O bolo de ananás é um clássico da doçaria portuguesa, que nunca sai de moda e que agrada a todos. É um bolo simples, mas muito saboroso, perfeito para acompanhar um chá, um café ou um copo de leite, ou para servir como sobremesa numa ocasião especial.
E se quiser partilhar um momento feliz em família com os mais pequenos aí de casa, chame-os para a ajudarem a fazer o bolo. Podem verter a farinha, adicionar as rodelas de ananás ou mexer a massa. Eles vão adorar e o resultado vai ser ainda mais delicioso.
Ingredientes:
- 1 lata de ananás em calda grande
- 2 chávenas e meia de farinha de trigo sem fermento
- 2 chávenas de açúcar (pode reduzir para 1, se preferir um bolo menos doce)
- 7 ovos
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 200 g de açúcar para o caramelo
- Arandos secos ou cerejas cristalizadas (opcional)
Preparação:
- Comece por fazer o caramelo: leve o açúcar ao lume brando numa frigideira, mexendo de vez em quando, até derreter e ficar com uma cor dourada. Tenha cuidado para não queimar o caramelo, nem se queimar a si, pois o açúcar fica muito quente.
- Despeje o caramelo numa forma redonda de fundo amovível, espalhando-o bem pela base e pelas laterais. Reserve.
- Abra a lata de ananás e escorra a calda, reservando-a para usar mais tarde. Corte as rodelas de ananás ao meio e disponha-as sobre o caramelo, cobrindo toda a superfície. Se quiser, pode colocar um arando seco ou uma cereja cristalizada no centro de cada meia rodela de ananás, para dar um toque de cor e sabor.
- Pré-aqueça o forno a 180ºC.
- Numa tigela, bata as gemas com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Junte a calda de ananás e bata novamente.
- Noutra tigela, peneire a farinha e o fermento e misture-os bem. Adicione-os à mistura das gemas, envolvendo delicadamente com uma espátula ou uma colher de pau.
- Numa terceira tigela, bata as claras em castelo com uma pitada de sal, até ficarem firmes e brilhantes. Incorpore-as na massa, com cuidado, para não perderem o volume.
- Verta a massa na forma, alisando a superfície com a espátula. Leve ao forno durante cerca de 40 a 50 minutos, ou até o bolo estar cozido. Faça o teste do palito para verificar a cozedura, mas só abra o forno depois de passarem pelo menos 30 minutos, para não baixar o bolo.
- Retire o bolo do forno e deixe-o arrefecer um pouco. Com uma faca, solte o bolo das laterais da forma e desenforme-o sobre um prato grande. Se alguma rodela de ananás ficar agarrada à forma, retire-a com cuidado e coloque-a no bolo.
- Sirva o bolo morno ou frio, cortado em fatias. Pode acompanhar com chantilly ou gelado de baunilha, se quiser.