Quem não gosta de um bolo de ananás húmido e fofinho, que derrete na boca e faz as delícias de todos? Este é um bolo simples, mas muito saboroso. É uma receita clássica da doçaria portuguesa, que nunca sai de moda.
Se gosta de bolos caseiros e de fruta, não perca esta receita deliciosa e repleta de sabor. Surpreenda a sua família e os seus amigos com este bolo de ananás húmido e fofinho, que é uma verdadeira tentação. Bom apetite!
Ingredientes:
- 1 lata de ananás em calda (reserve a calda)
- 200 g de açúcar
- 200 g de farinha
- 100 g de manteiga
- 4 ovos
- 1 colher de chá de fermento em pó
- Caramelo líquido q.b.
Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte uma forma redonda com caramelo líquido. Disponha as rodelas de ananás no fundo da forma, cobrindo toda a superfície. Reserve algumas rodelas para decorar o bolo depois de pronto.
- Numa tigela, bata a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Junte os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição.
- Peneire a farinha com o fermento e adicione à mistura anterior, envolvendo delicadamente com uma espátula ou uma colher de pau.
- Verta a massa na forma, sobre as rodelas de ananás, alisando bem a superfície. Leve ao forno por cerca de 35 a 40 minutos, ou até que o bolo esteja cozido (faça o teste do palito para verificar).
- Retire o bolo do forno e deixe-o arrefecer um pouco na forma. Depois, desenforme-o com cuidado sobre um prato grande, virando-o ao contrário para que o ananás fique por cima.
- Regue o bolo com a calda do ananás que reservou, para que fique bem húmido e brilhante. Decore com as rodelas de ananás que sobraram e sirva o bolo à temperatura ambiente ou frio.