Trás-os-Montes é um local de fortes tradições, que se têm mantido intocadas há séculos. Para além de ser uma região com uma paisagem, monumentos e culturas únicas, destaca-se também a sua gastronomia, que tem conquistado fãs em todo o país, com pratos como este cabrito assado no forno à transmontana.
São poucos os ingredientes necessários para fazer esta receita em sua casa, sendo que a maioria do trabalho vai ser mesmo do seu forno. Apenas terá de deixar a carne a marinar de um dia para o outro, para ganhar mais sabor, e, depois, levá-la ao forno, para que o calor faça o trabalho por si, permitindo-lhe fazer outras coisas.
Ingredientes:
- 1 cabrito (3 a 5 kg)
- 6 dentes de alho
- 2 folhas de louro
- 1,5 colheres de sopa de colorau
- 1 ramo de salsa
- 3 malaguetas
- Sal grosso q.b.
- 0,75 dl de vinho branco maduro
- 1 dl de azeite
- 1,5 colheres de sopa de banha de porco
Preparação:
- No dia anterior, limpe o cabrito e retire-lhe as vísceras. Desmanche o cabrito em pedaços grandes.
- Coloque o cabrito num tabuleiro e barre-o com uma papa feita com os alhos esmagados, o sal grosso, o colorau, a malagueta picada, o azeite e a banha.
- Junte o ramo de salsa ao tabuleiro e regue a carne com o vinho branco. Deixe marinar de um dia para o outro.
- No dia seguinte, pré-aqueça o forno a 200ºC.
- Leve a carne a assar durante 50 minutos, até estar dourada e pronta por dentro.
- Ao longo do tempo em que o cabrito estiver no forno, vá regando com o molho do tabuleiro ou com mais vinho branco.
- Assim que o cabrito estiver pronto, pode servi-lo de imediato.
Dicas:
Para além de regar com a marinada ou com vinho branco, pode usar caldo de carne para ir regando o cabrito enquanto este estiver a assar.
Se não sabe como desmanchar a carne, pode comprar a carne já desmanchada ou pedir a alguém experiente para lhe ensinar. O cabrito deve ser bem limpo para evitar que este possa ter um sabor mais desagradável, pelo que esta operação deve ser feita com cuidado.
Tradicionalmente, esta receita faz-se num forno de lenha, embora a receita que lhe indicamos seja para um forno convencional. Caso decida usar um forno a lenha, a carne pode demorar mais um pouco até ficar pronta, pelo que deve ir controlando todo o processo.
Pode substituir o ramo de salsa por um ramo de outras ervas à sua escolha. Para um sabor ainda mais atrativo, faça um ramo de diferentes ervas, como a salsa, alecrim e até hortelã.
Se quiser, pode fazer algumas batatas para acompanhar esta receita. Tem duas opções: pode cortar as batatas em pedaços e colocá-las no forno ao mesmo tempo que o cabrito, ou pode cozer as batatas à parte e colocá-las no tabuleiro 10 minutos antes de tirar o cabrito do forno.
O cabrito assado no forno à transmontana começou por ser acompanhado de castanhas e não de batatas. As batatas só chegaram à Europa muito mais tarde, vinda das Américas. Se decidir acompanhá-lo com castanhas, pode também adicionar cogumelos, que combinam na perfeição com os restantes ingredientes.
Por falar na receita mais antiga: sabemos bem que, por vezes, é difícil encontrar banha para utilizar nesta receita. No entanto, recomendamos que use mesmo este ingredientes. Obviamente, se não conseguir encontrá-lo, pode substituir por manteiga.