A gastronomia portuguesa é rica em sabores, aromas e tradições. Cada região tem os seus pratos típicos, que refletem a sua história, a sua cultura e a sua identidade. Um desses pratos é o borrego assado no forno à Alentejana, uma receita antiga, que se mantém viva até aos dias de hoje.
Este prato é especialmente apreciado nas épocas festivas, como a Páscoa ou o Natal, mas também é ideal para um almoço de domingo em família. É um prato que nos remete para as nossas origens, para as nossas memórias, para os nossos afetos. Faz-nos lembrar as nossas avós, que nos ensinaram a cozinhar com amor, com paciência, com dedicação.
Ingredientes:
- 1 kg de carne de borrego ou cabrito
- Batatas q.b.
- 1 cebola grande
- 4 dentes de alho
- 1 dl de azeite
- 2 folhas de louro
- 1 dl de vinho branco
- 2 cravinhos
- 3 tiras de entremeada
- Sal, pimenta e colorau q.b.
Preparação:
- Arranje a carne com o cuidado de lhe retirar os sebos e o bedum, que são as partes mais gordurosas e com um sabor mais forte.
- Corte a carne em pedaços médios e coloque-a numa taça.
- Tempere a carne com sal, os alhos picados, o colorau e regue com o vinho branco. Adicione os cravinhos e o louro e misture bem.
- Deixe a carne marinar de um dia para o outro, no frigorífico, virando-a de vez em quando para que fique bem temperada.
- No dia seguinte, pré-aqueça o forno a 180ºC.
- Coloque a carne num tabuleiro de ir ao forno e adicione o azeite, a cebola cortada em gomos, um pouco de pimenta e a entremeada cortada em pedaços. Reserve a marinada para regar a carne durante a cozedura.
- Leve o tabuleiro ao forno e deixe assar lentamente, durante cerca de uma hora e meia, ou até que a carne esteja dourada e macia.
- Vá regando o assado com a marinada e, se necessário, acrescente um pouco de água quente para que não seque.
- A meio da cozedura, junte as batatinhas descascadas e cortadas em quartos.
- Envolva-as no molho da carne e deixe-as assar até que fiquem tenras e douradas.
- Retire o tabuleiro do forno e sirva o borrego assado no forno à Alentejana com uma salada verde ou uma mistura de legumes cozidos. Bom apetite!