As receitas de borrego abundam um pouco por todo o país, com cada família a ter a sua própria versão. Mas, no geral, não são precisos ingredientes complicados nem grandes preparos culinários para se ter um prato delicioso, como esta receita de borrego assado no forno à moda antiga pode comprovar.
Apenas terá de ter o cuidado de deixar a carne a marinar de um dia para o outro, para que possa ganhar sabor e, assim, ter melhores resultados. Felizmente, o processo é bastante rápido de se fazer e, assim, no dia em que vai cozinhar apenas tem de colocar tudo no forno e deixar que seja o calor a fazer o resto.
Se ficou com vontade de experimentar este borrego assado no forno à moda antiga, reúna os ingredientes que lhe indicamos e siga as instruções. Verá que os resultados vão ser tão bons, que vai querer repetir esta receita muitas mais vezes, em ocasiões como almoços de domingo ou jantares com amigos e família.
Ingredientes:
- 1,5 kg de borrego em pedaços
- 0,5 l de vinho branco
- 1 laranja
- 1 limão
- sal q.b.
- pimentão doce q.b.
- azeite
- 1 cebola média
- 1 folha de louro
- batatinhas para acompanhar
Preparação:
- No dia anterior, coloque a carne num tabuleiro e tempere-a com sal, pimentão doce, louro, rodelas de laranja e de limão e o vinho. Deixe no frigorífico, tapado com papel de alumínio.
- No dia seguinte, pré-aqueça o forno a 220ºC.
- Coloque a cebola em rodelas por baixo da carne e retire as rodelas de citrino do tabuleiro da marinada.
- Acrescente um pouco de água ao tabuleiro e leve tudo ao forno por 1h30.
- No final deste tempo destape a carne. Aumente o forno para os 250ºC e asse mais 40 minutos, até a carne estar alourada por fora.
- Durante o tempo de cozedura, quando vir que o tabuleiro começa a secar, coloque um pouco de água ou vinho branco.
- Numa panela, coza as batatas com casca. Assim que estiverem cozidas, retire-lhes a casca.
- Junte as batatas ao borrego quando faltarem 10 minutos para o tempo de forno terminar.
- Findo este tempo, retire tudo do forno e sirva de imediato.