O Bacalhau à Brás é um daqueles pratos que nos conforta e com o qual podemos sempre contar aqui no nosso cantinho à beira-mar plantado. Mas e se lhe dissermos que temos uma versão deste prato ainda mais cremosa e deliciosa? Acredite se quiser, mas verá que, se experimentar a receita que aqui lhe deixamos, vai ficar completamente rendido.
Os ingredientes são poucos, a preparação é simples e rápida e o sabor é de comer e chorar por mais. Preparado para experimentar este Bacalhau à Brás com natas?
Bacalhau à Brás com natas
Ingredientes
- 1 embalagem de natas
- 150 g bacalhau desfiado
- 2 cebolas médias
- 125 g batata palha
- 2 ovos
- 1 dente de alho
- 1 folha de louro
- 1 ramo de salsa
- qb sal
- qb pimenta
- qb azeite
Preparação
- Leve uma panela ao lume com um fio de azeite. Corte a cebola e o dente de alho finamente e adicione à panela. Deixe refogar durante uns minutos.
- Acrescente o bacalhau desfiado, a folha de louro e mexa bem, para incorporar. Deixe o bacalhau cozinhar durante cerca de 10 minutos (ou até estar cozido).
- Adicione a batata palha e a salsa picada e mexa bem todos os ingredientes.
- Incorpore os ovos nas natas, numa taça à parte. Depois, verta este preparado na panela e volte a mexer para misturar. Retifique os temperos, se necessário, desligue o fogão e sirva.
Dicas
- Se não tem salsa, pode usar coentros frescos picados no seu prato.
- Decore o bacalhau com azeitonas pretas (inteiras ou em rodelas) antes de servir.
- Se não tem bacalhau desfiado de compra, coza dois ou três lombos de bacalhau em água abundante. Depois, retire-lhe as espinhas e a pele e desfie-o.
- Dê mais sabor ao seu refogado acrescentando 10ml de vinho branco, antes de acrescentar o bacalhau.
- Pode substituir a batata palha de compra por batata frita caseira, cortada em pedaços pequenos.
- Se quer uma refeição ainda mais completa, pode adicionar um pouco de couve lombarda ou outro legume cortado em juliana fina, adicionando-o ao refogado ao mesmo tempo que o bacalhau.