pintando apenas uma parede de preto, quem sabe com tinta ardósia para personalizar mais o local.
8. Amarelo: traga brilho à sua cozinha
O amarelo é uma cor que nos transmite vida e alegria, tendo menos impacto visual que cores como o laranja. É também uma cor que ajuda a aumentar a luminosidade da sua cozinha, podendo ser usada em espaços pequenos com excelentes resultados.
No que toca ao mobiliário, o amarelo combina praticamente com tudo, desde móveis brancos, em aço inoxidável ou nos mais diversos tons de madeira.