As tão famosas Brisas do Lis são uma especialidade de Leiria, autênticas embaixadoras da gastronomia da cidade e da região de Leiria. As Brisas do Lis têm uma origem bastante remota. Segundo se conta, confeccionavam-se no antigo convento de Santana, hoje demolido, onde as freiras se dedicavam ao seu fabrico.
O segredo da receita, ao que consta, foi passado por uma freira a uma senhora que frequentava as cerimónias realizadas no tal convento. Inicialmente tinham o nome de beijinhos, mas como naquela época não ficava bem pedir um beijinho a uma senhora, mudaram o nome para Brisas de Lis. Aprenda a receita e surpreenda os seus amigos e familiares com este doce típico português.
Brisas do Lis
Ingredientes
- 8 gemas
- 2 ovos inteiros
- 250 g açúcar
- 100 g miolo de amêndoa
- 100 ml água
- 1 colher de sopa de manteiga derretida
Preparação
- Escalde as amêndoas, tire a pele e reduza-as a farinha.
- Misture o açúcar e a água no lume e deixe ferver durante 3 minutos até atingir o ponto pérola.
- Retire a calda do lume e adicione as amêndoas em farinha. Deixe arrefecer.
- Junte as gemas e a manteiga ao preparado anterior depois de ele arrefecer.
- Misture bem até ficar liso e homogéneo.
- Unte as pequenas formas com margarina e coloque o preparado sem as encher totalmente. Deixe cerca de 1 cm livre para que não transborde da forma ao cozer.
- Aqueça o forno a 200 ºC e coloque água quente no tabuleiro onde irá colocar as formas (a água deve chegar até metade da altura das formas).
- Deixe cozer durante 15 a 20 minutos (ou até ficar bem sólido).
- Retire do forno e deixe arrefecer.
- Desenforme e sirva as Brisas do Lis em formas de papel.
Dicas
- Uma das formas de tornar as Brisas do Lis ainda mais saborosas é polvilhas as formas com açúcar em pó logo depois de as untar com manteiga. Atenção: ficam mais saborosas mas também mais calóricas. :)
- Um dos segredos para fazer Brisas do Lis de forma perfeita é obter um bom ponto de pérola quando faz a calda. Se não se sente confiante, pratique o ponto de pérola antes de fazer a receita completa.
- Há quem prefira sentir a consistência da amêndoa. Se for o seu caso, em vez de a reduzir a farinha, triture-a até atingir o ponto que mais lhe agrada. De qualquer das formas, nunca adicione as amêndoas inteiras ou com casca a esta receita.
- O tempo de cozedura depende muito do seu forno. A receita indica 20 minutos a 200 ºC. Também pode optar por 30 minutos a 170 ºC.
A região da Beira Litoral de Portugal também tem tradição em doçaria.
Vários exemplos mais conhecidos da doçaria beirã.
Ovos Moles
Pasteis da Santa Clara
Paisteis de Tentugal
e Brisas do Lis
Pastéis de Tentugal são uma delícia.